TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACQA CONTABILIDADE AVANCADA

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

Dhuliene Oliveira Freitas

1ª Parte - Capital Circulante Líquido (05 pontos)

De um modo geral, podemos entender que as origens dos recursos correspondem às fontes de financiamentos dos recursos que a empresa possui, ou seja, de onde vieram os recursos que compõem o patrimônio. Por sua vez, as aplicações dos recursos correspondem aos investimentos dos recursos da empresa, onde a entidade empresarial está investindo seus recursos. Neste sentido, ao estudar o Balanço Patrimonial, um dos mais importantes relatórios contábeis atuais, temos as contas representativas dos bens e direitos, que chamamos de Ativo, da mesma forma que, temos as contas que representam as obrigações com terceiros e com os sócios, que chamamos de Passivo e Patrimônio Líquido, respectivamente. Assim, já podemos entender que o Passivo demonstra as origens dos recursos, enquanto o Ativo mostra onde esses recursos foram aplicados. Tendo em vista as informações apresentadas, comente e dê 3 (três) exemplos sobre os itens que não afetam o Capital Circulante Líquido - CCL.

R: Aquisição de bens do Ativo Permanente (Investimentos ou Imobilizado) pagáveis em Longo Prazo; conversão de empréstimos de longo prazo em capital e despesas com depreciação, amortização e exaustão (contas redutoras do Ativo Permanente). Apesar de influir no Resultado do Exercício e reduzir o valor de Ativo não circulante, não deverão influir no Capital Circulante Líquido.

 

2ª Parte - O Balanço Social (06 pontos)

O balanço social favorece a todos os grupos que interagem com a empresa. Aos dirigentes, fornece informações úteis à tomada de decisões relativas aos programas sociais que a empresa desenvolve. Seu processo de realização estimula a participação dos funcionários na escolha de ações e projetos sociais, gerando um grau mais elevado de comunicação interna e integração nas relações entre dirigentes e o corpo funcional. Aos fornecedores e investidores, informa como a empresa encara suas responsabilidades em relação aos recursos humanos e à natureza. Para os consumidores, dá uma ideia de qual é a postura dos dirigentes e a qualidade do produto ou serviço oferecido, demonstrando o caminho que a empresa escolheu para construir sua marca. Ao Estado, ajuda na identificação e na formulação de políticas públicas. Neste sentido, faça o que se pede:

1. Pesquise e comente sobre a importância do balanço social para os consumidores finais das mercadorias, produtos ou serviços das entidades empresariais que procedem à elaboração e publicação do balanço social.

2. Relacione a obrigatoriedade ou a falta dela, com a importância do balanço social.

3. Pesquisa uma empresa que publique seu Balanço Social.

4. Analise o demonstrativo pesquisado e escreva um parágrafo a sua interpretação (opinião, crítica ou elogio) dos dados. Fundamente!

R: O Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, da forma mais transparente possível, informações econômicas e sociais, do desempenho das entidades, aos mais diferenciados usuários. Através dele a empresa mostra o que faz por seus empregados, dependentes, e pela população que recebe sua influência direta. Hoje o Balanço Social busca apresentar publicamente que a organização não somente que gera lucros, mas também está preocupada com as questões sociais, ou seja, com o desempenho social.

A empresa objeto de pesquisa foi a Indústria Faber-Castell. Em análise de seu balanço social e conhecendo a indústria pude analisar que A empresa, tem pautado suas ações por respeito ao ser humano e ao meio ambiente e sabe o quanto essa postura é importante para garantir um futuro saudável para as próximas gerações.

 

3ª Parte - Demonstração do Valor Adicionado - DVA (6 pontos)

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição durante determinado período. Seus dados, em sua grande maioria, são obtidos principalmente a partir da Demonstração do Resultado. Faça uma pesquisa sobre este demonstrativo (CPC 09), em seguida responda ao que se pede:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com