TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 10

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência que objetiva controlar o patrimônio das entidades econômico-administrativas e seu desenvolvimento associa-se à constante evolução da sociedade.

Desde o início da história da humanidade, a contabilidade já existia, e no transcorrer do tempo, vem enfrentando mudanças de ordem cultural, político, econômico, social e científico.

Com o surgimento das atividades comerciais, o homem então entendeu que controlar o que ganhava era essencial para a multiplicação dos lucros.

E ainda que essa ciência que nascia utilizava-se de métodos, porém não se tratava de uma ciência exata e sim social, pois precisava da ação do homem para o seu aperfeiçoamento.

No Brasil, as práticas contábeis também surgiram com o comércio, que se iniciou com a chegada da colônia Portuguesa e foram se consolidando e obtendo reconhecimento ao passar do tempo.

Considerando que o objetivo deste artigo é mostrar a evolução da contabilidade no Brasil, fez-se analisar todo antecedente histórico da Contabilidade evidenciando os principais fatos que marcaram sua história no país.

A relevância desse assunto é justificada pela necessidade de conhecer as origens da contabilidade no Brasil e acompanhar sua evolução e necessidade de adequação a fim de exercer uma das suas principais funções: fornecer informações tempestivas, confiáveis e relevantes aos gestores e aos demais usuários.

.

  1. A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A origem da contabilidade está associada à necessidade do homem fazer o registro do comércio e como afirma Iudícibus é tão antiga quanto a origem do homem pensante.

Mesmo de maneira rudimentar o homem primitivo já utilizava de ferramentas contábeis como controle dos seus bens e à medida que que começaram a aumentar seu patrimônio surge a necessidade dos registros, gerando as primeiras concepções para estudos voltados para contabilidade.

  1. A CONTABILIDADE NO BRASIL

Os primeiros esboços de contabilidade no Brasil também surgiram como nas outras partes do mundo e sua história também está vinculada à necessidade dos mercantes em melhorar a qualidade de controle de seus valores.

O processo do desenvolvimento contábil no Brasil foi extenso, contudo serão citados apenas os eventos mais marcantes da evolução.

Paulo Schmidt (2000), sugere que a Contabilidade brasileira foi dividida em dois relevantes momentos, o período a contar do Descobrimento do Brasil ao ano de 1964, e o outro período a começar em 1964, com a adoção do novo método de ensino norte americano de Contabilidade.

  1.  Primeiro momento

No Período Colonial – de 1500 a 1822 –, ano este que D. Pedro I, como príncipe regente, proclamou a Independência brasileira, o país não atravessou grandes avanços.

As primeiras manifestações contábeis começaram a aparecer a partir de 1808 com o rei D.João VI .

O Brasil passou por ciclos econômicos que fazem referência às atividades econômicas que foram desenvolvidas no país em diversos momentos.

Como principais podemos citar: o ciclo do pau-brasil, o da cana de açúcar, o da exploração do ouro.

Em 1702 foi instituído pelo Governo, a Intendência de Minas, órgão criado para cobrar os impostos, superintender todo o serviço de mineração e cobrar o quinto (Imposto de 20% sobre todo ouro encontrado nas minas).

Em 1719 o governo português criou as Casas de Fundição e da Moeda, para facilitar a cobrança dos tributos, garantido o controle sobre a produção do ouro.

 Neste cenário histórico, cabe lembrar a chegada Família Real e da corte de nobres Portugueses ao país, em 1808, um dos episódios mais importantes para contabilidade brasileira e a publicação de um alvará que obrigava os contadores ao uso do método das partidas na escrituração mercantil.

Outros fatos considerados importantes foram:

A oficialização das aulas de Comércio no Brasil 1809.

O Código Comercial Brasileiro de 1850 como uma das primeiras grandes manifestações legislativas à impulsionar o desenvolvimento contábil brasileiro, estabelecendo a obrigatoriedade anual da escrituração contábil e da formação anualmente da demonstração do Balanço Geral compreendendo todos os bens, direitos, dívidas e obrigações das empresas comerciais.

.Na segunda metade do século XIX, surge a profissão “guarda-livros”. A expressão, que se referia ao atual profissional da contabilidade.

No ano de 1869, foi criada a Associação dos Guarda-Livros da Corte e, um ano depois, a profissão foi reconhecida como a primeira profissão liberal do Brasil.

Em 1931, o decreto 20.158 de Francisco Campos, organizou o ensino comercial e regulamentou a profissão contábil.

Em 1946 aconteceram dois eventos de grande significância para o progresso da Contabilidade no Brasil: a criação do o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos regionais de contabilidade e da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP.

Consoante com Schmidt (2000, p.209), dois aspectos relevantes marcaram essa primeira fase de desenvolvimento da Contabilidade: a interferência da legislação na elaboração dos procedimentos contábeis e a influência das escolas italianas

  1.  Segundo momento

Vamos partir da década de 1960 ocorreram acréscimos à legislação que provocaram maiores controles contábeis e fiscais, destacando a Lei Orçamentária - Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964; a Lei de Reforma Bancária - Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964); a Lei de Mercado de Capitais - Lei nº 4.728, de 14 de julho de 1965; e a Reforma Administrativa - Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967.

A circular nº 179 tratou dos Princípios e Normas de contabilidade, tendo oficializado a expressão Princípios de contabilidade geralmente aceitos dos quais falarei mais a frente.

O ano de 1976 marcou uma nova fase para a evolução da contabilidade brasileira com a nova Lei das Sociedades por Ações, publicada em 15 de dezembro, incluindo definitivamente as tendências da Escola Americana.

Em 1981, o Conselho Federal de Contabilidade difundiu a Resolução CFC nº529-81, que disciplinou as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), que se classificam em técnicas e profissionais.

A década de 80 foi marcada pelas altas taxas inflacionárias no país, apesar da utilização de mecanismos de correção monetária e para melhorar as condições de análise das Demonstrações Contábeis, uma das medidas aderidas foi a obrigatoriedade da elaboração e publicação das demonstrações contábeis complementares com o pleno atendimento ao Princípio do Denominador Comum Monetário, estipulada pela instrução CVM nº. 64, de 1987.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com