TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS EMBRAER - 2014 A 2018

Por:   •  29/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UFPR

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

EMBRAER S.A.

Analista:

  • Mateus Rodrigues de Souza

CURITIBA/PR

06/2019

  1. Introdução
  1. Contextualizando

A Embraer foi fundada em 1969 em São José dos Campos, no interior de São Paulo, pelo governo brasileiro a fim de fomentar o mercado da aviação e produção de aeronaves comerciais no país, além de produzir aeronaves comerciais também trabalhava em conjunto com a FAB – Força Aérea Brasileira para desenvolver e produzir aeronaves militares.

A empresa foi privatizada em 1994, mas o governo brasileiro manteve ações de classe especial. Essas ações foram criadas para o governo ter direito a veto, com isso, qualquer decisão estratégica, como troca de controle acionário e criação ou alteração de projetos militares, precisa, na prática, da aprovação do governo.

Hoje a empresa atua na fabricação de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, peças aeroespaciais, serviços de defesa e segurança e suporte na área. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é uma das empresas brasileiras que mais cresceu em volume de exportação. No ano de 2018, mundialmente, ficou atrás apenas das gigantes do setor Airbus e da Boeing, sendo a 3ª empresa que mais faturou no setor em que pertence.  A empresa tem uma concorrente direta que é a canadense Bombardier que atua no mesmo setor dentro da aviação comercial (jatos comerciais com capacidade para até 150 pessoas) e que disputa o 3º lugar mundial na comercialização de aviões comerciais.

No Brasil ela não possui nenhum concorrente direto, e no mundo apenas as já citadas Bombardier diretamente e as líderes do setor Airbus e Boeing, sendo que recentemente a EMBRAER vendeu 80% das suas operações no mercado comercial para a Boeing tornando-se assim business partners.

A Embraer abriu capital em 2000 e começou a negociar suas ações na B3, a bolsa de valores do Brasil, e na NYSE, a bolsa de valores de Nova York. Em 2006, adotou o modelo de companhia aberta de capital pulverizado. Isso quer dizer que nenhum dos acionistas da Embraer é controlador da empresa. A fabricante foi a primeira empresa do país a adotar o modelo pulverizado de capital.

Embora a sociedade possua apenas ações ON – Ordinárias Nominativas que, em tese, dão direto a voto, na pratica o seu estatuto garante que as decisões estejam sempre nas mãos de acionistas brasileiros. No estatuto da companhia existe uma cláusula que determina que a maioria dos votos em qualquer assembleia geral deve ser exercida pelos acionistas brasileiros. O total de votos permitido a acionistas estrangeiros, seja isoladamente ou em grupo, está limitado a 40% do total de acionistas presente às assembleias. A Embraer explica que o mecanismo “assegura o princípio estabelecido na privatização da empresa”. Esse limite só pode ser alterado por decreto presidencial. Já as decisões estratégicas da Embraer são decididas através do Conselho de Administração da companhia e aprovadas em assembleia com acionistas.

  1. Objetivos do Relatório

Com o intuito de entender a estrutura patrimonial e a saúde financeira da empresa este relatório visa demonstrar de maneira simplificada quais informações relevantes podemos retirar analisando as demonstrações contábeis tendo como base o ano de 2014 e como ela se desenvolveu até o ano de 2018.

Através dos relatórios contábeis padronizados disponibilizados no site da B3, sendo eles, balanço patrimonial Ativo e Passivo, Demonstração do resultado do exercício, as respectivas notas explicativas juntamente com os relatórios da administração dos respetivos anos, pretendemos chegar em uma visão ampla, mas concisa a respeito da saúde e da situação patrimonial/financeira da instituição.

A empresa vem adotando durante esses anos, boas práticas contábeis não possuindo nenhuma ressalva nos relatórios de auditoria além de ter estabelecido, no ano de 2018, uma revisão na aplicação dos CPCs, em especial no de investimentos avaliados ao valor justo, o que levou a companhia a reapresentar os dados contábeis de 2016, 2017 e 2018 que, embora não apresentem diferenças significativas para nossas analises, representam com mais fidedignidade a situação patrimonial da empresa o que demonstra um compromisso com as melhores práticas contábeis adotadas.

A EMBRAER tem como atividade principal a seguinte atividade: “30.41-5-00 - Fabricação de aeronaves” e está inserida no setor de “Bens Industriais -> Material de Transporte -> Material Aeronáutico e de Defesa”. Como já apresentado na contextualização, a empresa não possui muitas outras empresas que atuam no mesmo setor que ela e por isso as comparações dos seus índices com os do mercado precisam ser vistas e analisadas com receios, haja visto que ela possui não só uma realidade diferente de qualquer setor que pegarmos como métrica mas também possui um modelo de negócio bem diferente, com um ciclo operacional muito maior e um sistema de arrendamento mercantil e não de transferência do bem de fato, o que pode causar distorção em especial nas análises do capital de giro e liquidez da entidade.

  1. Desenvolvimento
  1. Analises Horizontal e Vertical

Verificando as demonstrações contábeis que refletem a posição patrimonial da empresa, seu conjunto de bens e direitos e suas obrigações percebemos que ela possui uma certa preocupação em manter seus bens de alta liquidez sempre suficientes para saldar suas obrigações de alta liquidez sendo que, em média, seu Ativo Circulante representou 58% durante os 5 anos, enquanto seu passivo circulante representou, em média, apenas 26% do seu passivo total e 39% do seu passivo exigível.

[pic 1]

O crescimento do seu Ativo Circulante se deu, em grande parte, pelo crescimento em aplicações financeiras com fins de garantia que estão vinculadas com as operações de venda internacionais, sendo que esta conta específica cresceu de 35 mil reais para mais de 1,3 bilhões de reais, o que significa uma evolução de cerca de 3,8 milhões percentual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (310 Kb)   docx (294.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com