TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD contabilidade pública

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: William de Almeida Louzada

Curso: Administração Pública

Matrícula: 13213110242

Matéria: Contabilidade Pública

Atividade Avaliativa 1/2:

EXERCÍCIO PROPOSTO: Fazer uma comparação dos Subsistemas de Contas apresentado no livro do curso com a Resolução CFC n. 1.129/08, que aprovou a NBC T 16.2, Patrimônio e Sistemas Contábeis. Concluir sobre a atual estrutura dos Subsistemas em vigor. Apresentar uma correlação dos Subsistemas com as Classes do Plano de Contas. Mínimo de 1 lauda e máximo de 3 laudas (folha A4). Prazo estabelecido: 23:55 horas do dia  12/04/2015.


São relatados nos livro de Contabilidade Pública os seguintes subsistemas de contas:

Subsistema orçamentário: onde são registradas as movimentações orçamentárias sua aprovação e suas alterações posteriores.


Subsistema de compensação: registra os atos administrativos não orçamentários que causam alterações no patrimônio público.

Subsistema Financeiro: onde são registradas todas as movimentações financeiras de caráter orçamentário ou extra - orçamentário do passivo e do ativo financeiro.

Subsistema Patrimonial: neste subsistema são registradas as movimentações dos bens móveis e imóveis, da dívida e dos empréstimos concedidos e recebidos.


Também temos os seguintes subsistemas de contas na Resolução CFC nº 1.129/2008, que altera a NBCT 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis:


Subsistema orçamentário: que registra, processa e evidencia a movimentação orçamentária e de planejamento. 


Subsistema patrimonial: que registra, processa e evidencia os atos e fatos financeiros e não financeiros que provocam alterações qualitativas e ou quantitativas no patrimônio público.

Subsistema de custos: registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços produzidos e ofertados a sociedade.


Subsistema de compensação: que registra, processa e evidencia os atos administrativos dos quais seus efeitos causam alterações no patrimônio da entidade e as funções específicas de controle.


Podemos notar que a cada dia a atual estrutura dos subsistemas de contas demonstra a mudança do foco da administração pública que hoje se preocupa em analisar e medir a eficiência, a eficácia e a efetividade da gestão pública. Através do sistema de contabilidade utilizando-se dos subsistemas é possível, a partir da nova concepção, avaliar o desempenho da entidade, tendo em vista sua missão, o resultado obtido da execução de suas ações, a avaliação das metas descritas no planejamento, a avaliação dos riscos e melhor conhecimento de seu patrimônio.

Diante a relação entre os subsistemas de contas e o plano de contas é importante não confundir uma com a outra, é necessário observar que cada conta contábil está atrelada a um único subsistema de contas. Desta forma, é preciso observar os tipos de informações geradas pelo registro, processamento e evidenciação dos atos e fatos administrativos, se patrimonial ou de controle.

Ela sendo patrimonial é preciso verificar se sua natureza é financeira ou não financeira. Se de controle é necessário analisar se é de natureza orçamentária, de compensação, de controle diverso ou de custos. E com isso poderemos fazer uma melhor análise dos subsistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com