TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Estatística Descritiva

Por:   •  25/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – UNIFACEMA  [pic 1]

CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

PROF. JEFFERSON DE BRITO SOUSA

ANA CLARA MEDEIROS DE AQUINO

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAXIAS - MA

Julho/2022

  1. INTRODUÇÃO

Conceitualmente, estatística é um ramo da matemática que tem a função de organizar, coletar, analisar e apresentar dados, tais como de entrevistas, estudos científicos e teorias que assim necessite do cálculo exato de determinado fator ou situação, como no caso de eleições, indústrias, bancos marketing dentre outros (COSTA, 2011)

Historicamente, ela surge derivada do latim status (estado) + pseudo prefixo latino – isticum (contar) para copilar dados que delineavam as características dos Estados, somente a partir de 1600, que começaram a surgir as primeiras publicações de dados estatísticos com o cientista inglês, John Graunt (FALCO; MEDEIROS JUNIOR, 2011).

Não se pode deixar de citar que antes disso a estatística já era utilizada por povos primitivos como exemplo os censos da Babilônia, Egito, e China no intensão de quantificarem seus povos e/ou bens materiais. Como cita Costa (2011) periodicamente, nas civilizações antigas, eram feitos inquéritos sobre os quantitativos anuais de trigo e outros produtos e, com base nesses dados, eram estabelecidos os impostos. Essa prática também era utilizada na Idade Média.

Assim com a expansão e a necessidade da estatística ela foi dividida em três áreas que se complementam como cita Falco e Medeiros Junior (2012), a estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial. A estatística de probabilidade permite a descrição de fenômenos aleatórios oriundos das incertezas, a estatística inferencial refere-se ao conjunto de procedimentos estatísticos que generaliza conclusões de uma determinada amostra populacional, por fim a estatística descritiva, foco deste estudo, com a função de descrever e organizar os dados com objetivo de facilitar a compreensão e utilização das informações que serão extraídas.

O presente estudo é uma síntese sobre a teoria da estatística descritiva, com o objetivo de esclarecer as características da mesma no cotidiano do homem como fator de estudo da área da matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Como resultado conclui-se que a estatística descritiva é um tipo de análise de dados podendo representa-los por meio de gráficos e tabelas, além de calcular medidas que permita descrever o fenômeno estudado.

  1. SÍNTESE DA TEORIA

De acordo com Fonseca e Martins (2011) as tabelas da estatística descritiva apresentam cabeçalho, corpo e rodapé.

Exemplo (dados fictícios):

Cabeçalho:

Tabela 01 - Informações sobre sexo, idade (anos), altura (metro e centímetro), estado civil, número de irmãos, transporte, procedência, relação do trabalho com o curso de Estatística, meio de informação e número de disciplinas reprovadas dos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UNIFACEMA - 21/03/2021

Corpo:

Sexo

Idade

Altura

Estado civil

N.irmaos

Procedencia

Trabalho

Inform

Disc

1

F

18

1,60

solteiro

1

Caxias

Nao

Tv

0

2

F

23

1,60

solteiro

1

Caxias

Sim

Internet

4

3

M

19

1,60

solteiro

1

Caxias

Nao

Tv

1

4

M

25

1,60

solteiro

5

Timon

Sim

Internet

3

5

F

21

1,70

solteiro

1

Timon

Nao

Tv

1

Rodapé:

Fonte: Departamento de Estatística UNIFACEMA - 2021

Assim a tabela fica disposta:

Tabela 01 - Informações sobre sexo, idade (anos), altura (metro e centímetro), estado civil, número de irmãos, transporte, procedência, relação do trabalho com o curso de Estatística, meio de informação e número de disciplinas reprovadas dos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UNIFACEMA - 21/03/2021

Sexo

Idade

Altura

Estado civil

N.irmaos

Procedencia

Trabalho

Inform

Disc

1

F

18

1,60

solteiro

1

Caxias

Nao

Tv

0

2

F

23

1,60

solteiro

1

Caxias

Sim

Internet

4

3

M

19

1,60

solteiro

1

Caxias

Nao

Tv

1

4

M

25

1,60

solteiro

5

Timon

Sim

Internet

3

5

F

21

1,70

solteiro

1

Timon

Nao

Tv

1

Fonte: Departamento de Estatística UNIFACEMA – 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (536.9 Kb)   docx (460 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com