TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

O termo globalização surgiu após a Guerra Fria, criando uma comunicação entre países, mas de forma mais avançada. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminui drasticamente. Um dos fatores também importante que surgiu com a globalização é internet, que através dela podemos percorrer o mundo inteiro sem sair do lugar. Isso e muito mais quem nos proporcionou foi o processo de globalização.

O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.

Com a uniam dos países causada pela globalização fez com que os eles visassem o crescimento econômico, que passou a se chamar blocos econômicos que deu origem a uniam europeia, o Mercosul, Comecom, o nafta, o pacto Andino e a Aperc. Com o objetivo de enriquecer, juntos se fortalecerão para um desenvolvimento econômico mais aplicado e garantindo sucesso.

Mesmo com um mundo globalizado, não foi eliminada a fome, a miséria e os problemas políticos de milhões de globalizados que vivem abaixo da chamada linha da pobreza absoluta. A globalização na politica traz a nos indivíduos um mundo de desigualdade. O indivíduo tem extremas dificuldades de situar-se em uma sociedade, que assim como assinala o declínio do Estado-nação, faz emergir novos e megacentros mundiais de poder, soberania e hegemonia. A situação é tão problemática e contraditória que ele já não consegue identificar os donos do poder. Fica deslocado ainda mais do centro das decisões políticas, diante da doutrina neoliberal que transfere as possibilidades de soberania para as organizações, corporações e outras entidades de âmbito global.

Também temos a globalização cultural que basicamente o conjunto de diversos aspetos, tais como crenças, valores, leis, morais e línguas de uma sociedade.   Podemos dizer que ela sempre existiu porem se expandiu com o efeito da globalização.  

A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA SOCIEDADE GLOBALIZADA em   http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/valmir.html 

GLOBALIZAÇÃOhttp://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/ 

GLOBALIZAÇÃo http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm 

Globalização em http://www.suapesquisa.com/globalizacao/ 

fenômeno de Outsourcing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com