TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Contabilidade Publica

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.635 Palavras (35 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 35

            [pic 1]

                  UNIVERSIDADE PAULISTA

                INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

                      CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

                                       

APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE PUBLICA E GOVERNAMENTAL – MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA

                       

                                                        SÃO PAULO - SP

             2017

 

  CASSIANO DANTAS COSTA                                    RA C57FAC -4

  JESSICA DA SILVA NASCIMENTO                          RA: C75115-4

  LUZIA MAURICIO TEIXEIRA                                     RA C7287D-7
 VICTOR HUGO NEVES VALENTE                            RA C494DI -1

PRÁTICAS CONTÁBEIS NO MUNICIPIO

DE TABOAO DA SERRA

                       

Atividade Prática Supervisionada – APS, trabalho

apresentado como exigência para a avaliação do

5° e  6° semestre do Curso de Ciências Contábeis da

Universidade Paulista, sob orientação do

Professora Priscilla Silva Silvestrin.

                    SÃO PAULO - SP

                 2017

SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

  1.  Histórico da Cidade

A história de Taboão da Serra começa por volta de 1910, quando um vilarejo chamado Vila Poá foi instalado nas margens dos córregos Poá e Pirajuçara. No início eram poucas casas, a maioria chácaras que se dedicavam à agricultura. Por ter localização privilegiada e clima ameno, muitas famílias começaram a se instalar em Taboão. No começo, a Vila Poá era longe de tudo, sem linhas de ônibus e para chegar até o centro da cidade era preciso ir a pé até o Butantã, de onde partia uma vez por dia uma jardineira. Com o passar dos anos e o crescimento populacional, o desejo de se emancipar e deixar de ser um subdistrito de Itapecerica da Serra aumentou e várias reuniões começaram a definir o rumo do que viria a ser Taboão da Serra. . A lei que criou o município de Taboão então foi ditada e aprovada na Assembleia em 1958 e promulgada pelo governador, sendo reeditada em 18/02/1959 e publicada em diário oficial em 19/02/1959. Portanto o município comemorava inicialmente a data de sua emancipação em 22/12/1958, posteriormente sendo alterada para 19/02.

  1. Fonte de maior exploração econômica

 Atualmente a maior fonte de exploração econômica do município segundo estudos feitos pelo IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística) e o portal da transparência do município de Taboão da Serra é gerada pela a arrecadação do ISSQN (Imposto sobre serviços de quaisquer naturezas).

  1. Cronograma

Essa Atividade Prática Supervisionada vai apresentar no desenvolvimento, os aspectos teóricos relevantes incluindo as formas de lançamento contábil, e ao final será feita uma conclusão comparando a Contabilidade Pública com a Contabilidade Empresarial. Por ultimo uma crítica acerca dos eventuais Demonstrativos Contábeis localizando as dificuldades do grupo

 

  1. Fundamentação teórica
  1. Disciplina aplicada: Contabilidade Pública e Governamental
  1. Disposições gerais

Esta Norma estabelece a conceituação, o objeto e o campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

  1. Definições

Para efeito desta Norma, entende-se por: Campo de Aplicação: espaço de atuação do Profissional de Contabilidade que demanda estudo, interpretação, identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação de fenômenos contábeis, decorrentes de variações patrimoniais em:

(a) entidades do setor público;

(b) ou de entidades que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades, no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas. Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito priva do, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)

  1. Instrumentalização do Controle Social:

Compromisso fundado na ética profissional, que pressupõe o exercício cotidiano de fornecer informações que sejam compreensíveis e úteis aos cidadãos no desempenho de sua soberana atividade de controle do uso de recursos e patrimônio público pelos agentes públicos.

  1. Normas e Técnicas Próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público:

O conjunto das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, seus conceitos e procedimentos de avaliação e mensuração, registro e divulgação de demonstrações contábeis, aplicação de técnicas que decorrem da evolução científica da Contabilidade, bem como quaisquer procedimentos técnicos de controle contábil e prestação de contas previstos, que propiciem o controle social, além da observância das normas aplicáveis.

  1. Patrimônio Público:

O conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor 6 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

  1. Projetos e ações de fins ideais:

Todos os esforços para movimentar e gerir recursos e patrimônio destinados a resolver problemas ou criar condições de promoção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (399.9 Kb)   docx (336 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com