TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AA COA CONA TABILIDADE

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

AA COA CONA TABILIDADE

  1. Juliana dos Santos Schmidt¹

Adriana de Souza Erbs²

        

  1. RESUMO

Analisando o fato de que a tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas do nosso cotidiano, vamos avaliar as alterações causadas em um ramo em especial, a contabilidade. Da mesma forma que nas pequenas e médias empresas que atuam no ramo da escrituração, a implantação de tal tecnologia reflete positivamente nos custos operacionais e otimização dos serviços, esta transformação obriga o profissional a se preparar, causando uma alteração na rotina destas organizações e uma mudança considerável em sua forma de operação, tornando este tema pauta de debates e discussões. Desta forma, o objetivo deste estudo é descrever a influência das novas tecnologias na escrituração contábil no dia a dia das pequenas e médias empresas do ramo, bem como demonstrar as mudanças na rotina do profissional contábil através de pesquisas em meio digital tais como artigos, publicações e também portais do Governo Federal onde é abordado o assunto.

Palavras chave: Tecnologia. Contabilidade. Profissional Contábil.

  1. 1. INTRODUÇÃO

Neste artigo apresentamos a evolução da contabilidade na era da tecnologia da informação. Com o avanço da tecnologia surgem também novas técnicas para auxiliar na identificação e avaliação dos acontecimentos econômicos e financeiros que afetam o patrimônio das organizações. Cada vez mais as empresas necessitam de um bom sistema de informações contábeis para que possam realizar a aplicação de técnicas inteligentes na tomada de decisões. Os avanços exigem mais dos sistemas operacionais não bastando apenas que realizem o processamento de dados, como também é necessário que processem informações, e compartilhem relatórios com precisão dos dados, facilitando assim a tomada de decisão dentro e fora da organização.

É extremamente importante o estudo da origem contábil para que possamos entender e analisar sua evolução onde fica evidente a adaptação do profissional contábil à tecnologia; seu uso para a divulgação de informações contábeis e a influência de recursos tecnológicos para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, principalmente a otimização na disponibilização de informações para o processo decisório nas organizações.

A metodologia a ser utilizada para o estudo desse tema será de pesquisas bibliográficas em obras diversas que tratam sobre o tema proposto, artigos e teses acadêmicas, entre outras fontes. O objetivo desse estudo é evidenciar o valor da inserção da tecnologia como instrumento de informações para auxiliar a todos, de um modo geral, nas formas de organização, administração, análise e principalmente, na tomada de decisões.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Contabilidade é tão antiga que pode se dizer que nasceu junto à história da civilização. “Para que se compreenda a Contabilidade, pois, como ramo importante do saber humano que é necessário, se faz remontar a suas profundas origens.” (SÁ, 2008, p.21).

Existem indícios do seu surgimento há 4.500 A.C, mas antes disso, há informações de que os povos primitivos já contabilizavam seus bens como rebanhos, ferramentas e plantas, praticando uma contabilidade básica. Todos os registros eram feitos por desenhos onde se utilizavam peças de argila e assim os povos mantinham seu controle sobre suas riquezas pessoais.

Existem vestígios encontrados por arqueólogos de 8000 anos atrás, onde já havia inscrições em cavernas demonstrando que o homem já utilizava técnicas para controlar seu patrimônio, mais tarde as grandes civilizações da antiguidade como os romanos, gregos e egípcios desenvolveram sistemas de controle patrimonial. (CRUZ; ANDRICH;  SCHIER, 2008, p.18).

Um grande passo rumo à evolução foi a invenção da escrita, começava assim uma nova era para a humanidade, pois assim a contabilidade poderia ter seus registros inseridos em livros, o que facilitaria a visualização da situação e também a tomada de decisões. No ano de 1340, tem se relatos de que surgia o primeiro sistema de escrituração por partidas dobradas em Gênova na Itália.

De acordo com Hendriksen e Breda, “os sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir nos séculos XIII e XIV em diversos centros de comércio do norte da Itália.” (2011, p. 39).

Com a iniciação da prática contábil os profissionais que realizavam a função eram chamados de ‘‘guarda-livros’’ pois os mesmos faziam a escrituração dos livros mercantis, preenchiam guias, calculavam os impostos e ainda mantinham a guarda dos livros com os devidos registros em segurança. Essa expressão foi desaparecendo com o tempo, surgindo assim a profissão de contabilista e contador.

Outro grande avanço da Contabilidade, foi quando surgiu a prensa de papel, criada por Johannes Gutemberg, a mesma servia para copiar os livros diários. O método causava grande sujeira, mas era o mais avançado da época. Entre 1450 e 1455, Gutenberg criou a primeira prensa para colar as folhas dos Livros Diários, método esse utilizado por um longo período de tempo, até meados do século passado.

As primeiras máquinas que auxiliavam na Contabilidade apenas somavam e subtraiam, eram de lento manuseio até que se conseguisse obter os resultados. Em meados do século XX surgiram as máquinas de escrever, porém, ainda por um longo período continuava se o uso do manuscrito para os registros nos livros. Em meados de 1964, surge um meio mais avançado de controle, o Kardex, tratava-se de uma ficha para inserir anotações sobre as mercadorias existentes e disponíveis nos estoques, podendo assim ter um melhor controle dos saldos finais de entradas e saídas de mercadorias.

A contabilidade foi aos poucos se adaptando e se tornando mais rápida e eficaz através das inovações que surgiam com o passar dos anos. Com a chegada da máquina de datilografar e calculadoras que já faziam as quatro operações, tudo foi se tornando mais rápido para os profissionais envolvidos na área.

Com o aprimoramento da tecnologia, chegava enfim a era dos computadores, inicialmente sem um mecanismo próprio para armazenamento, eram utilizados disquetes para que se pudesse ter acesso aos trabalhos já realizados. A inserção do processamento eletrônico de dados foi fundamental para o aprimoramento e crescimento da eficácia na área contábil, pois além de economizar espaço, o contador conseguia concluir em menos tempo os processos, visto que o que anteriormente era feito a mão, nessa época já era possível o armazenamento de maneira eletrônica na memória dos computadores o que facilitava o acesso imediato a dados e informações para análises e tomadas de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (265.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com