TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP CONTABILIDADE

Por:   •  7/11/2015  •  Dissertação  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Cruzeira do Sul·

Refrigecomportátil S/A

Alunos:

Andressa de Araújo Campos – RGM 14116413

Adauton Melo – RGM 14140373

Alexandre Ferreira da Silva – RGM 14102200

Heitor Lima – RGM 14153661

Luiz Felipe – RGM 14148064

Rodrigo Telatim – RGM 14134934

Introdução

O Trabalho Jogos Empresariais permitiu colocar em prática a gestão empresarial aonde foi necessário construir uma empresa definindo a sua missão, visão, valores seguindo pelas quatro etapas propostas que são: preparação, planejamento, implementação e avaliação. Competia aos gestores da empresa REFRIGECOMPORTÁTIL S/A que tem como produto principal a venda de refrigeradores portáteis analisar o crescimento ou não da empresa no decorrer de 8 trimestres e tomar as decisões necessárias para cada período, aonde nos permitiu desenvolver habilidades na gestão para lidar com as adversidades da empresa, por exemplo:  problemas com demandas, matéria prima, greve de funcionários, oscilação cambial, acidentes, problemas com transportes, aumento de preços e impostos, etc.

Nossa missão é a de oferecer ao mercado uma alternativa superior ao produto regional, tanto em termos de qualidade quanto ao atendimento. Visando sempre a expansão do mercado, por isso escolhemos a região 2 pois é uma região que possui uma boa população e renda.

 

Etapas e estratégias utilizadas na tomada de decisões da empresa.

A REFRIGECOMPORTÁTIL S/A trabalhou na Região 2, pois  conforme estudo, essa era a região que atendia o foco e os objetivos da empresa, pois a região era uma intermediária em população e renda, facilitando para o crescimento da empresa. A região possui um grande potencial de demanda gerando assim lucratividade e destaque. Identificamos que os clientes da região buscavam qualidade e confiabilidade aonde investimos de tal maneira.  Além da região ter um potencial imensamente favorável em poder aquisitivo, no qual os clientes estão dispostos a pagar pelo produto. Investimos em propagandas acima do esperado para a região 2, pois buscamos liderança nessa região, ampliando assim o volume de vendas e lucratividade. Capacitamos vendedores para atender o cliente com mais excelência e fidelizar o mesmo. Visando o grande crescimento nas operações da empresa, investimos fortemente na marca e nos colaboradores, de forma que estejam preparados quando iniciarmos nossas operações além de abrir portas para a satisfação e comodidade de nossos colaboradores.  No Planejamento mercadológico, adquirimos funcionários especializados, aonde ativa a vontade de crescer junto ao mercado, tornando a REFRIGECOMPORTÁTIL S/A capaz de atender e aumentar o potencial da empresa.  Conquistamos oportunidades através de um estudo do mercado nacional, analisando o real desempenho da empresa em relação a demais empresas, sempre analisando os pontos fortes e fracos.  Para  alcançarmos bons resultados calculamos custos necessários como salários, depreciação, impostos, treinamento, investimento P&D para entender e estabelecer melhor nossas metas.  Obtivemos um resultado satisfatório, porém devido ameaças na região 2 como a perda de matéria prima, apagões, inflação  tivemos uma queda de vendas prejudicando a empresa, sendo necessário aumentar o preço do produto para tentar manter a lucratividade, e o minimizar os prejuízos

Análise dos prós e contras x Resultados obtidos.

Não realizamos os investimento necessário nos primeiros períodos da maneira adequada, e isso fez com que não obtivéssemos os lucros desejado, nos períodos seguintes, passamos a entender mais aspectos do
negócio, porém quando começamos a fazer ajustes como contratação de vendedores e desligamentos de operários,  gerou novamente custos elevados, por não ter feito altos investimento em momentos propícios, tentando visar um melhor relacionamento com os funcionários, aceitamos a proposta do Sindicato de imediato, afim de satisfazer as condições de nossos colaboradores, porém sem continuar a obtendo prejuízos para a empresa, porém essa decisão gerou um custou a mais para a empresa que era o Seguro de Saúde.

Durante o decorrer dos trimestres foi necessário realizar mudanças nos planejamentos, aplicando formas estratégicas dos fatores externos. Precisaríamos ter alisado todos os fatores em relação ao apagão, pois a região 3 que não foi afetada pelo apagão se fortalecia.  

A fim de minimizar a crise dos vendedores contratamos mais vendedores  porém obtivemos mais custo com demissão e treinamento de novos funcionários afim de suprir a necessidade.  Visando recuperar o valor perdido e a satisfação dos vendedores, realocamos esses funcionários nas regiões com uma boa quantidade de RPB para venda por vendedor e uma comissão razoável com porcentagem de lucro no mês que não os fizeram abandonar ou de desligar da empresa voluntariamente.  Porém observemos que o preço da matéria prima subiu e isso ocasionou queda na produção , aonde achamos necessário aumentar os nossos preços, para que vendêssemos tudo ou sobrassem para os  períodos seguintes, porém apenas conseguimos enxergar uma melhora pequena. Essa estratégia poderia estar bem mais equilibrada com o faturamento e não com a lucratividade como foi definido.
Grandes expansões de capacidade foram decididas ao longo dos períodos e expuseram a empresa a alto risco. A conjuntura da indústria no período mostrou a oferta global acima da demanda, um quadro que não sugeria investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com