TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Por:   •  10/8/2020  •  Seminário  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Jackson Moreira da Siolva¹

William Pirovani Sanche²

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo geral deste trabalho é analisar o papel da Contabilidade nos negócios empresariais, destacando suas funções e relevância para o desempenho dos negócios no que se refere às questões legais, fiscais e tributárias, bem como o desenvolvimento da organização enquanto entidade empresarial voltada para a obtenção de lucro.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo informa Marion (2009, p. 25), “A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomadas de decisões”.

Silva (2015) observa que, no mundo moderno, marcado pela globalização e competição acirrada nos negócios:

Estamos sempre tomando decisões em nosso dia a dia, a todo instante. Como por exemplo que horas iremos acordar para ir ao trabalho, para fazer o almoço, sair para um cinema, etc., mas notamos que no mundo empresarial também não é diferente. Um gestor vive constantemente tomando decisões com base em dados, indicadores, valores, etc. A contabilidade é um grande instrumento usado pelos gestores em suas tomadas de decisão para empresa como um todo (p. 2).

Marion (2009) explica que a contabilidade é o setor que auxilia o empreendedor a tomar decisões importantes como alugar ou adquirir uma máquina, equipamento ou ferramenta, assumir uma dívida de longo prazo ou curto prazo, bem como orientar quanto à capacidade de endividamento da empresa, estabelecer a quantidade de matéria-prima e insumos que deverão ser estocados, fixar o preço dos produtos ou serviços, definir a produtividade ideal e controlar os custos, entre outras coisas.  

Soares (2020, p. 1) explica que “A relação entre contabilidade e gestão é mais próxima do que muitos empresários imaginam. O contador tem papel estratégico na tomada de decisões e seu apoio é fundamental para resultados eficientes”.                      

A contabilidade é a ciência que examina as mutações do patrimônio de uma entidade e como se dá a sua formação. Por isso, itens como confiabilidade, tempestividade, compreensibilidade e comparabilidade, entre outros, são atributos, previstos em legislação própria, imprescindíveis nas informações contábeis, que têm por finalidade demonstrar a verdadeira situação da organização, auxiliando-a nas suas decisões (REIS et al., 2017). A Figura 1, a seguir, detalha esses atributos:

Figura 1- Atributos da contabilidade

[pic 2]

Fonte: Pessôa (2014, p. 25)

Conforme se observa na Figura 1, os atributos da contabilidade são os fundamentos                  que fazem dela uma ciência envolvida não apenas com questões legais, como também com situações éticas, além de comprometida com a segurança das informações e o bem-estar das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com