TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Por:   •  2/4/2022  •  Monografia  •  8.140 Palavras (33 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

CAMPUS BINACIONAL - OIAPOQUE

PROJETO DE PESQUISA

VIVÊNCIAS DE IDOSOS: CUIDADOS REALIZADOS PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM A ESTE USUÁRIO

CHRISLANY SIMIANA CERQUEIRA SANTOS

DANIELA BARBOSA

OIAPOQUE - AMAPÁ

2022


[pic 2]

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

CAMPUS BINACIONAL - OIAPOQUE

VIVÊNCIAS DE IDOSOS CUIDADOS REALIZADOS PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: uma revisão integrativa da literatura

CHRISLANY SIMIANA CERQUEIRA SANTOS; DANIELA BARBOSA[a]

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem do Campus Binacional de Oiapoque da Universidade Federal do Amapá, como requisito metodológico para avaliação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

Orientadora: Prof.a Ma. Scheilla Cristina da Silva.

OIAPOQUE - AMAPÁ

2022

RESUMO[b]

.

Palavras-chave: Bacharelado em Enfermagem. Profissionais de Enfermagem. Programas de Graduação em Enfermagem. História da Enfermagem. Legislação de Enfermagem.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 Justificativa da pesquisa        6

1.2 Problema científico        7

1.3 Hipótese        7

2 OBJETIVOS        8

2.1 Objetivo geral        8

2.2 Objetivos específicos        8

3 REFERENCIAL TEÓRICO        9

4. METODOLOGIA OU MATERIAL E MÉTODOS        20

4.1 Caracterização do estudo        20

4.2 Critérios de inclusão e exclusão        20

4.7 Instrumentos        21

4.8 Técnica de coleta        21

4.9 Análise dos dados        21

5 RESULTADOS ESPERADOS        22

5.1 Desfecho primário        22

5.2 Desfecho secundário        22

6 CRONOGRAMA        24

7 ORÇAMENTO E GASTOS QUE GARANTEM A PESQUISA        25

REFERÊNCIAS        25

1 INTRODUÇÃO[c]

O cuidado na área da saúde consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanidade, ajudando pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor, bem como, na existência. Na área da saúde evidencia-se várias categorias para a promoção do cuidado como enfermeiro que é o responsável pelo planejamento de assistência de enfermagem, como treinamento e capacitação, liderança e supervisão de equipes de atendimento, o técnico de enfermagem habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade.                                                                 

Atuando em centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva, além de atender pacientes no pós-operatório, o auxiliar de enfermagem tendo responsabilidades mais simples e pode atuar igualmente em setores ambulatoriais.                                                                         

No Brasil encontra-se cerca de 2.585.701 profissionais de enfermagem, tendo apenas 15.512 profissionais na região norte, estando subdivididos por suas categorias enfermeiros 13,2% sendo do sexo feminino 75,7% e masculino 23,2%, com idade de até 40 anos 63,3%, de 26 a 35 anos 36,2%, de 36 a 50 anos 48,6%, mais de 61 anos 1,2%. De acordo com a (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O censo do IBGE apresenta cerca de 37,7 milhões que compõe a população são pessoas idosas contenho apenas 6,3 desta porcentagem na região norte, 83 mil no estado do amapá.                                                                                                                         

No dia 04 de Janeiro logo no início do ano de 2021 comemorou-se 27 anos da existência da política nacional do idoso que e a lei 8.842 de 04 de Janeiro de 1994, existência desse documento que representa o avanço de atenção social e publica às pessoas idosas, considera-se então a pessoa idosas aquela que tem idade de 60 anos. A política nacional do idoso é de suma importância no ponto de vista teórico jurídico e um grande avanço na literatura gerontologia geriátrica do Brasil.

Pode-se observar que é um coletivo de participações que se reuniram pelo Brasil inteiro, buscando pela primeira vez organizar e oferecer ao país, através desse documento, diretrizes de implementações de ações públicas principalmente nos governos municipais, estaduais e federal, ações que possam ter por objetivo melhorar as condições sociais, políticas de vida das pessoas idosas no país.                                                                                                                                                         A enfermagem dentro da gerontologia soma saberes, a arte de cuidar que a enfermagem já acolher o ser humano dentro de toda sua dimensão, biopsicossocial e espiritual, somamos mais ainda nesse contexto da enfermagem o estudo do processo de envelhecimento, e quando a gente soma esses dois saberes o cuidado com o processo de envelhecimento, podemos começar a pensar em promoção em saúde parta essa população, em longevidade de como tratar e cuidar dessa longevidade, pensar em dependência do idoso e trabalhar para que ele se mantenha autônomo e participante da sociedade, esse e um papel que está inserido dentro do contexto de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com