TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pesquisa e o desenvolvimento de diferentes conceitos e livros de registros

Trabalho acadêmico: A pesquisa e o desenvolvimento de diferentes conceitos e livros de registros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.400 Palavras (10 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ESCRITURAÇÃO E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.

ATPS da Disciplina de Contabilidade Geral do Curso de CIENCIAS CONTABEIS da FACIAP-Anhanguera.

Orientadora: Profª. Licéia A. R. Piasecki

CASCAVEL

2013/1

1 INTRODUÇÃO

Um dos principais objetivos da Contabilidade é gerar informações para que os administradores possam por sua vez tomar as decisões necessárias. Na contabilidade gerencial, é fundamental a existência de ferramentas que possibilitem conhecer a real situação de uma empresa. Compete a contabilidade registrar os atos e fatos administrativos e produzir informações que possibilitem ao administrador planejar e controlar suas ações, para que dessa forma ele possa indicar os objetivos da entidade.

1.1 OBJETIVO DO TRABALHO

O presente trabalho tem por objetivo uma pesquisa, e a elaboração de vários conceitos e lançamentos contábeis que vão desenvolver no aluno as habilidades necessarias para entender como são feitos os lançamentos dos fatos ocorridos em uma empresa, e qual a real importância dos lançamentos, dos livros e das demonstrações contábeis para os usuários da contabilidade.

1.2 METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do conhecimento, readlizaou-se uma pesquisa em várias fontes com o objetivo de aprimorar o conhecimento a respeito de Patrimônio, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado, atos e fatos contábeis, plano de contas e contabilização do debito e credito, entre outros. Uma pesquisa realizada com um empresário pode expor o ponto de vista a respeito dos relatórios e documentos contábeis, além também de sua opinião a respeito da utilidade da informação contábil. E por fim a elaboração de um contrato social pode dar início a alguns lançamentos realizados em uma empresa onde foram desenvolvidos na pratica através do livro diário, o livro razão, o desenvolvimento dos lançamentos nos razonetes, o balancete de verificação alem do balanço patrimonial e demonstração de resultado.

ETAPA 1

2 INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

A contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa, pois a mesma é o grande instrumento que auxilia a administração. Durante anos foi vista como um instrumento para fornecer informações tributarias, mas atualmente com um mercado muito mais competitivo, despertou-se para a importância da contabilidade para o gerenciamento da empresa. Hoje é vista como um instrumento gerencial que auxilia na tomada de decisões, pois coleta dados econômicos, ou seja, uma grande quantidade de informações reais da empresa, que estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade, como resumos periódicos e ordenados que contém informações econômicas e financeiras referente ao Patrimônio, ao Capital, às receitas e despesas e que vão por sua vez nortear os administradores na tomada de decisões. Os relatórios e as demonstrações contábeis, contém as informações apuradas pela contabilidade que podem direcionar a tomada de decisões tanto do contador, gerentes e administradores da empresa, tanto quanto de outros segmentos, como bancos, governos, sindicatos, fornecedores ou investidores que por sua vez possam estar interessados na empresa.

2.1 GESTOR ADMINISTRATIVO E O CONTADOR

As principais diferenças entre a função do administrador e a do contador, é de que o contador por sua vez deve ter as informações que são necessárias para direcionar a tomada de decisões, e já ao administrador cabe avaliar as demonstrações do contador, para que juntamente com o mesmo possa escolher qual a melhor forma de planejar, organizar e executar um bom trabalho em todos os setores de sua empresa, sendo assim, com base nos dados informados pelo contador o administrador poderá juntamente com o mesmo, estudar qual a melhor forma de financiamento ou investimento para sua empresa, ou seja o contador não se limita a apurar os impostos e a manter a contabilidade da empresa em dia.

Entre as diferentes profissões em que o contador pode atuar, destaca-se a de CONSULTOR CONTÁBIL, porque esta área da contabilidade está em grande desenvolvimento em nosso país, visto que este é um serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, e além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas, influencia diretamente o resultado atual e futuro da empresa, uma área com um grande futuro, uma vez que grande parte das empresas vem fechando por falta de uma visão mais ampla de mercado.

2.2. EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO

A Evolução da contabilidade passou por diversas transformações desde tempos muito antigos até hoje, historicamente três elementos básicos foram de suma importância: números, escrita e existência de moeda, mas o principal objetivo sempre foi o controle das riquezas. No decorrer da historia a contabilidade sofreu mudanças no sentido cultural, social, político e cientifico, seu desenvolvimento se deu á medida em que o homem buscava aprimorar seus conhecimentos. A ambição do homem pela riqueza, e a necessidade de controlar seu patrimônio permitiu o crescimento e amadurecimento da contabilidade. O fato é que a contabilidade tem diversos marcos importantes ao longo dos tempos, que tornaram a escrituração mais dinâmica e precisa, destacando-se como por exemplo, as partidas dobradas, que tem por principio básico manter o equilíbrio entre as contas contábeis, ou seja cada valor de débito corresponde a um mesmo valor de crédito. Este método foi criado por LUCA PACIOLI, um monge que viveu na Europa, durante a Idade Media, método este que pelo qual, através de pelo menos um lançamento de um debito e um credito, será registrado uma alteração ocorrida num determinado patrimônio, permitindo que ele permaneça equilibrado e se possa compreender melhor a dinâmica das contas contábeis.

A criação de grandes empresas, como multinacionais, que requerem muitos acionistas e grandes capitais contribuiu para o estabelecimento das teorias e práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com