TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA NOVA ERA DE CONSTRUÇÕES COM O BIOCONCRETO

Por:   •  16/9/2022  •  Artigo  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

SEMINÁRIO SISTEMAS CONSTRUTIVOS INOVADORES:

UMA NOVA ERA DE CONSTRUÇÕES COM O BIOCONCRETO

Bruno Messias¹

Lorrayne de Melo  Oliveira²[1]

Manuela Linhares Sena Pereira³[2]

RESUMO

O presente trabalho trata da inovação do concreto Portland, usualmente aplicado nas construções civis que podem ser mais duráveis e resistentes. Os novos estudos em laboratório sobre os materiais de construção tornam possível a colocação de bactérias vivas no concreto, assim visando a alguns materiais alternativos, sustentáveis e economias do mesmo para melhorar as construções.

Até 250 palavras.

Sinônimos: Concreto biológico, concreto vivo, concreto bacteriano, bioconcreto, concreto autocurativo.

Bacterias restauradoras de concreto

Palavras-chave: Até 5 palavras-chave separadas por ponto (.).

  1.  INTRODUÇÃO

Apresenta a introdução do artigo. Pode-se explanar por exemplo, sobre os sistemas construtivos inovadores em geral, e em seguida, apresentar aquele escolhido pelo grupo no tópico 3 do trabalho. 1 página de introdução é suficiente.

  1.  MATERIAIS E MÉTODOS – BRUNO

Quais são os materiais e métodos utilizados para a pesquisa? Acredito que todos os grupos utilizarão da pesquisa bibliográfica. Descrever. 1 ou 2 parágrafos são suficientes.

  1.  CONCRETO BACTERIANO - BRUNO

  1. Origem desse novo sistema - Bruno

Os subtópicos vão depender da forma de abordagem de cada grupo, ex: 3.1 Origem do sistema/material construtivo. 3.2 Características do sistema/material construtivo. 3.3 Vantagens e desvantagens do sistema/material construtivo. 3.4. Exemplos de aplicação do sistema/material construtivo. Entre outros.

  1. Características dos componentes biológicos do concreto - Bruno

  1. Vantagens e desvantagens
  1.  Teste da aplicação em laboratório - LORRAYNE

 Com a nova elaboração do concreto bacteriano que possui um organismo que se desenvolve a partir da utilização do concreto como fonte de energia, para aumentar a resistência da estrutura quando submetido a reter o dióxido de carbono atmosférico, que é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono, cuja a formula é o CO², para obter melhor isolamento térmico nas edificações. (INFORMA ESCOLA,2019).

 O Bioconcreto vem sendo usado para melhorar a resistência e compressão e também de outras matérias provenientes do concreto.

 O Concreto bacteriano foi submetido a vários testes de resistência sob várias condições externas em um prédio de teste dedicado em Brenda na Holanda. Segundo Jonkers plano estão em vigor para lançar esse material autocura no mercado este ano.

 Nas estruturas convencionais do concreto geralmente envolve a aplicação de uma argamassa de concreto que é colada à superfície danificada, às vezes a argamassa precisa ser encaixada na estrutura existente, com pinos de metal para garantir que ela não caia, os reparos podem ser demorados e caros, porque muitas vezes é muito difícil obter acesso à estrutura para fazer reparos, especialmente se eles estiverem no subsolo ou em uma grande altura. Testes mostraram que quando a água penetra no concreto, as bactérias germinam q se multiplicam rapidamente, eles convertem os nutrientes em calcário dentro de sete dias no laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com