TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Horizontal das Demonstrações Financeiras: Definição

Por:   •  8/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 6

3.1 ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL

Análise Horizontal das Demonstrações Financeiras: Definição

De acordo com a autora Diniz (2015) podemos entender a análise horizontal como a análise de uma empresa em um horizonte de tempo, comparando a variação de determinadas contas ao longo do tempo. Adicionalmente a isto, é importante dizer que quando você faz uma análise horizontal é necessário ter ao menos dois demonstrativos contábeis referentes a tempos diferentes para que se possa fazer as comparações entre as contas.

“A análise horizontal é a comparação feita entre os valores de determinada conta ou grupo de contas, em exercícios sociais diferentes. Basicamente é um processo de análise temporal, elaborado por meio de números-índices (…) (DINIZ, 2015)”.

Achamos relevante lembrar que empresas que possuem ‘sazonalidade’ devem tomar cuidado com a análise horizontal para não comparar meses com vendas muito diferentes, nestes casos é preferível comparar 1 ano calendário inteiro com outro ano calendário inteiro.

Para melhor esclarecer trazemos a definição de sazonalidade em empresas: “Em poucas palavras, sazonalidade é a qualidade de tudo aquilo que é sazonal. No caso específico do mercado, diz respeito a qualquer produto ou serviço sujeito às flutuações de demanda do consumidor, geralmente ao longo de um ano. Essas flutuações têm as mais diversas origens (Endeavor, 2015)”.

[pic 1]

Análise Horizontal das Demonstrações Financeiras: Fórmula

Análise Horizontal = (Valor da Conta Momento 1 / Valor da Conta Momento 2) * 100

Com base nas palavras de Assaf Neto (2003) com a análise horizontal podemos avaliar a evolução de diversos itens de demonstrações contábeis em diferentes momentos de tempo. Nesse sentido, o autor cita um exemplo dizendo que podemos analisar a evolução das vendas e dos lucros brutos de uma organização, comparando os últimos três anos de demonstrações contábeis de maneira fácil usando a análise horizontal.

Análise Horizontal das Demonstrações Financeiras: Exemplo Prático

Com base na tabela abaixo fornecida no Livro Análise de Demonstrações Financeiras de Natália Diniz (2015) exemplificamos abaixo como usar a análise horizontal nos demonstrativos contábeis de sua empresa usando a fórmula fornecida acima.

[pic 2]

De 2012 para 2013 temos:

Vendas Líquidas = (83.295/87.615) *100= 95,07

Lucro Bruto = (20.413/26.780) *100 = 76,2

De 2012 para 2014 temos:

Vendas Líquidas = (86.470/87.615) *100= 98,7

Lucro Bruto = (40.258/26.780) *100 = 150,3

De 2012 para 2015 temos:

Vendas Líquidas = (95.738/87.615) *100 = 109,3

Lucro Bruto = (43.815/26.780) *100 = 163,6

Com base em todos os cálculos mostrados acima temos a seguinte tabela resumo mostrando a análise horizontal das contas vendas líquidas e lucro bruto:

[pic 3]

Com base na tabela acima o empreendedor pode analisar a evolução das contas em análise conforme o tempo. Ficando claro que as vendas líquidas diminuíram percentualmente nos anos de 2013 e 2014 comparado a 2012, contudo a mesma conta aumentou em 2015 também comparado a 2012. Da mesma forma é possível analisar a evolução da conta lucro bruto.

A ‘análise horizontal’ nos mostra neste exemplo que apesar de no ano de 2014 ter ocorrido uma receita menor o lucro do período foi maior, mostrando um melhor resultado para a empresa. Através desta análise a startup consegue ter maior visão da eficiência da empresa no ano de 2014.

Com isso, de maneira fácil você empreendedor pode ver que a análise horizontal pode ser realizada de maneira muito simples para saber a evolução de uma determinada conta ao decorrer do tempo.

Análise Vertical das Demonstrações Financeiras: Definição

Continuando, a Análise Vertical (AV) também compara contas de demonstrativos contábeis, assim como a análise horizontal.

Contudo, a AV compara contas diferentes do mesmo demonstrativo contábil e no mesmo período.

“A análise vertical se baseia em valores percentuais calculados das demonstrações financeiras. Isso é feito dividindo-se o valor de cada conta por um valor-base. No caso do Balanço Patrimonial, segundo Matarazzo (2010), calculamos o percentual de todas as contas em relação ao Total do Ativo (lembre-se de que este é igual ao Total do Passivo). Já no caso da Demonstração do Resultado do Exercício, o percentual é calculado dividindo-se as contas pela Receita Líquida de Vendas, uma vez que a Receita Bruta é passível de deduções” (Diniz, 2015).

Como conclusão, usando a AV é possível analisar quais contas são as mais importantes nos demonstrativos contábeis (demonstração do resultado do exercício, balanço patrimonial etc.).

Com base no autor Marion (2010), ao realizar a divisão de uma conta de um demonstrativo contábil por outro, usando dados de um mesmo período, os nossos olhos leem os dados no sentido vertical. Com isso, essa análise é chamada de análise vertical ressalta Diniz (2015).

[pic 4]

Análise Vertical (AV) das Demonstrações Financeiras: Fórmula

AV do Balanço Patrimonial = (Valor da Conta Analisada * 100) / Total do Ativo ou Passivo

AV da Demonstração do Resultado do Exercício = (Valor da Conta Analisada * 100) / Receita Líquida de Vendas

Exemplo Prático Análise Vertical das Demonstrações Financeiras

Para exemplificar melhor a AV olhe as tabelas abaixo que representam os dados do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício de uma empresa fictícia.

Todas as contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício dessa empresa Fictícia foram analisadas com a Análise Vertical e o resultado das contas estão da coluna “AV” da mesma forma você como empreendedor pode fazer essas contas para sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (523.1 Kb)   docx (522.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com