TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria como Ciência

Pesquisas Acadêmicas: A Controladoria como Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 4

1. A Controladoria como Ciência

1.1 Controladoria

Segundo Mosimann e outros“…a controladoria consiste em um corpo dedoutrinas e conhecimentos relativos à gestãoeconômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques:

a) como um órgão administrativo com umamissão, funções e princípios norteadoresdefinidos no modelo de gestão e sistemaempresa e,

b) como uma área do conhecimento humanocom fundamentos, conceitos, princípios emétodos oriundos de outras ciências.”(Mosimann, p. 85)“Sob esse enfoque, a Controladoria pode serconceituada como o conjunto de princípios,procedimentos e métodos oriundos das ciênciasda Administração, Economia, Psicologia,Estatística e principalmente da Contabilidade,que se ocupa da gestão econômica das empresas,com o fim de orientá-las para a eficácia.”(Mosimann, p. 96).

Para esses autores, a Controladoria é uma ciência autônoma e não se confunde com a Contabilidade, apesar de utilizar pesadamente o instrumental contábil.

Consideramos questionável este aspecto da definição. Em nossa opinião, a Controladoria pode ser entendida como a ciência contábil evoluída. Como em todas as ciências, há o alargamento do campo de atuação; esse alargamento do campo de abrangência da Contabilidade conduziu a que ela seja mais bem representada semanticamente pela denominação de Controladoria.

A Controladoria pode ser definida, então, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa.

Como a Ciência Contábil é a ciência do controle em todos os aspectos temporais – passado, presente, futuro –, e como a Ciência Social exige a comunicação de informação, no caso a econômica, à Controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar ecoordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.

A Controladoria é a utilização da Ciência Contábil em toda a sua plenitude.

Controladoria e Contabilidade – Definições

Tendo em vista a grande interação com a Contabilidade e a pouca informação sobre Controladoria como ciência, passamos, primeiramente, a apresentar a Contabilidade como ciência, onde existem diversos estudos, artigos e obras sobre o assunto.

As pesquisas sobre Contabilidade como ciência levam-nos à escola de pensamento contábil italiana, já que a escola americana não se preocupa profundamente com o assunto. Essa última busca tratar a Contabilidade mais como ferramenta administrativa e sua utilização nas empresas.

Aseguir, apresentamos definições selecionadas sobre a ciência contábil e damos, primeiramente, algumas definições que refletem a visão da escola italiana.

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registrorelativos aos atos e fatos da administração econômica.” (Francisco D’Áuria apud D’Amore2,p. 50)

“Considerada em seu aspecto teórico, é a ciência que estuda e enuncia as leis do controleeconômico das empresas de todas as classes e deduz as normas oportunas a seguir paraque esse controle seja verdadeiramente eficaz, persuasivo e completo. Considerada em suamanifestação prática, é a aplicação ordenada das ditas normas.” (Fábio Besta apud D’Amore, p. 51)

Da escola americana, destacamos as seguintes definições:

“Contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.” (Hendriksen,4 p. 100)

“Contabilidade é o processo de identificação, mensuração e comunicação de informação econômica para permitir formação de julgamentos e decisões pelos usuários da informação.” (A.A.A. 1966, apud Glautier,5 p. 2)

Dessas definições apresentadas, podemos verificar duas vertentes conceituais sobre a Contabilidade: a primeira enfoca o conceito de controle econômico do patrimônio e de suas mutações (controle estático e dinâmico), e a segunda enfatiza o conceito de processo de comunicação de informação econômica.

1.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com