TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Comparativa Entre o Metodo de Recolhimento do Imposto de Renda e da Contribuicao Social de Uma Empresa Tributada pelo Lucro Real

Por:   •  1/3/2016  •  Artigo  •  5.493 Palavras (22 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 22
  1. Análise comparativa entre o método de recolhimento do imposto de renda e da contribuição social de uma empresa cerealista tributada pelo lucro real

Aline Lenz – aline_lenz@hotmail.com

MBA em Contabilidade e Direito Tributário

Instituto de Pós-Graduação - IPOG

Porto Alegre, RS, 30 de Setembro de 2015

Resumo

O planejamento tributário é um mecanismo fundamental para análise da continuidade das empresas em um mercado cada vez mais competitivo, globalizado e volátil, sendo indispensável para que elas busquem a redução de seus tributos através de um estudo da legislação fiscal. Com uma excessiva carga tributária os empresários necessitam de um adequado e constante planejamento de sua tributação. A contabilidade, por meio o sistema de informação que auxilia os gestores para o melhor planejamento da carga tributária de forma lícita, a melhor forma de pagamento de tributos. Este estudo tem como objetivo de identificar qual a sistemática de apuração do imposto de renda e contribuição social é a mais vantajosa para uma empresa cerealista, tributada pelo lucro real, de forma que a mesma possa reduzir gastos com estes tributos e assim aumentar seus resultados. Em um primeiro momento, o trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, com um resgate de idéias apresentadas em livros, artigos e na legislação tributária vigente. Os dados analisados correpondem aos relatórios mensais do ano de 2014, da empresa em questão. Ao final, a partir de uma análise dos dados coletados na contabilidade, foi verificado que o melhor método para o recolhimento do imposto de renda e da contribuição social para esta empresa é o de lucro real trimestral.

Palavras-chave: Tributo. Planejamento tributário. Lucro real.

1. Introdução

Atualmente diante da globalização e da alta carga tributária brasileira, faz com que o custo dos impostos, taxas e contribuições representem uma parcela significativa do faturamento das empresas, impactando na lucratividade do negócio e na competitividade frente ao mercado, ainda tem ramo de atividade volátil pelos seus custos que baseia pela precificação com a flutuação da moeda estrangeira, clima e produtividade.

O Brasil vem ocupando posição de destaque na produção e exportação de grãos do no cenário do agronegócio mundial. A produção de agrícola, no país, ganhou nos últimos 20 anos, espaço no centro das decisões econômicas. A comercialização dos produtos é uma das mais importantes etapas, dentre as desenvolvidas na atividade agropecuária. Nesta fase pode ser decidida a perpetuação, ou não, do empreendimento, pela realização de lucro ou prejuízo. Até bem pouco tempo atrás o produtor, praticamente, só se preocupava com a comercialização da safra após a colheita. Isso era propiciado pela disponibilidade de crédito de custeio, antecipado e abundante. Durante muitos anos os produtores brasileiros plantaram com a certeza de preços garantidos pelo governo. Atualmente, observa-se um decréscimo significativo na disponibilidade de recursos para crédito rural subsidiado.

Dentro deste panorama, o planejamento tributário é um conjunto de operações legais de máxima importância para as empresas, pois ele tem como finalidade buscar a redução dos tributos através da elisão fiscal, com objetivo de planejar a redução da carga tributária de forma lícita, buscando assim melhores resultados para a empresa. Porém, a redução de tributos não deve ser confundida com fraude ou sonegação, pois a correta orientação pode representar economia para a empresa, de forma correta.

A legislação tributária brasileira é muito ampla, com diversas leis e regulamentos ainda com constantes alterações, demandando que os profissionais da contabilidade estejam em constante atualização, tornando-se assim, indispensável um bom planejamento para que a empresa consiga continuar a ser competitiva. Assim, cada vez mais o conhecimento deve ser associado a questões tributárias para o profissional contábil que atua estrategicamente dentro de uma organização, na busca da economia de impostos, atendendo às possíveis formas da legislação fiscal, evitando perdas desnecessárias para a empresa. A partir deste contexto, o objetivo desse trabalho será focado no planejamento tributário, e busca identificar qual dos métodos de apuração do lucro real é o mais vantajoso, para uma análise de oneração de imposto de renda pessoa jurídica e contribuição social sobre o lucro líquido, para a empresa cerealista. Esses métodos podem ser: apuração anual por estimativa, apuração anual por suspensão/redução ou apuração trimestral. Cabe ressaltar que a empresa em estudo não está obrigada ao regime de tributação pelo lucro real, somente tem esta opção por planejamento tributário anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)   pdf (318.8 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com