TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A empregabilidade do profissional de contabilidade

Por:   •  18/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo evidenciar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis sobre o mercado de trabalho no Vale do Ribeira, a fim de analisar a exigibilidade que o mercado de trabalho impõe para o exercício das atividades nas organizações. Para a obtenção dos resultados deste estudo, caracterizado como pesquisa de campo e descritivo, os alunos da região contribuíram respondendo a um questionário sob o tema empregabilidade no Vale do Ribeira. Com base nas respostas coletadas, observa-se um perfil profissional e fatores que influenciam na escolha de ingresso no Ensino Superior, relacionados ao mercado de trabalho, demonstra-se o grau de importância sobre a formação em uma Instituição de Ensino Superior, a importância da experiência profissional ao ingressar na área contábil após formação superior e se houve dificuldades ao ingressar no mercado de trabalho.

INTRODUÇÃO

Um dos fatores primordiais para a exigibilidade do mercado de trabalho é o avanço tecnológico, que resulta em um mercado mais exigente e seleto, principalmente na área contábil. A qualidade de uma formação acadêmica resulta na exigibilidade do mercado sobre o profissional.  

As Instituições de Ensino Superior cooperam com as organizações direta e

indiretamente, no intuito de capacitar os alunos para o exercício das atividades com competência. Por este motivo, necessita-se que o profissional que tem como intuito atuar nesta área, se desempenhe para adquirir uma capacitação, tornando-se um diferencial no mercado.

As organizações têm como objetivo buscar constantemente por profissionais qualificados para o alcance dos melhores níveis de competividade.  

De certo modo, as organizações buscam profissionais que visam contribuir para a desenvoltura do mercado, que dispõe de conhecimentos práticos e tecnológicos com uma ampla exploração no conceito teórico, a fim de atingir com eficácia as atividades profissionais.

Na área contábil, para poder exercer a profissão como um contador é preciso obter um registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Neste caso, se o graduado dispõe apenas do diploma sem a CRC, ocasionalmente impossibilitará o crescimento profissional para o exercício de um dos cargos mais visados que área dispõe.

IUDÍCIBUS, MARION (2002) afirma que “[...] de maneira geral, nota-se que o profissional contábil dispõe muito mais de conhecimento prático mecânico da Contabilidade do que de raciocínio contábil.” De acordo com esta afirmação, nota-se que existem pessoas que exercem atividades contábeis em sua rotina de trabalho sem o conhecimento teórico, porém, as exercem de forma mecânica, respeitando apenas as exigências da organização.

Diante de um mercado competitivo que buscam resultados eficazes, dificilmente o mesmo conseguirá acompanhar as evoluções tecnológicas com visão sistêmica e interdisciplinar, sem o conhecimento amplo que somente as Instituições de Ensino Superior proporcionam. Na falta de conhecimento teórico percebe-se notoriamente a inexistência do conhecimento contábil, destacando-se a grande importância que os estudantes de ciências contábeis têm ao ingressar no mercado de trabalho.  

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – (LDB Lei n° 9634/96), “a educação superior tem por finalidade formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;” (BRASIL, 1996).  

As Instituições de Ensino Superior têm um comprometimento de formar profissionais capacitados e qualificados para o ingresso no mercado de trabalho. Tendo em vista, como principal motivo de formar profissionais que obtenham competências específicas de grande importância para desenvoltura e crescimento de quaisquer empresas.Sendo assim, as instituições tornam-se responsáveis por todo conhecimento que contribui ao estudante para as tomadas de decisões e que através do aprendizado, tornam-se capazes de exercer a ocupação profissional em busca dos melhores resultados que as empresas tanto almejam.  

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências, na Resolução CNE/CES n° 10/04, em seu artigo 4°, afirma: “exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;” (BRASIL, 2004).

 A Resolução enfatiza com clareza a realidade que o profissional formado em ciências contábeis, como obrigatoriedade, tem de obter o domínio da ocupação contábil, para desenvolver com eficiência as soluções em prol das gestões que estão sobre o controle do profissional, atuando com discernimento e com auxílio dos recursos tecnológicos disponíveis a fim de propiciar as empresas resultados eficazes e competitivos em relação ao mercado.  

OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo identificar a realidade da empregabilidade na área contábil no Vale do Ribeira na percepção dos alunos de ciências contábeis, a fim de possibilitar a visualização dos desafios enfrentados pelos estudantes ao ingressar no âmbito empresarial, como modo de adquirir experiência para um futuro promissor.

METODOLOGIA

A contabilidade é um importante instrumento para a tomada de decisões nas organizações, afinal, é uma ciência complexa, que envolve várias temáticas e estudos aprofundados, dispondo de metodologias que quando utilizadas da maneira correta visam auxiliar as empresas ofertando o máximo de informações de acordo com os resultados obtidos, dessa forma, a contabilidade auxilia no planejamento do futuro das empresas, orientando e direcionando as ações nos negócios empresariais.

Neste sentido, para a desenvolvimento deste trabalho originou-se uma questão problema do estudo: Qual a percepção dos alunos de ciências contábeis em relação às oportunidades de mercado de trabalho no Vale do Ribeira?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (147.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com