TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal tarefa de contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: A principal tarefa de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

O que é Contabilidade 3

Patrimônio 5

Direitos 6

Obrigações 6

Elementos Patrimoniais 7

Balanço Patrimonial / relatório final 8

Balanço Patrimonial Ativo Passivo 9

Conclusão 10

Bibliografia 11

O que é contabilidade?

A contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio da empresa.

Quais os objetivos da contabilidade?

A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações essa de ordem econômica e financeira, que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

Quais são os usuários da contabilidade?

Todas as entidades econômico-administrativas que a utilizam para registrar e controlar a movimentação de seus patrimônios incluindo proprietário, acionistas, gerentes, administradores, clientes, fornecedores, bancos, governos etc..

Enfim, os usuários da contabilidade são todos aqueles que direta ou indiretamente utilizam as informações fornecidas por ela, seja para acompanhar o desenvolvimento da empresa seja para tomar decisões administrativas econômicas ou financeiras, seja para conhecer as garantias que a empresa oferece para cumprir seus compromissos junto aos seus clientes, fornecedores e principalmente ao fisco.

Por que a contabilidade é importante para toda empresa

Para que toda empresa seja adequadamente organizada e bem controlada para que possam atingir seus objetivos da melhor maneira possível. Atualmente as empresas buscam novas tecnologias com a evolução da competitividade, proporcionando desta forma um melhor planejamento tributário. A Contabilidade é um poderoso instrumento administrativo que exerce controle sobre impostos, taxas e contribuições, fornecendo informações seguras para as organizações e é importante, pois, através da Contabilidade é possível detectar os rumos das empresas, detectar e corrigir alguns procedimentos que podem levar a erros muitas vezes irreparáveis

A contabilidade é a linguagem dos negócios.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões , ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente , registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados , que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões .

O processo decisório decorrente das informações apuradas pela contabilidade não se restringe apenas aos administradores e gerentes da empresa , dentro de seus limites , mas também a outros segmentos , exteriores a ela como :

- Investidores

- Fornecedores de Bens e serviços a crédito

- Bancos

- Governo

- Sindicatos

- Outros Interessados

O objetivo principal da contabilidade, conforme sua estrutura conceitual básica , é o de permitira cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade , num sentido estático , bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

O usuário da contabilidade é qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em conhecer dados ( normalmente fornecidos pela contabilidade ) de uma dada entidade , seja ela uma empresa , órgão publico ou mesmo uma pessoa ou grupo de pessoas ( uma família por exemplo).

Os usuários podem ser internos ( gerentes, diretores, administradores , funcionário em geral) ou externos a empresa ( acionistas , instituições financeiras, fornecedores, governo e sindicatos).

Na verdade funcionários são usuários internos que ,pela contabilidade , sabem , por exemplo , se a empresa pode pagar seus salários e se eles tem espaço de crescimento nela .

A Contabilidade é importante para toda empresa porque através dela sabe o valor de seus ativos, receitas e despesas , a rentabilidade e lucratividade do negocio , produtividade da mão de obra e através disso pode realizar um bom planejamento tributário

O PATRIMÔNIO

CONCEITO

O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, e representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.

BENS

Bens, no sentido geral, são todas as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades

das pessoas ou empresas. Podem ser classificados em:

a) Bens Tangíveis: têm existência física, são palpáveis, e classificam-se em:

1. Bens Numerários: dinheiro;

2. Bens de Venda: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas, estoque de produtos em fabricação, estoque de produtos acabados;

3. Bens de Uso: imóveis, terrenos, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos, computadores, instalações;

4. Bens de Renda: imóveis para aluguel.

b) Bens Intangíveis: não são palpáveis, não possuem existência física, como por exemplo: capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes de invenção (documento pelo qual o Estado garante a pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção), franquias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com