TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Monografias: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.178 Palavras (17 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

4 FORMAÇÃO DO PREÇO VENDA

5 ANALISE CUSTO/ VOLUME/LUCRO

6 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÕES

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos trabalha diretamente na tomada de decisão.

O segmento da indústria é marcado pela complexidade de seu processo produtivo e, consequentemente, na gestão de seus custos.

As empresas que atuam em um segmento com elevado número de concorrentes, sofrem constantes pressões externas, impulsionando-as à mudança de suas estratégias. Os gestores destas empresas sentem a necessidade de modernizar suas práticas de gestão.

Diariamente, observam-se demonstrações do mercado que uma boa gestão empresarial é condição de sobrevivência neste mundo globalizado. As empresas bem administradas permanecem sólidas e resistentes á economia mundial. Entidades com boa gestão de custos sofrem menos impactos que as concorrentes, que fecham suas portas posteriormente. Para a sequência no mercado a empresa necessita da capacidade dos gestores e conhecimento de mercado, juntamente com informações adequadas e precisas nas decisões estratégicas. Com este mercado competitivo, a concorrência trabalha com menores preços, diminuindo as margens de lucro, conquistando mais clientes no mercado. Os profissionais contábeis juntamente com a contabilidade trabalham eficientemente na determinação do custo do produto, determinando o preço de venda por parte da empresa.

Quando não se pode fixar um preço de venda para seus produtos e estabelecer qual é à margem de lucro que se deseja alcançar, chega-se à conclusão de que a empresa precisa reduzir seus níveis de custos, caso contrário, correrá o risco de apresentar margem negativa, ou seja, prejuízo na venda de seus produtos, ou ainda enfrentar dificuldades para vendê-los

2. DEDINICÕES CONCEITUAIS

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas á gestão de custos. Podem ser classificados quanto ao processo produtivo e ao modelo de gestão.

Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fabrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado.

Quanto ao processo produtivo, quando a fábrica produz de modo continuo, em serie ou em massa,

a preocupação da Contabilidade de custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases de produção (processos) e, em seguida, dividir esses custos pela quantidade de produtos fabricados no processo, durante certo período. O sistema de custos de itens individual ou grupos de itens. Em vez disso, todos os custos são acumulados por fase do processo por operação ou por departamentos (centro de custos) e alocados aos produtos em bases sistemáticas.

O sistema de ordem de produção é mais adequado quando a firma tem um processo produtivo não repetitivo e no qual cada produto ou grupo de produtos é mais ou menos diferente entre si.

Para a finalidade de controle das operações e dos próprios custos, procuram-se identificar os custos por departamentos, por setor, por centro, por unidade, etc. De acordo com esse pensamento, sempre haverá um responsável pela administração do objeto de custeio. Os custos serão identificados, direta ou indiretamente, aos departamentos ou aos centros de responsabilidade.

Assim, o sistema contábil deve ser preparado de acordo com a estrutura e objetivos organizacionais, representando a Contabilidade pela Responsabilidade uma das formas (modelos) de estruturação contábil baseada no critério de delegação da autoridade, seja ela por centro, departamento, atividade ou outras formas.

Compreendendo a mecânica desse modelo contábil, é possível apontar alguns objetivos da Contabilidade pela Responsabilidade, sendo eles: - a descentralização da tomada de decisão; - o controle das atividades/departamentos/pessoas;

- a motivação do quadro de pessoal e sua maior participação; - o planejamento de novas estratégias e projetos; - a avaliação do desempenho setorial e do pessoal.

CUSTEIO VARIÁVEL

Os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente ao volume produzido e aumentam na medida em que aumenta a produção, portanto se não houver produção seu valor será zero. Como por exemplo, é o caso da matéria-prima, que irá variar conforme a quantidade de produtos que forem produzidos.

No sistema de custos variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.

Vale lembrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com