TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A noção de capital

Artigo: A noção de capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1. Passo 2

O patrimônio é um conjunto de bens, podendo pertencer a uma pessoa física ou jurídica. Sendo assim o patrimônio de uma empresa se apresenta em três formas diferentes, bens, direitos e obrigações.

BENS: Na contabilidade financeira quando se fala em bens todos nos já sabemos o conceito, que é tudo aquilo que tem valor econômico e pode ser usado para gerar lucros a uma empresa, podendo ser denominados tangíveis e intangíveis.

Tangíveis são oque tem forma física e são palpáveis. Tais como terrenos, maquinas, instalações entre outros.

Intangíveis são incorpóreos, ou seja, não são palpáveis, sendo assim marcas e patentes direitos autorias, benfeitorias em prédios de terceiros, entre outros acabam se tornando um dos pequenos exemplos dados por bens intangíveis, porém, representando uma aplicação de capital indispensável dentro da empresa.

Além de serem tangíveis e intangíveis também podem ser divididos por imóveis e moveis.

Imóveis são aqueles que não podem ser transportados de um lugar a outro sem se danificar, como lotes, edifícios, terrenos, fabricas etc.

Moveis são aqueles que admitem serem removidos sem danos como carro, máquinas, estoque entre outros.

DIREITOS: Na contabilidade, podemos entender DIREITO quando há o direito de se exigir alguma coisa como:

Alugueis a receber, há empresas que possuem outras propriedades, e como meio de lucro alugam suas outras instalações para empresas de menor porte.

Juros decorrentes de aplicações bancárias. Basicamente, toda a parte burocrática ligada a movimentação de dinheiro em contas bancárias, um simples exemplo é a poupança, que todo mês uma porcentagem do dinheiro é acrescida na conta.

Duplicatas a receber. Duplicata é um título de crédito emitido pelo credor. É usada quando é feita a venda de um produto e se emite a Nota Fiscal (que é o documento que comprova a venda). Após a Nota Fiscal, para ter o direito de se receber o valor previsto é necessário que seja emitida uma duplicata que será descontada (paga) pelo seu devedor.

Resumidamente de forma direta, DIREITO é quando um dinheiro seu está com outra pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com