TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2012  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 4

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO

INTRODUÇÃO

A troca de informações, idéias e sentimento são processos que mantém as pessoas em contato permanente, proporcionando a interação entre os vários níveis hierárquico da empresa. Mas essa interação nem sempre traz resultados satisfatórios, pois é necessária a utilização de instrumentos capazes de superar esses obstáculos.

O administrador só terá sucesso quando conhecer todos os níveis da organização. Para tanto, é indispensável que haja qualidade e quantidade da informação que se recebe e que é repassa para os colaboradores. Essas informações precisas que são transmitidas ao receptor pelo emissor, são de suma importância para o processo de tomada de decisões. A comunicação somente será eficiente quando esses estiverem em uma única sintonia. Pois não basta apenas o entendimento entre receptor e emissor, mas como essa mensagem será direcionada a fim de alcançar os objetivos pretendidos. A comunicação entre pessoas podem ocorrer, nos diversos níveis hierárquicos, pois a de se verificar que nem sempre essa comunicação se dará com estilos e linguagem iguais, pois ela ocorre sob diferentes estilos. Apesar de serem diferentes, é possível agrupá-las de acordo com os comportamentos que são eles: pensamento, sentimento, intuição e percepção. A Pessoa com estilo PENSAMENTO se comporta de maneira regular e tenaz. Podendo adaptar-se bem na execução de projetos. É extremamente cauteloso e mantém regras de comunicação, escrevendo mais do que falando.

No caso da pessoa SENTIMENTO, o dinamismo e a aproximação com outras pessoas é o que diferencia, pois se aprofunda nos problemas mais complexos. È ouvinte e observador paciente. Mas também pode ter comportamentos imprevisíveis. No escritório, observa-se o quanto acumula papel em excesso.

O tipo INTUIÇÃO, é questionador e revela-se em excesso sua imaginação, trazendo sempre idéias novas para a equipe. Está sempre focado em algo que deseja executar, pois está sempre preocupado em criar e desenvolver novos projetos. Utilizando-se de técnicas para produzir textos que acabam dificultando o entender do próprio autor.

O tipo PERCEPÇÃO, é aquele que assume a responsabilidade de fazer várias tarefas, é só aprende fazendo, pois não gosta de técnicas ou teorias e conceitos. Quando pressionado tende a ferir os sentimentos dos outros. Esta sempre agindo antes de pensar.

Com base nessas características de estilos, o administrador terá condições de avaliar aquele colaborador que melhor se adapta as funções a serem desempenhadas.

Para o bom desempenho das atividades é necessário estimular novos comportamentos a fim de evitar atritos. O feedback ajuda o individuou a melhorar esse desempenho e assim alcançar os objetivos desejados. Esse mecanismo permite avaliar se a comunicação foi eficiente, eficaz e efetiva. Ele permite a correção dos processos a fim de garantir o retorno ao caminho que se desejava alcançar. Esse gerenciamento trará resultados positivos. Neste aspecto é relevante citar as categorias de feedback.

O feedback corretivo é o mais difícil de ser dado porque implica em uma mudança de comportamento. E, sem orientação, o executivo acaba sendo ofensivo. Para evitar isso, recomenda, como primeira medida, tentar um feedback positivo. Muitas vezes, apenas essa iniciativa estimula o profissional a melhorar. Mas, se isso não acontecer, é indicado fazer perguntas cuidadosamente orientadas, exigindo cautela nessa missão. Devem ter sempre o cuidado de não ferir o “respeito humano”.

È levar o individuo a encarar a critica como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com