TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilização do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social (CSL)

Pesquisas Acadêmicas: A Importância da Contabilização do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social (CSL). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho para fins avaliativos apresentados ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Interativa Uniderp – Anhanguera, na disciplina de Contabilidade Avançada I, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Contabilidade.

SUMÁRIO

Introdução 04

Considerações Iniciais 05

Aplicação de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários

Títulos de Crédito 06

Valores Mobiliários 06

Aplicações Financeiras 06

Investimentos 07

Reestruturação Societária

Incorporação 07

Fusão 08

Cisão 09

Imposto de Renda, Contribuição Social 10

Juros Sobre Capital Próprio 12

Conclusão 14

Referencias Bibliográficas 15

INTRODUÇÃO

Atualmenteno Brasil as empresas valorizam os novos estilos as aplicações de recursosem títulos e valores mobiliários, os títulos de credito, as aplicações financeiras os investimentos ganharam importância nesse cenário. Contudo, novas empresas nascem a cada dia ganhando fatias de mercado cada vez maior, com isso nasce o desejo da união á outras empresas a fusão, cisão e incorporação nunca estiveram tão em alta.

Contudo a necessidade de demonstrar a importância da contabilização do imposto de renda (IR) e da contribuição social (CSL), que acima de tudo não são apenas impostos sem fundamentos.

Os juros sobre capital próprio são uma das ferramentas de grande utilidade para a redução da carga tributaria, pois a cada ganho com a redução da de tributos a empresa ganha dinheiro a mais no caixa.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Para a otimização de suas atividades, as empresas tem que gerenciar seus recursos financeiros com a maior eficiência e eficácia possível. Normalmente, tais recursos representam o fator de produção, mais escasso e, consequentemente, o mais caro, principalmente no Brasil, onde o custo do capital é bastante superior em relação aos padrões mundiais.

Em decorrência dessa realidade, os gestores responsáveis pela administração financeira de uma empresa, ou de um conglomerado, tem a constante preocupação de procurar as melhores alternativas de aplicação. Em geral, os maiores volumes de recursos são aplicados no giro operacional da entidade, no chamado dia a dia da empresa, como em estoques, financiamento das vendas a prazo, no imobiliário.

Ocorrem, no entanto, as obras temporárias de capital, ou seja, os excessos de disponibilidades em relação às necessidades do giro das atividades. Uma eficiente administração financeira não vai deixar de aplicar tais recursos, mesmo que por poucos dias; caso contrário, o dinheiro permanecerá depositado em conta bancária, deixando a empresa de auferir os rendimentos correspondentes. Evidentemente, a magnitude dessa perda monetária estará diretamente relacionada com os níveis de inflação e com o montante envolvido.

APLICAÇÃO DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

Títulos de créditos

Papéis emitidos por entidades financeiras (letras de câmbio, Certificados de Depósitos Bancários etc) ou por entidades não financeiras (debêntures) com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis tem prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados.

Os títulos de crédito são classificados contabilmente no ativo.

Valores Imobiliários

Papéis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação num patrimônio (bônus de subscrição ou partes beneficiárias).

Sua classificação contábil varia de acordo com sua utilização quando for um direito esta classificada no ativo e quando for uma obrigação esta classificado no passivo.

Aplicações financeiras

Aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representada por direitos ou títulos de créditos, com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós-fixados. O rendimento dessas aplicações esta diretamente relacionada às taxas de contatadas. Exemplos:

• Depósitos a prazo fixo;

• Certificados de depósito bancário;

• Caderneta de poupança;

• Debêntures conversíveis ou não em ações.

Sua classificação contábil varia de acordo com o prazo de resgate, contudo as empresas preferem as aplicações de liquidez imediatas, com isso estão classificadas entre as disponibilidades e já as aplicações que estão classificadas no ativo circulante as que tem prazo de resgate até 360 dias dentro do exercício social e por ultimo temos as aplicações que estão classificadas como investimentos temporários a longo prazo que são aqueles com prazo de resgate superior a 360 dias da data do balanço.

Investimentos

Diferentemente das aplicações financeiras, os investimentos se caracterizam mais por alocações de recursos em bens de natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com