TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: A presença da teoria contábil no cotidiano de pessoas e empresas

Seminário: ATPS: A presença da teoria contábil no cotidiano de pessoas e empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Seminário  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu através de qualquer tipo de legislação fiscal , ao contrario, surgiu através das necessidades da pratica do próprio gestor do patrimônio. Normalmente seu proprietário preocupado em elaborar um instrumento que lhe ajudasse a conhecer, a controlar, medir resultados, obter informações dos produtos, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio.

Esse trabalho irá mostrar a forma que a contabilidade ajuda na tomada de decisões não apenas na parte financeira da empresa, mais também na nossa parte financeira particular. Mostrará também que através dos agentes Ativo e Passivo, fica mais fácil de visualizar o andamento da empresa, ou seja, o Patrimônio liquido dela a fim de verificar se a o sistema financeiro da empresa esta estável ou não e o que é preciso para melhorar.

1.1– Objetivo

Desenvolver e apresentar esta atividade de auto desenvolvimento com base no livro texto da disciplina de contabilidade IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; FARIA, Ana Cristina de. à teoria da Contabilidade para o nível de graduação, e através de pesquisas realizadas pelo grupo,

1.1.1- Objetivo Geral

Compreender onde a teoria da contabilidade esta presente no dia a dia das pessoas e empresas através de pesquisas e estudos da matéria.

1.1.2 objetivos específicos

Compreender a importância da contabilidade nas empresas e no nosso dia a dia para que possamos com esse tema praticar com excelência a contabilidade na vida pessoal e profissional.

2.1 – Histórias da Contabilidade

Elaboração das respostas resolvidas pela equipe:

a) Quem praticava uma contabilidade rudimentar era o Homem Primitivo com a necessidade de controlar seus instrumentos de caça, pesca e seus rebanhos na época aproximada de 3.000 anos antes de Cristo.

b) Foram encontrados os Primeiros Registros Patrimoniais na Mesopotâmia entre os rios Tigres e Eufrates na atual Iraque.

c) Os primeiros livros contábeis eram desenvolvidos no papiro, e foram encontrados no Egito.

d) Os fenícios foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias, quando eles simplificaram os registros por símbolos foi uma mudança significativa que ocorreu naquela época.

e) O reinado que se expandiu por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado foi o reinado da Península Itálica.

f) Luca Pacioli foi frade franciscano, que contribuiu para a contabilidade com o principio contábil.

g) O método das Partidas Dobradas é a causa, efeito do fenômeno patrimonial com os termos débito e crédito.

h) Os Provedores da Fazenda eram Os que hoje são chamados de Contador.

i) O Ensino da Contabilidade no Brasil se iniciou em 1810 com a aula do comercio da corte.

j) A mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil Brasileira é a Associação dos Guarda-Livros da Corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro.

k) O primeiro Congresso Nacional de Contabilidade foi realizado em 1924 na cidade do Rio de Janeiro.

l) O Presidente que sancionou a lei que reconhecia a atividade de Contabilidade no Brasil foi o Presidente Eurico Gaspar Dutra.

m) Ábaco é um contador, que surgiu a cerca de 3500 anos atrás e a sua função era fazer Contagem.

n) A primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com