TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Teoria Da Contabilidade

Por:   •  16/6/2015  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  3.533 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância Da Teoria Da Contabilidade

Introdução

Teoria é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência, do grego “theoria” que significa observar ou examinar, as teorias possuem o papel de direcionar a prática, ou seja, explicar como os procedimentos ocorrem e definir padrões para sua realização.

"Aquele que se enamora da prática, sem a ciência, é como o navegante que entra no navio sem timão e bússola, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prática deve ser edificada sobre uma boa teoria." (Leonardo Da Vinci).

A contabilidade é uma ciência social que estuda e controla o patrimônio das instituições, acompanhando suas mudanças, produzindo informações que retratam sua situação, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

Estuda-se teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil, sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia o seu foco, os conceitos e as aplicações ficariam sem fundamentos, as rotinas seriam desorganizadas e não haveria um padrão.

A cerca de 2000 AC já existia manifestações contábeis, as negociações eram feitas com base na troca, e a "contabilidade" definia a quantidade e a qualidade, ou seja, quem tinha "o que" e "quanto", sendo a contabilidade uma das ciências mais antigas.

Inicialmente a contabilidade desenvolveu-se de forma prática com ênfase apenas nas partidas dobradas, sendo antes da ciência um sistema completo de escrituração, esta visão se reformulou ao longo da história, com a evolução a contabilidade passou a preocupar-se com os eventos econômicos relativos às entidades de forma a informar os seus usuários o que se passava financeiramente e economicamente em seus negócios.

Precisa-se da teoria para termos respostas, com uma boa teoria tem-se uma boa prática, pois a teoria da contabilidade serve de base para soluções de questões práticas; para a interpretação de novas situações que porventura possa surgir no exercício da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com