TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demografia dos gastos nas regiões administrativas do distrito federal em 2016

Por:   •  5/11/2017  •  Monografia  •  6.695 Palavras (27 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

Universidade de Brasília (UnB)

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE)

Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA)

Bacharelado em Ciências Contábeis

A DEMOGRAFIA DOS GASTOS NAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO DISTRITO FEDERAL EM 2016

SUELLEM KETLEY SANTOS GONTIJO LIMA

Brasília, DF

2017

Professora Doutora Márcia Abrahão Moura

Reitor da Universidade de Brasília

Professor

Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Professor Doutor José Antônio de França

Chefe do Departamento de Ciências Contábeis

Professor Doutor Jomar Miranda Rodrigues

Coordenador de Graduação do curso de Ciências Contábeis – diurno

Professor Mestre Elivânio Geraldo de Andrade

Coordenador de Graduação do curso de Ciências Contábeis – noturno

SUELLEM KETLEY SANTOS GONTIJO LIMA

A DEMOGRAFIA DOS GASTOS NAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO DISTRITO FEDERAL EM 2016

Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Políticas Públicas da Universidade de Brasília, como requisito parcial à conclusão da disciplina Pesquisa em Ciências Contábeis e conseqüente obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Doutor José Lúcio Tozetti Fernandes

Brasília, DF

2017


SUELLEM KETLEY SANTOS GONTIJO LIMA

A DEMOGRAFIA DOS GASTOS NAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO DISTRITO FEDERAL EM 2016.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Políticas Públicas da Universidade de Brasília, como requisito parcial à conclusão da disciplina Pesquisa em Ciências Contábeis e conseqüente obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

2017

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente а Deus, pelo sustento dado em todas as provações, e que proporcionou muitas maravilhas e vitórias, não somente como universitária, mas também ao longo de toda minha história. Definitivamente é o maior mestre que existe.

Da mesma forma, agradeço a minha família por todo o apoio e suporte dado em meus dias mais difíceis, não me deixando desistir e titubear em meio as pedras no caminho. Em especial, ao meu esposo, Felipe, que pacientemente me incentiva e se orgulha de mim pelas conquistas alcançadas e por mais essa etapa sendo superada. Agradeço ao meu pai, Juninho, pelo caráter e exemplo ensinados a mim, que me inspiram a ser uma pessoa melhor. À minha mãe, Dona Carmem Lúcia, que com muito amor e generosidade me auxiliou em tudo o que precisei até hoje, nunca medindo esforços para realizar seu papel.

Agradeço a todos os meus amigos dentro e fora desta Universidade, que sempre me deram forças e incentivo para não desistir. Singularmente, meus sinceros agradecimentos à minha melhor amiga, Priscila Aragão, minha madrinha de casamento, fiel companheira, que desde o primeiro dia da minha trajetória nesta Universidade esteve ao meu lado, estudando juntas, passando por momentos felizes e difíceis, mas nunca deixando a outra desistir.

A esta Universidade, que com sua estrutura, corpo docente, direção e administração me deram a oportunidade de realizar esse curso, e neste clima amigável, diferente e singular, posso dizer que a UnB me trouxe muitas experiências e momentos que marcaram minha vida para sempre.

Agradeço ao meu orientador, Professor Doutor José Lúcio Tozetti Fernandes, pela paciência, dedicação e engajamento no auxilio ao meu trabalho, um excelente orientador, e que me fez acreditar que eu era capaz.

Agradeço a Deus e a todos, de todo o coração.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e
não tivesse amor, nada seria.

(1 Coríntios 13:1,2)

RESUMO

As despesas gastas por parte de um ente público são de interesse de toda a população pertinente, e são decorrentes de ações governamentais alicerçadas em reais necessidades sociais. Por sua vez, o poder público atua em seguimentos de extrema importância, como saúde, educação, infra-estrutura, entre outros. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar a realidade da distribuição dos gastos liquidados nas Regiões Administrativas do Distrito Federal no ano de 2016, com base na análise dos indicadores de renda per capita e população estimada. Com o uso de estatísticas descritivas, no geral, não foi observada uma ligação linear entre nenhum gasto com essas variáveis; ainda neste entendimento, não houve averiguação de que as Regiões Administrativas com rendas mais altas ou com menor população estejam inclusas nas aglomerações com mais gastos em investimentos sociais. Contudo, valores relativos e absolutos estudados demonstram alguns traços discriminatórios consideráveis em alocação de recursos. Observa-se com a pesquisa, que há certa urgência em rever o emprego de gastos por parte do Governo do Distrito Federal, observando setores carentes, os quais são desprovidos de amparo e, encolher consideravelmente a máquina pública, que tem consumido, em média, mais de 75% dos recursos disponíveis.

Palavras-chave: Gastos Públicos. Contabilidade Pública. Distribuição Orçamentária. Distrito Federal;

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CODEPLAN                Companhia de Planejamento do Distrito Federal

DF                         Distrito Federal

GDF                        Governo do Distrito Federal

IBGE                        Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

LDO                        Lei de Diretrizes Orçamentárias

LOA                        Lei Orçamentária Anual

MCASP                Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)   pdf (368 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com