TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese documentário Home Nosso Planeta

Por:   •  26/11/2016  •  Abstract  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

Instituição: Universidade Estadual do Mato Grosso

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Ecologia urbana

Docente: Cristine Stedile

Discente: Micaeli Soares Riberio

             

            ARTHUS-BERTRAND, Y. HOME -NOSSO PLANETA, NOSSA  filme (142 min), son. (dubl.), color, Legendado.

O documentário inicia-se mostrando o surgimento da terra e como uma serie de reações químicas agiu sobe o planeta, nos deixando além de uma densa camada de recursos naturais como mineiro, petróleo, carbono, entre outros nos deixou a vida. Varias espécies vivas emergem sobre a terra entre elas animais, plantas e nos seres humanos, considerados frágeis porem com capacidades intelectuais surpreendentes. Todo esse processo inicial da terra perpetuou durante milhões e milhões de anos, a pouco mais de 200 milhões de anos o homem habita sobre a terra, e apenas nos últimos 50 anos a terra foi mais radicalmente alterada do que por todas as gerações anteriores. No período da antiguidade povos nômades viviam apenas do necessário alimento e abrigo, a população era mínima e os recursos abundantes, com tempo o homem foi mudando seu modo de vida, passou a construir casas, plantar agricultura, viver não só do necessário mais também do conforto e facilidade de trabalho e de vida. Antes quando o homem estabelecia um trabalho braçal, ou seja, no período da manufatura mesmo em constante usufruo de recursos o planeta mantia um equilíbrio estável.

 Mas o homem não parou e procurou outros meios mais fáceis de conseguir riquezas poder e mantimentos para população que vem crescendo de forma desordenada, criou se as maquinas produzindo em larga escala, grandes quantidades em pouco tempo assim substituindo o homem pela maquina, ação da qual vem nos custando caro, a extração de petróleo e dos mineiros possibilitou além de maquinas conquistas de poder, com isso aumento populacional e crescimento dos centros urbanos gerando consequentemente a poluição e escassez de recursos. O homem tem produzido consumido, construído, poluído e desmatado cada vez mais em pouquíssimo tempo, só nos últimos 60 anos a população da terra triplicou e mais de dois bilhões de pessoas foram viver nas cidades. Estima se que ate 2025 à falta de agua poderá afetar vastas regiões e milhões de pessoas sofreram consequência do consumo desordenado e do fator “aquecimento global” questão preocupante abordado no documentário, outra questão também abordada e a desigualdade social, países que são ricos em recursos vivem na miséria, pois toda sua riqueza e vendida para países desenvolvidos, povos ainda leigos de tecnologia vivem como se fossem de gerações anteriores buscando apenas a sobrevivência e um teto para se abrigar se não bastasse a falta de agua potável para consumo, alguns países na África são exemplo dessa tipologia.

Por fim o documentário busca nos fazer refletir sobre as ações que temos tomados em relação ao nosso planeta nos últimos anos, e como podemos ajudar reverter e mudar a situação atualmente observada de maneira a nos conscientizar e educar as próximas gerações assim resgatando, preservando, reciclando, pequenos atos podem fazer grandes diferenças e todos devemos estar cientes para que possamos continuar habitando nosso rico planeta terra.        

03 Novembro, 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com