TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO CONTÁBIL DA EMPRESA AMBEV

Por:   •  16/6/2021  •  Seminário  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE IEDUCARE

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

RITA MARIA DE CÁSSIA CARVALHO RODRIGUES

AVALIAÇÃO DA EMPRESA AMBEV

TIANGUÁ – CE

2021

1 – Introdução

O foco desse trabalho é apresentar a empresa Ambev, onde por meio da disciplina “Administração Financeira e Orçamentária” . A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica.

O portfólio conta com mais de 30 marcas de bebidas produzidas e engarrafadas com o selo de qualidade Ambev, dentre elas estão Skol, Antartica, Bohemia, Brahma, entre outras marcas. Atualmente o Sr. Jean Jereissati Neto é Diretor Presidente Executivo da Ambev, ele é administrador formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ingressou na Ambev em 2000, tendo ocupado diversos cargos, incluindo de diretor geral das operações de América Central e Caribe e de diretor geral das operações da China, além da função de diretor-geral da Ásia e Pacífico Norte na Anheuser-Busch InBev.

A empresa assumi o compromisso publicamente por meio de metas e de ações desenvolvidase que se refletem em toda a cadeiae . Foi estipulada, em 2018, metas atuais de sustentabilidade a serem conquistadas até 2025, apresentadas na lista a seguir:

• Ações climáticas – 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor.

• Gestão de água – Melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das nossas comunidades em áreas de alto estresse hídrico.

• Agricultura sustentável– 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.

• Embalagem circular – 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.

• Ecossistema de empreendedores – 100% dos nossos empreendedores devem ter acesso às ferramentas de que eles precisam para seu desenvolvimento. Enxergamos nossas metas até 2025 como um norte, mas não nos limitamos somente a elas. Se vemos que tem algo a ser endereçado e que não está contemplado em nossas metas, não hesitamos de nos lançarmos a novos desafios e correr atrás para alcançá-los. Assumimos um compromisso com a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne comunidades internacionais e companhias que estão dispostas a trabalharem juntas de maneira sustentável.,

Com a chegada da covid-19 aos países em que operam, no início de 2020, com um vírus ainda desconhecido. A primeira prioridade foi manter os funcionários seguros. Para isso, foi criado um comitê formado por toda a liderança da Companhia para coordenar as discussões relacionadas à covid-19 e desenvolver ações que de fato impactassem a vida das pessoas. Foram meses de reuniões diárias entre o corpo diretivo e as equipes, que puderam chegar a ideias relevantes e urgentes. A outra preocupação foi assegurar que o ecossistema de bares e restaurantes voltasse a ser saudável financeiramente o quanto antes, para garantir os empregos de seus funcionários. Foi com esse olhar por um ambiente mais seguro para todos que, ao longo de 2020, praticando empatia, dedicaram esforços, competências, criatividade e inovação para desenvolver ações de alto impacto social. O time arregaçou as mangas para criar soluções que trouxessem um pouco de esperança e acalanto nesse período tão difícil para a sociedade. Muitas dessas iniciativas foram concluídas em tempo recorde e somam mais de R$ 150 milhões de investimentos. Dentre estas ações:

• Para ajudar no combate ao novo coronavírus, a Ambev usou o etanol de suas cervejarias para produzir 1,2 milhão de unidades de álcool gel em embalagens de 237ml. Para a distribuição das primeiras 500 mil unidades foram priorizados hospitais públicos nas áreas mais afetadas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, conforme orientação das secretarias de saúde.

• Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Gerdau e o Hospital Albert Einstein, a Ambev ampliou em 100 leitos o Hospital do M’boi Mirim, em São Paulo.

• A proteção do rosto é uma das principais formas para ajudar na prevenção da Covid-19. Por isso, fabricamos 3 milhões de máscaras do tipo face shield, que cobrem o rosto todo, e doar para profissionais de saúde do país. Essa quantidade seria o suficiente para atender cada profissional de saúde do Brasil, considerando que existem quase 3 milhões cadastrados oficialmente no Datasus. A produção foi feita a partir do PET, mesmo material utilizado nas embalagens de Guaraná Antarctica. Todas as máscaras foram entregues ao Ministério da Saúde.

• Começaram a usar o MPI (Mapeamento Preventivo de Interação), um aplicativo para smartphones que usa Bluetooth para mapear as aproximações físicas entre funcionários dentro das fábricas. O app foi desenvolvido pelo nosso time de inovação em parceria com a startup NearBee e, com ele, podemos manter as operações funcionando em segurança e evitar que o vírus se espalhe. É uma solução simples, que não utiliza dados pessoais ou de localização e as informações só podem ser acessadas por nossas equipes médicas em caso de necessidade.

2 – Indicadores Financeiros

2.1 – Indicadores de Liquidez

2020 2019 2018

INDICADORES DE LIQUIDEZ

1 Liquidez geral AC+ANC / PC+PNC 2,5 2,6 2,5

2 Liquidez corrente AC / PC 1,1 1,1 1,0

3 Liquidez seca AC-EST / PC 0,8 0,9 0,8

Seus índices de liquidez estão positivos e isso mostra que a empresa está relativamente bem. Quanto maior for o índice de liquidez da empresa, maior tende a ser sua saúde financeira. Mas essa analise mostra uma parte dos resultados, onde para obter certeza deles é necessário avaliar outros índices, além do seu tipo de atividade.

Conforme os indicadores, a liquidez se manteve quase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com