TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da contabilidade

Relatório de pesquisa: A origem da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.916 Palavras (16 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 16

DESENVOLVIMENTO

1. A origem da Contabilidade.

A origem da contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas especificas , que foram se aperfeiçoando e especializando , sendo que algumas delas são aplicadas ate hoje.

Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificadas por historiadores em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada.

2. Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade.

A contabilidade empírica, praticada pelo homem primitivo, já tinha como objeto, o patrimônio, representado pelo rebanho e outro bens nos seus aspectos quantitativos.

Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, utilizando gravações e outros métodos alternativos.

As primeiras escritas contábeis datam do termino da era da pedra polida, quando o homem conseguiu fazer os primeiros desenhos e gravações.

3. A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas.

PERIODO ANTIGO

Os sumérios-babilônicos , assim como os assírios , faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tabuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo as faces ligeiramente convexas.

Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente as cabeças existentes.

Na cidade , personagem de Ur , na Caldéia , onde viveu Abraão personagem bíblico que aparece no livro Gênesis , encontra-se em escavações , importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme , onde estão registradas contas referentes à mão-de-obra e materiais , ou seja custos diretos Isso significa que há 5000 anos antes de Cristo o homem já considerava fundamental apurar seus custos.

Os egípcios legaram um riquíssimo acervo aos historiadores da contabilidade, e seus registros remontam 6000 anos antes de Cristo. A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. O inventario revestia-se de tal importância, que a contagem do boi, divindade adorada pelos egípcios, marcava o inicio do calendário adotado. Inscreviam-se bens moveis e imóveis e, já se estabeleciam, de forma primitiva controles administrativos e financeiros. As “Partidas de Diários” assemelharam-se ao processo moderno: o registro iniciava-se com a data e a conta seguindo-se o quantitativo unitário e total, transporte, se ocorresse, sempre em ordem cronológica de entradas e saídas. “Pode-se citar, entre outras contas: “Conta de Pagamento de Escravo”“.” Conta de Vendas Diárias “ , " Conta Sintética Mensal dos Tributos Diversos " , etc. Tudo indica que foram os egípcios os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Usava como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada “SHAT”. Era a adoção, de maneira pratica do Principio do Denominador Comum Monetário.

Os gregos, baseando-se nos modelos egípcios, 2000 anos antes de Cristo, já escrituravam Contas de Custos e Receitas, procedendo anualmente, uma confrontação entre elas, para apuração do saldo. Os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio estendendo a escrituração contábil às varias atividades, como a administração publica, privada e bancaria.

Quanto aos Romanos, a documentação neste período é quase inexistente.

PERIODO MEDIEVAL

Na Itália , em 1202 , foi publicado o livro Abaci, de Leonardo Pisano. Estudavam-se na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbios, etc. Tornando o homem mais evoluído em conhecimento comercial e financeiro.

Se os sumérios-babilônicos plantaram a semente da Contabilidade, e os egípcios a regaram, foi os italianos que fizeram a colheita.

Foi um período importante na historia da Contabilidade, denominado a " Era Técnica " , devido às grandes invenções , como o moinho de vento , aperfeiçoamento da bussola , etc ,que abriram novos horizontes aos navegadores como Marco Polo e outros.

A indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas do sistema de mineração e metalúrgica. O comercio exterior incrementou-se por intermédio dos Venezianos, surgindo como consequência das necessidades da época, o livro-caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Já se utilizavam de forma rudimentar, o debito e o credito oriundos das relações entre direitos e obrigações, e referindo-se inicialmente a pessoas.

O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram à consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista, alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos. No século X apareceram as primeiras corporações na Itália, transformando e fortalecendo a sociedade burguesa.

No final do século XII apareceu pela primeira vez a conta “capital” representado o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.

O método das partidas dobradas teve origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo então o Livro da Contabilidade de Custos.

PERIODO MODERNO

O período moderno foi a fase de pré-ciência. Devem ser citados três eventos importantes que ocorreram nesse período: em 1943, os lucros tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para a Itália; em 1942, é descoberta a América e em 1500 o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns Países Europeus. Em 1517, ocorreu à reforma religiosa, os protestantes, perseguidos na Europa emigram pra as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida.

A Contabilidade tornou-se uma necessidade para estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.

O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli , contemporâneo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com