TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A solução para o problema de matemática aplicada e sua exibição na área de contabilidade e gestão

Pesquisas Acadêmicas: A solução para o problema de matemática aplicada e sua exibição na área de contabilidade e gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 9

Esta ATPS consiste na produção de analise de um diretor a fim de ampliar seus negócios.

Visa ao aluno entender e demonstrar as diversas situações do dia a dia do profissional contábil e do administrador. Aprendendo por meio de este elaborado trabalho aplicar corretamente a matemática para se obtiver bons resultados.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo abordar a temática da Matemática Aplicada e sua representação na Contabilidade e Administração. Esta atividade é importante para que possamos compreender as diferentes situações do dia – a – dia e aplicar os conhecimentos de maneira correta para resolver vários problemas práticos envolvendo os conceitos teóricos estudados.

Destaques dos apresentados e problemas propostos.

• Contratação de funcionários

• Financiamento de computadores e periféricos

• Aquisição de Capital de Giro

• Cálculos de Juros

• Analise de endividamento da empresa

Os problemas abordam os seguintes conteúdos;

• Função de primeiro grau

• Função de segundo grau

• Elaboração de Gráficos

• Verificação de máximos e mínimos

• Função Potencial

• Função Exponencial

• Conceito de Derivadas

Função de 1º Grau - Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0. Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante. O gráfico de uma função polinomial do 1º grau, y = ax + b, com a 0, é uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy.

Função de 2º Grau - Uma função para ser do 2º grau precisa assumir algumas características, pois ela deve ser dos reais para os reais, definida pela fórmula f(x) = ax2 + bx + c, sendo que a, b e c são números reais com a diferente de zero. Concluímos que a condição para que uma função seja do 2º grau é que o valor de a, da forma geral, não pode ser igual a zero.

Então, podemos dizer que a definição de função do 2º grau é: f: R→ R definida por f(x) = ax2 + bx + c, com a Є R* e b e c Є R.

Função Exponencial - As funções exponenciais são aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. A função exponencial é a definida como sendo a inversa da função logarítmica natural, isto é:

Podemos concluir, então, que a função exponencial é definida por:

Função Racional - Uma função racional é uma função dada pelo quociente de dois polinômios. Isto é, funções racionais são da forma onde p e q são polinômios .

Função Composta - As funções correspondem a uma lei de proporcionalidade entre grandezas. A função composta é utilizada quando é possível relacionar mais de duas grandezas através de uma mesma função. Por exemplo, a altura que a lava e o vapor atingem em um vulcão em erupção é obtida em função da pressão dos gases no interior do Vulcão e da Terra. Contudo, essa pressão depende da temperatura atingida pela atividade vulcânica.

Veja que podemos relacionar diretamente a altura da lava e do vapor com a temperatura interna do vulcão. Isso remete à idéia geral de função composta.

Escreva a função Receita para Cada turno de aulas (manhã, tarde, noite e final de semana). Depois, calcule o valor médio das mensalidades e escreva outra função Receita para o valor obtido como média.

Manhã Tarde Noite Final de Semana

Qtde de alunos 180 200 140 60

Custo 200,00 200,00 150,00 130,00

Função Receita

R= p.q

Manhã

R= 200p+ 180q

Tarde

R = 200p + 200q

Noite

R= 140p+150q

Final de Semana

R= 60p + 130q

Receita em reais R$

Manhã Tarde Noite Final de Semana

Receita 36.000,00 40.000,00 21.000,00 7.800,00

Total 104.800,00

Valor médio = variação em preço 104.800

-------------------- = ________ = 180,69

Variação em quantidade 580

Receita Função para o valor obtido como média

R= 580p + 180,69q

Gráficos

Explique a diferença entre variação média e variação imediata

A variação média é definida em intervalos grandes e a imediata é definida em pequenos acréscimos chamados de diferenciais. O melhor exemplo disso é a velocidade média e instantânea. Se um carro percorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com