TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Convergência das normas Brasileira de Contabilidade

Por:   •  7/3/2018  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SANTA HELENA

PROF. PEDRO PAULO

CONVERGÊNCIA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE PARA AS INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING STANDARDS

RECIFE/PE

2018

MARIA ALESCKA

CONVERGÊNCIA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE PARA AS INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING STANDARDS

Resenha apresentada para a disciplina de Contabilidade Internacional, no curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Santa Helena - FSH. CTBN 1421.

Prof. Pedro Paulo

Recife/PE

2018

RESENHA CRÍTICA

  1. DADOS SOBRE O AUTOR

ABRICICON - Academia Brasileira de Ciências Contábeis

  1. DADOS SOBRE A OBRA

      Este Artigo busca evidenciar os impactos positivos e negativos da adoção das Normas Contábeis Internacionais no contexto brasileiro. Discutindo a evolução da contabilidade no Brasil e mostrando pontos positivos e negativos da adoção de um modelo contábil internacional.

  1. POSICIONAMENTO CRÍTICO

De acordo com o que foi exposto no artigo, era visível a necessidade de ocorrer mudanças no que diz respeito a contabilidade no Brasil, antes da legislação atual a contabilidade era bastante limitada, não avia um discernimento em relação aos conceitos usados.

Mesmos com o surgimento da Lei 6.404/76, que veio para modernizar o processo contábil, algumas das regras não foram atualizados como deveriam ser, isso causou baixa qualidade nas informação contábeis passadas, pois eram desatualizadas e haviam muitas divergências nas informações, um grande causador destes problemas era também o fato de não haver centralização em um único órgão regularizador.

Outra limitação que dificultou o processo de evolução da contabilidade foi a forma de financiamento de capital das empresas, por meio de empréstimos bancários ou de capital próprio dos seus acionistas ou sócios.

Depois de todas essas dificuldades encontradas no decorrer da evolução contábil, tinha que haver alguma mudança significativa, então, veio a IFRS com uma proposta de diminuir as divergências nas informações contábeis e torná-la de uso geral, tendo como o objetivo gerar informações eficientes e comparativas para a tomada de decisões pelos usuários desses demonstrativos, pois todos seguiriam um padrão. Essa mudança traria algumas consequências vantajosas, como por exemplos:

  1. Aumento da comparabilidade das informações financeiras, dentro e fora da empresa, elucidando as comparações efetuadas por investidores, mutuantes, etc.;
  2. Facilidade de instrução e de treinamento de colaboradores;
  3. Melhora da qualidade de auditoria

Então, o Brasil finalmente fez a implementação das IFRS no Brasil, onde se deu pelo Projeto de Lei (PL) nº 3.741, de 8 de novembro de 2000. Mas será que a IFRS conseguiria ser desenvolvida de forma eficaz no Brasil? Pois uma das maiores dificuldade do País em adotar processos novos é a questão da base cultural existente. Com a contabilidade no Brasil bastante limitada e muito divergente nas informações, houve enfim a implementação da IFRS, é claro que uma mudança dessa magnitude haveria diversos impactos, incluindo o cultural, o educacional, o econômico, o regulatório e o jurídico, sem mencionar que posição patrimonial evidenciada nas demonstrações contábeis de acordo com as IFRS é muito diferente do antigo ordenamento contábil brasileiro. As alterações foram tão drásticas, segundo Ferreira e colaboradores, que, em boa parte, ainda se encontram em fase de assimilação pelos agentes participantes da cadeia produtiva da informação contábil. Os autores citam quem são os componentes dessa cadeia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com