TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA EMPRESA AMBEV RELACIONADOS AS DISCIPLINAS, MARKETING, CONTABILIDADE E ESTATÍSTICA

Por:   •  27/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.401 Palavras (14 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III
Cursos Superior de Tecnologia de Empreendedorismo

PROJETO:  ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA EMPRESA AMBEV RELACIONADOS AS DECIPLINAS, MARKETING, CONTABILIDADE E ESTATÍSTICA


Campinas - SP
2020

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III
Cursos Superior de Tecnologia de Empreendedorismo

PROJETO:  ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA EMPRESA AMBEV RELACIONADOS AS DECIPLINAS, MARKETING, CONTABILIDADE E ESTATÍSTICA

Nome: Gustavo Henrique de Almeida Silva

RA: 0533466


Campinas
2020

RESUMO

Este trabalho refere-se a um Projeto Integrado Multidisciplinar III – PIM III, referente a projeto de pesquisa realizado no primeiro bimestre do segundo semestre do Curso de Graduação Tecnológica Superior em Empreendedorismo da Universidade Paulista – UNIP – realizado na cidade de Campinas, estado de São Paulo. O Projeto refere-se a pesquisa de conceitos organizacionais de uma empresa escolhida por mim, nos quais serão empregadas as disciplinas: Contabilidade, Estatística

Aplicada e Fundamentos de Marketing. Demonstrando a importância dessas disciplinas na prática, pois faz-se necessário no mercado de trabalho obter o domínio do assunto para então aplicar o conhecimento adquirido em prol do bom desenvolvimento da empresa. Ou seja, tais matérias são essenciais no dia a dia de qualquer organização que visa crescimento.

Palavras-chave: Contabilidade, Estatística, Empresa, Marketing


ABSTRACT

This work refers to an Integrated Multidisciplinary Project III - PIM III, related to a research project carried out in the first two months of the second semester of the Higher Technological Undergraduate Course in Entrepreneurship at Universidade Paulista - UNIP - held in the city of Campinas, state of São Paulo. The Project refers to the research of organizational concepts of a company chosen by me, in which the disciplines will be used: Accounting, Statistics Applied and Marketing Fundamentals. Demonstrating the importance of these disciplines in practice, as it is necessary in the job market to master the subject and then apply the knowledge acquired for the good development of the company. In other words, such matters are essential in the daily life of any organization that seeks growth.

Keywords: Accounting, Statistics, Company, Marketing

Sumário

1 INTRODUÇÃO        11

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA        12

2.1 Diretrizes Organizacionais        13

3 Contabilidade        14

3.1 Balanço Patrimonial        15

3.2 Estrutura do Balanço Patrimonial        16

3.3 Destaques Financeiros        17

4 Fundamentos de Marketing        19

4.1 Definições de Marketing        19

4.2 Marketing na Ambev        20

4 Estatística Aplicada        22

6 CONCLUSÃO        23

7 REFRÊNCIAS        24


1 INTRODUÇÃO

        

Este Projeto Integrado Multidisciplinar III (PIM III), tem como objetivo apresentar a importância e conceitos do conhecimento adquirido em disciplinas como Contabilidade, Estatística aplicada e Fundamentos de Marketing, nas quais foram aplicadas na empresa Ambev S.A, afim de colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido no decorrer do semestre.

Este trabalho também tem o objetivo de expor a relação entre o profissional e suas metas, pois todo profissional sabe que para prosperar deverá cumprir metas previamente estabelecidas, o conhecimento aprofundado de uma matéria por exemplo é essencial para saber como é e como é feito o balanço patrimonial, analisar ativos e passivos de qualquer empresa.

Ao final deste projeto esperamos demonstrar como melhorar a gestão de um negócio aplicando técnicas estudadas da maneira correta, explorando as matérias aprendidas sobre contabilidade, marketing e estatística.


2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Cervejaria Ambev é uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. É a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja. Atualmente possui mais de 30 cervejarias, maltarias, refrigeranteiras, fábrica de rótulos, rolha e vidro espalhadas e 6 centros de excelência pelo Brasil. É conhecida pela produção de mais de 25 rótulos de cervejas Pilsen, como Skol, Brahma e Budweiser, e cerca de 50 do tipo Ale.

Faz parte do grupo Anheuser-Busch InBev desde 2004, quando anunciou fusão com a companhia belga Interbrew. Trata-se do maior fabricante de cerveja do mundo.

A Ambev nasceu da fusão entre as então concorrentes Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, do Rio de Janeiro, em 1999. Ao decorrer dos anos, a empresa foi assimilando novas marcas e cervejarias, como as artesanais mineira Wäls e a paulista Colorado.

Os empreendedores Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, do Grupo 3G Capital, foram os fundadores da Ambev e instituíram desde o início uma gestão centrada em desempenho e perseguição das metas financeiras estabelecidas. O lucro líquido da empresa de capital aberto saltou de R$ 470 milhões em 2000 para R$ 11,3 bilhões em 2018.

A trajetória da companhia está registrada no livro "De um Gole Só", escrito pela jornalista Ariane Abdallah. Após entrevistar 170 pessoas, entre eles ex-funcionários, consultores e executivos, a autora disse que decidiu pelo título para "demonstrar a velocidade" de crescimento. "Em 30 anos, eles foram de uma cervejaria ineficiente para a maior cervejaria do mundo", comentou em entrevista à Folha de São Paulo.

Atualmente, a Ambev tem operações em mais 15 países além do Brasil: Canadá, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Guatemala, República Dominicana, Cuba, Panamá, Barbados, Nicarágua, Saint Vincent, Dominica e Antígua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (324.9 Kb)   docx (370.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com