TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas de contabilidade brasileira

Artigo: Normas de contabilidade brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

)

No entanto manter uma postura ética em tempos que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, esta associado diretamente a redução de custos não e tarefa fácil. Aliado a isso considerando a excessiva carga tributaria a que estão expostas as empresas brasileiras. O que significa parcela significativa na formação de custos, a pratica da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial. Como exemplo temos a cervejaria Schincariol, acusada de sonegar em cinco anos, aproximadamente R$ 1 bilhão em impostos casos de fraudes evidenciam a responsabilidade do contador, tanto quando subordinado, tanto quando autônomo.

No caso Schincariol foram infligidos pelo contador, as normas de contabilidade como dos cap.II Arti.2 . I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

Arti. 2°, XX – executar trabalhos técnicos contábeis sem observância dos Princípios de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade;ÉTICA NOS NEGOCIOS

Ética e um ramo da filosofia que lida com o que e moralmente bom ou mau, certo ou errado. E a ciência vinculada ao julgamento de apreciação moral. A ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um individuo. A profissional contábil aquele cuja atividade e basicamente a prestação de serviços, e tem como a função registrar, avaliar e informar, por meios de pareceres como laudos e estudos à situação de natureza física.

A profissão contábil está passando por grandes alterações. As Normas Brasileiras de Contabilidade foram convergidas ao padrão internacional e a Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, atualizou o Decreto-lei nº 9.295, que rege a profissão e foi editado em 27 de maio de 1946. A modernização e atualização tornaram-se fundamentais e as mudanças estenderam-se ao Código de Ética da profissão. Elaborado em 1970, com nova versão em 1996, pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o Código de Ética define as obrigações e proibições, os deveres perante os colegas e a classe e as penalidades a serem aplicadas caso necessário. As modificações começaram pelo nome. O Código de Ética Profissional do Contabilista passa a se chamar Código de Ética Profissional do Contador e deve ser seguido tanto pelos Contadores, quanto pelos Técnicos em Contabilidade. Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. (6) Cap.1 Art.1°.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com