TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem e Evolução da Contabilidade

Por:   •  22/4/2018  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Título: Origem e Evolução da Contabilidade.

Livro: ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILDADE: A CONTRIBUIÇÃO DA IGREJA, DO FREI LUCA PACIOLI E DOS ELEMENTOS RELIGIOSOS. (Lidiane Santos Silva). Novembro de 2017.

Origem e evolução da Contabilidade: A contribuição da igreja, do Frei Luca Pacioli e dos elementos religiosos, primeira edição do livro de Lidiane Santos Silva (VIRTUALBOOKSEDITORA, Novembro de 2017).

O terceiro capítulo do livro “Origem e evolução da Contabilidade: A contribuição da igreja, do Frei Luca Pacioli e dos elementos religiosos”, da professora Lidiane Santos Silva, relata de forma clara e objetiva quem foi Luca Pacioli, qual a contribuição do Frei para a história da contabilidade, quais os outros autores religiosos que se destacaram na Contabilidade, o livro que difundiu a contabilidade no mundo, entre outros aspectos abordados com o intuito de reforçar e esclarecer acontecimentos sobre a contribuição da igreja, do Frei Luca Pacioli e de outros religiosos na história da Contabilidade.

Luca Bartolomeu Pacioli nasceu por volta dos anos de 1445, em Borgo di San Sepolcro, região da Toscana, na Itália. Antes de se tornar Frei, foi estudante de matemática e de magistério, sempre buscando conhecimento. Foi empregado aos vinte anos por um comerciante em Veneza, ele tinha bastante conhecimentos sobre aritmética, por esse motivo se tornou professor dos filhos do homem que lhe contratou. Porém, Pacioli estava sempre disposto estudar e aprender cada vez mais, e por ser uma época de acontecimentos relevantes para a história e grandes descobertas ele queria estar acompanhando e fazendo parte de tudo isso, para tanto, mudou-se em 1970 para Roma, onde conviveu com Leon Battista Alberti, sujeito que foi muito influenciado por ele.

O Frei é considerado o pai da contabilidade, pois descreveu em seu livro no ano de 1494 o Método Veneziano ou Método das partidas dobradas, embora estudos aprofundados contraponham que ele não criou tal método, foi sim, o maior divulgador, por isso o reconhecimento até os dias atuais, mas já haviam relatos de manuscritos sobre este método muitos anos antes na Turquia. O “Summa de Arithmética, Geometria, propotioni et Porportionalitá” maior obra da contabilidade mundial, acatado como o livro que difundiu a Contabilidade no mundo. Mas antes já haviam manuscritos que retratavam o método das partidas dobradas, conceituado por Santos (2017):

As partidas dobradas são consideradas o instrumento técnico da ciência contábil é por meio delas que é possível registrar quaisquer operações econômicas e financeiras, correspondem aos conhecidos débitos e créditos, a teoria relacionada ao método foi aceita e se difundiu em todo o mundo em virtude da literatura de Pacioli, e ainda hoje é considerado um dos pilares da ciência. (p.45)

Antes de morrer, o Frei teve tempo suficiente não só para exercer seu magistério, como também aprofundar seus estudos sobre o método das partidas dobradas e expandir ainda mais este método.

 Não somente Luca Pacioli se destacou como autor clérigo como também outros autores religiosos fizeram parte da história da contabilidade, entretanto, ele foi o que mais se destacou, pois foi o que ganhou mais alcance em sua literatura e estudos, quando comparado aos outros. O monge italiano Angelo Piétra fez alusões a aplicações bancárias, e foi o primeiro a abordar as contas de orçamento como uma forma cautelosa de prevenir perdas financeiras ou patrimoniais futuras. Outro grande nome que se destacou na história da ciência contábil foi o também clérigo Ludovico Flori, foi primário ao estudo do princípio da prudência, economista e grande contribuinte para o desenvolvimento da história da contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com