TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TANNER SPRING APRESENTAÇÃO DE PAISAGISMO MICROCLIMAS

Por:   •  17/11/2018  •  Seminário  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

TANNER SPRING

APRESENTAÇÃO DE PAISAGISMO

MICROCLIMAS

Diferentes microclimas são criados na praça em análise por conta de seu conceito de trazer de volta ao local, a natureza que estava presente, antes da zona se tornar uma área industrial.

Sendo assim, variadas sensações acontecem de acordo com cada zona. Na zona de savana, percebemos a criação de um microclima mais úmido, porém a presença de sombras providas por árvores de médio e grande porte não se destaca. Entretanto, sente-se a umidade e frescor provenientes da água presente ali. Essa umidade contribui para sensação agradável das pessoas por Portland ter um verão considerado como seco.

Enquanto na área perimetral da praça, são criados eixos de vegetação que concedem boa sombra, tanto para a praça, quanto para a rua, dependendo do horário, e os locais para sentar são dispostos entre essas árvores, para que essa sombra seja aproveitada. Além das árvores, existe um pavilhão de água da chuva, que além proteger a da chuva e direcionar a água para dentro da praça, também oferece sombra.

Isso não significa que não existam bancos em locais ensolarados, por conta do verão curto morno e seco de Portland. Alguns desses bancos são dispostos propositalmente no meio da área de savana, para aproximar as pessoas dessa parte natural da praça.

O entorno da praça é composto por edificações de gabarito médio-alto, porém esse fato não contribui para a formação de ilhas de calor na praça Tanner Springs Park porque as ruas e as calçadas tem dimensões alargadas e são arborizadas. O traçado xadrez do bairro contribui por possuir esquinas em todos os quarteirões. E essas esquinas trazem a impressão de um lugar mais amplo e arejado.

O vento predominante em Portland varia durante o ano, porém o vento mais frequente é o Oeste, contudo, na direção oeste à praça se encontra uma edificação de seis pavimentos, que trabalha como barreira para este vento, fazendo com que ele contorne, passando pelas esquinas existentes e chegando a praça de uma forma mais branda.

Sendo assim, conclui-se que os padrões de vento foram analisados para a criação da praça, tornando-a muito utilizável, tanto que pelo registro observa-se público alvo de todas as idades, e eventos como jantares, vários casamentos, entre outros acontecendo no local.

A praça possui um edifício adjacente ao norte com vários pavimentos que tem sua fachada composta por esquadrias de vidro refletivo. Acredita-se que a luz refletida nesse edifício pode ser usada para clarear a praça, por conta da altura do edifício e a cor clara do vidro utilizado.

Esse edifício causa um certo desconforto visual para a praça, por não conversar com a altura das outras edificações do entorno, sendo o seu gabarito maior que o triplo das outras.

CIRCULAÇÕES

Tanner Springs Park foi dividida em três tipos de circulação. A primeira delas, uma circulação perimetral que faz um formato quadrangular com as extremidades arredondadas. Esta circulação é pavimentada em dois materiais diferentes, placas quadrangulares de cimento, e deck de madeira.

A segunda circulação é o piso de estrutura elevada sobre a água, com material similar ao metal, que - com forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com