TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do laudo pericial contábil em uma decisão judicial

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

- Título do Artigo: A importância do laudo pericial contábil em uma decisão judicial.

- Nome: Luana Amâncio Pereira

- Curso: Perícia Trabalhista e Previdenciária

- Polo: Três Corações /MG – Nova Geração

- Linha de pesquisa: se dará através de pesquisas bibliográficas definindo o conceito, objetivo e objeto da perícia contábil, maneiras como são aplicadas, tipos de perícia contábil e a influência de cada uma delas nas tomadas de decisão.

2. JUSTIFICATIVA

Devido às muitas desavenças financeiras, a perícia contábil se mostra importante para diferentes públicos e visa oferecer opinião para auxiliar na tomada de decisões de gestores de empresas, litígios trabalhistas, patrimoniais, etc.

O tema proposto é de extrema importância para os alunos e profissionais da área contábil, pois a Perícia contábil é um instrumento muito utilizado para auxiliar nas decisões, não apenas no âmbito judicial, como também no extrajudicial.

É imprescindível que a perícia seja realizada de forma concisa e precisa para atender às necessidades a que foi destinada.

A Perícia Contábil tem como objetivo principal constituir elemento de prova apresentados através do Laudo e Parecer Pericial Contábil, destinados a levar a instância decisória elementos necessários a subsidiar a justa solução do litígio.

O laudo pericial contábil é apresentado pelo perito contador, nomeado pelo juiz, visando apresentar elementos elucidativos de determinada matéria apresentados através de respostas a quesitos a fim de auxiliar a resolução de determinado litígio.

        Em contrapartida, o parecer pericial contábil, apresentado pelos peritos assistentes técnicos, contratados pelas partes, vem para responder aos quesitos e identificar respostas presentes no laudo que sejam consideradas inadequadas. Uma vez que o assistente assine o laudo pericial juntamente com o perito, sem ressalvas, não poderá apresentar parecer contrapondo o laudo.

O objeto da Perícia é o fato que gerou o litígio, a questão a qual deve ser verificada e submetida à apreciação técnica do perito. É de grande importância para o perito o pleno conhecimento e definição do objeto, pois a partir dele o mesmo irá direcionar e desenvolver o trabalho. Ater-se a este objeto evita que a utilização de elementos inúteis prejudicando e até mesmo invalidando o seu trabalho.

Sendo assim, objetiva-se destacar a importância da perícia contábil, ressaltando a influência que laudo possui em uma decisão judicial.

3. PERGUNTA DE PESQUISA

O laudo pericial contábil influencia de forma positiva, mediana ou é insignificante na decisão judicial?

4. HIPÓTESES

1) Acredita-se que o laudo pericial contábil possui grande importância para a decisão judicial.

2) Acredita-se que um laudo pericial contábil é melhor utilizado quando escrito de maneira objetiva e simples.

5. METODOLOGIA

Este trabalho será de natureza qualitativa e desenvolver-se-á com base em livros, resoluções e sites, além da orientação de professores.

Deseja-se destacar a influência do laudo pericial contábil em uma decisão judicial, apresentar como se produz um laudo pericial e verificar se um laudo define ou apenas complementa uma decisão judicial através de pesquisas bibliográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com