TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIATURA PRODUTOS PERIGOSOS

Por:   •  11/7/2018  •  Abstract  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

VIATURA PRODUTOS PERIGOSOS.

Especificações Técnicas

1. Fornecimento

Fornecimento e encarroçamento de Chassi para Viatura de Atendimento a Emergências com Produtos Químicos (APP). A viatura será entregue no Distrito Federal pela encarroçadora que contratará seguro total do veículo para fins de transporte.

2. Especificações Técnicas do Chassi.

Chassi nacional com PBT homologado mínimo de 8500 kg, tração 4 x 2, e distância entre eixos mínima de 4.000mm. Para garantir uma boa performance durante os deslocamentos o motor deve ter uma potência mínima de 160 cv. O câmbio deve ser sincronizado com no mínimo 6 marchas à frente e uma à ré. O sistema elétrico deve ser de 24 Vcc, e o alternador deve ter uma capacidade mínima de 80 Ah. O sistema de freios deve ser preferencialmente pneumático com circuitos independentes e deverá possuir sistema ABS.

A implementação do encarroçamento segue as orientações técnicas da montadora do

Chassi.

3. Especificações Técnicas do Encarroçamento.

3.1. Quadro Auxiliar

Será confeccionado um quadro auxiliar, fabricado em perfis de aço carbono, LN 38 do tipo viga “U”, com 120 mm de espessura e abas de 60 mm na espessura de 7,9 mm. Será totalmente soldado através do processo de solda MIG e possuir fixação por talas laterais parafusadas no chassi e grampos do tipo “U”. Terá a finalidade de permitir a perfeita adequação da superestrutura ao chassi evitando que se transfiram esforços gerados pelo chassi ao equipamento de maneira incorreta e, ou, vice-versa. Sua construção será segundo as orientações técnicas e diretrizes para encarroçamento do veículo recomendadas pelo fabricante do chassi.

3.2. Estruturas

Toda estrutura da carroceria será sólida e resistente, construída em perfis de alumínio extrusado de faces planas e/ou aço inoxidável. Será montado um engate na parte traseira, preso ao chassis, dimensionado para 1500 Kg.

3.3. Chaparias

Todas as chapas de revestimento serão de alumínio liga 3003H122 com espessuras de 2

mm a 4 mm, fixadas através de soldagem ou colagem. Todas as chapas, onde houver circulação de pessoas, terão acabamentos antiderrapante tipo Dyamond, liga 3003H224 com espessura mínima de 3,74 mm (2,54 mm de base e 1,2 mm de ressalto).

As chapas das superfícies horizontais, principalmente nas laterais e saia traseira, terão caimento para evitar acúmulo de líquidos.

As caixas herméticas eventualmente utilizadas serão construídas em material resistente a impacto e a corrosão e possuirão perfeita vedação contra poeiras e água com grau de proteção IP 66.

Na montagem de toda estrutura e chapas de alumínio, inclusive as de acabamento, será considerada a resistência mecânica contra danos ou ondulações das chapas. Todas as bordas ou superfícies cortantes possuirão acabamento de forma a evitar acidentes pessoais.

4. Especificação Técnica dos Compartimentos

Além da cabina o veículo terá compartimentos nas duas laterais e um na traseira abrangendo toda extensão da carroçaria de forma que o acesso aos equipamentos e materiais seja feito ao nível do solo, sem uso de escadas.

Será instalada em todos os compartimentos, iluminação interna de acionamento automático com lâmpadas LED’s, seladas à prova d`água.

NOTA: Os equipamentos de maior dimensão e peso deverão ser enviados para a Encarroçadora em no máximo 40 dias antes do prazo final de entrega, objetivando desta forma a confecção do(s) respectivo(s) suporte(s).

4.1.Compartimento 01 - Cabina “Montagem dos comandos e equipamentos”

Todos os comandos a serem instalados no interior da cabine, tais como os de acionamento da chave geral e sinalizadores, serão agrupados por funções e diferenciados por cores. A localização, dimensionamento e sistema de iluminação serão projetados a fim de permitir fácil acesso e localização dos comandos nas operações de emergência. Estes comandos, preferencialmente, serão instalados no espaço vazio acima do quebra-sol (Porta objetos).

• 01 guincho elétrico off road, com capacidade de tração mínima de 4000 kg, com cabo de aço de 8mm x 25 mts, sendo a instalação frontal por suporte fixado diretamente as longarinas do chassi.

• Sistema de câmera em marcha ré, com tela na cabine (a ser fornecido pela encarroçadora)

4.2. Compartimentos

Os EPR ́s serão fixados em suportes que facilitem a retirada do veículo, onde o acesso será de 03 conjuntos pelo lado do motorista e 03 conjuntos pelo lado do passageiro. Equipamentos de maior peso deverão estar fixados a dispositivos tipo trilhos deslizantes que permitam sua retirada para área externa do veículo, bem como, prateleiras e/ou gavetas de apresentação. Estes equipamentos ficarão fixados em suportes próprios que impeçam sua queda ou movimento dentro do compartimento durante o deslocamento da viatura e de forma a facilitar colocação e retirada.

5. Especificação Técnica das Portas dos Compartimentos

As portas dos compartimentos laterais serão do tipo “persiana”, com perfis de alumínio anodizado de alta qualidade, dotadas de sistema de enrolamento na parte superior através de dispositivo de molas. As portas terão puxadores do tipo barra com travamento externo. As portas tipo “persianas” possuirão um sistema de vedação entre as palhetas das persianas e junto às guias laterais para evitar entrada de água e poeira. As portas deverão possuir algum sistema que permita o chaveamento de forma segura a preservar os equipamentos e acessórios que estarão no interior do compartimento.

As dobradiças eventualmente utilizadas para fixação de portas e compartimentos da viatura serão do tipo embutidas (piano) em aço inoxidável, ou de fixação externa em zamak injetado. Os parafusos, porcas, arruelas utilizadas para fixação de portas e compartimentos da viatura serão de aço inoxidável.

6. Especificação Técnica do Convés Superior

As estruturas, divisórias e caixas embutidas no convés serão fabricadas em liga leve de alumínio ou aço inox, construídas de forma a permitir circulação de ar. Onde houver circulação de pessoas o piso será antiderrapante em alumínio tipo Dyamond. Será previsto uma ou duas caixas embutidas no convés para acomodar material de sapa, entre outros. Será deixado um corredor no centro abrangendo toda extensão do convés para acesso, sendo a largura suficiente para possibilitar trânsito seguro de pessoas. Será instalado um local para fixação de cintos de segurança que serão utilizados nos trabalhos em toda a extensão do convés. Na parte traseira possuirá uma escada em alumínio fixa a estrutura do veículo, dotada de degraus com revestimento em alumínio antiderrapante. Do lado da escada será montado um “pega mão” com extensão e altura que facilite a subida e descida pela escada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com