TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE PRATICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.958 Palavras (12 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO INTERAÇÃO - CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

ATIVIDADES DE PRATICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

CAMPO GRANDE-MS

2015

ELLEN CAETANO DA SILVA                                         RA 411157

JOSÉ CARLOS DE PAULA CARDOSO                                        RA 438408

KLAUTTER DOUGLAS DE MORAES GONÇALVES                       RA 442393 

LEANDRO ROBLES ALVES                                        RA 438412

TÂNIA GABRIELLE VERÃO FLORENTIN                                        RA 409194

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Trabalho apresentado como exigência parcial de avaliação

Do Curso de Ciências Contábeis, 5º semestre, da ANHAGUERA Interativa,

Sob a orientação do Professor interativo

Me. Jefferson Dias

E do Professor Presencial Nilton de Mello Santos.



CAMPO GRANDE-MS

2015

INTRODUÇÃO

Ao abordarmos o assunto deste projeto de estudo, entenderemos que a “Análise de Investimento” servirá para explanar as características da análise de investimento, assim como, as formas e ferramentas utilizadas com esse propósito. Embora existam diversas técnicas para a análise de investimento, ater-se-á às mais difundidas na bibliografia específica e mais utilizadas pelos gestores financeiros.

A análise de investimento reside no emprego de técnicas especificas oriundas dos princípios financeiros com o objetivo de identificar a melhor opção entre diferentes possibilidades de investimento. Tecnicamente a análise se fundamenta em equações que tenham como objetivo específico identificar e mensurar se existe ou não viabilidade em um determinado investimento, ou seja, se existe ou não rentabilidade e, caso exista, quão rentável  é.

Sendo assim, é correto afirmar que a análise de investimento consiste em uma ferramenta fundamental e indispensável ao investidor com o propósito de demonstrar se pode ou não realizar o investimento em questão. Isso se faz importante uma vez que pode minimizar os riscos da operação.

ETAPA 1

Conceito de investimentos – Podemos definir de várias maneiras o processo de investimentos acreditamos que a melhor forma de encontrar bons investimentos são boas diligências e muitos trabalhos, investimento nada mais é do que bom relacionamento com a alta administração das empresas, processo de prospecção, analise, escolha e implementação, dentre as varias opções disponíveis no mercado fundamentalista de onde aplicar os recursos pessoais ou empresariais.

Analise de investimentos – a analise de investimentos é o ramo da administração financeira que objetiva descobrir, avaliar e escolher critérios e ferramentas pré-definidas, risco de mercado, risco de crédito, risco de liquidez, risco legal e risco operacional são expectativas a sua rentabilidade. Essas expectativas são conhecidas como retorno esperado do investimento dentre as várias opções de investimento no mercado (pulverizar os recursos) e mais adequada aos objetivos da empresa ou da pessoa física.

Tipos de investimentos – Diversificar tipos de investimentos é muito importante, escolher boas opções para compor uma carteira de investimento podem ser efetuados em diversos tipos de ativos, as combinações e características diferenciadas a cada perfis de retorno, risco e função econômica diversa. Investimentos financeiros podemos destacar dois grupos que são bem visado no mercado, valores mobiliários: Ações, debêntures, fundos de investimentos e clubes de investimentos. Outros investimentos: Poupanças, CDBs e RDBs e títulos públicos.

Todo tipo de investimento requer um cuidado em sua efetivação, as analises, opiniões e premissas, estimativas e projeções são feitas por analistas responsáveis por este mercado pois envolve volumes significativo de recursos obtidos, envolve decisões comprometedoras e de prazo longo, principalmente financeiros das empresas.        

As decisões de investimentos devem ser muito bem pensadas e ponderadas, assim, a tomada de decisão sobre investimentos deve ser bem embasada, pois erros nessas decisões podem implicar em importantes problemas para a gestão da empresa. Deve ser seguindo e respeitando critérios e usando ferramentas de analise que garantam maior segurança e confiabilidade na decisão tomada.

Desse modo, antes de se definir em qual ou quais projetos investir ou aplicar os recursos, deve-se determinar os critérios de analise de investimento e decisão, bem como as ferramentas de analise que se utilizara para a escolha do projeto a ser implantado.

Nessa projeção, o tipo de Investimento escolhido é de Caráter Privado, com apenas um Investidor, realizando a venda de chipas paraguaias, nome fantasia de Robles tudo gostoso S.A.

ETAPA 2

As técnicas de analise de investimentos são ferramentas desenvolvidas exclusivamente aos projetos enquadrados nesta categoria de atuação para a avaliação da viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. As teorias fundamentadas se baseiam em inúmeros estilos matemáticos que permitem a comparação entre as diversas opções de investimentos disponíveis no mercado.

Diversas técnicas diferenciam-se umas das outras se adequando para analise de projetos reais (industrias, terras de plantios, equipamentos, maquinas, etc.), outras são adequadas para analise de projetos financeiros de investimento (poupanças, TPF, ações e aplicações financeiras).

TMA: É uma taxa de juros, que ao se fazer um investimento o investidor espera um retorno pelo menos igual a essa taxa. A TMA é única para cada investidor e não existe fórmula matemática para calculá-la, pois ela pode variar com o tempo, ou seja, acha-se a serie uniforme equivalente a todos os custos e receitas para projeto utilizando-se a TMA. “O melhor projeto é aquele que tiver o maior saldo positivo”. Nesse método, os fluxos financeiros (saídas e entradas) são transformados em valores uniformes anuais (numa serie uniforme anual) pelo período equivalente a vida útil do projeto, usando como taxa de desconto (i) a taxa mínima de atratividade da empresa (TMA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (297.6 Kb)   docx (537.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com