TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração - Teorias Da Adm

Casos: Atps Administração - Teorias Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  4.014 Palavras (17 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Ao se tratar da Teoria Geral da Administração (TGA), abordam-se as Teorias Administrativas que são uma resenha de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia -a- dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo essencial de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.

A partir do século XX as Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida, quando, após o advento e conseqüência da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar as produções.

Anteriormente as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias, normas de acordo com as suas necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.

A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, foram datados do final do século XIX ao início do século XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.

Portanto, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e da relevância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual se vive não há um único lugar na terra que não demande ser administrado. Sem os critérios adotados atualmente pela administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.

As funções básicas são essenciais para o administrador, como condição imprescindível para entender e atuar no mundo do trabalho do século XXI, que passa por grandes mudanças.

É unânime a afirmação dos estudiosos, de que há “muita pressa” em se buscar soluções para tudo que gera dificuldade em ser resolvido e, para resolver problemas dessa natureza, somente o conhecimento e as informações geradas por ele poderão dar a certeza de se poder contar sabiamente com as soluções solicitadas.

Segundo Chiavenato (2003, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.

1. Surgimento das Teorias

As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo a analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho.

O pensamento administrativo acompanha momentos históricos, políticos e sociais e se diferem entre si pela ênfase em certos tópicos e conteúdos específicos. No entanto, todas as teorias divergem para cinco temas em comum: pessoas, ambiente, estrutura, tarefas e tecnologia.

Segundo Jean-Jacques Rousseau, na Teoria do Contrato Social, o homem constitui um ser de natureza pacífica e acaba por ser alterado pela sociedade. Karl Marx e Engels defendiam a teoria do Estado como força da dominação sobre o homem. No Marxismo a natureza humana limitada no seu tempo e espaço se opõe ou desejo idealista.

Tanto a Igreja Católica como a organização militar tinham como influência o poder centralizado, porém o segundo determinou a divisão por hierarquia tendo como preceitos a disciplina e a unidade de direção, mostrando a importância de que todos os envolvidos tivessem ciência de suas funções e dos objetivos finais.

Os economistas influenciaram as teorias administrativas com o conceito de livre concorrência, motivadas pelas mudanças drásticas ocorridas no setor industrial como a produção em larga escala e a divisão do trabalho.

No início da Revolução Industrial, os produtos deixam de ser fabricados por estrutura familiar sendo assim de forma artesanal e passam a fabricação por complexo industrial com o surgimento das máquinas a vapor, em seguida a invenção do motor a combustão e eletricidade, aumento da demanda trabalhista, produção em larga escala, péssimas condições de trabalho, conflitos trabalhistas, cenário em que foi criada a primeira lei trabalhista na Inglaterra, (1903 – Teoria Cientifica).

2. Teorias Administrativas

Com o decorrer do tempo a administração e as organizações começaram a sofrer fortes transformações, as empresas privadas, em particular, operam dentro de um contexto muito competitivo e precisam aprimorar sua eficiência: fazer mais, com menos recursos. Aumentou-se, no entanto, a importância da administração empreendedora: movimento que estimula as pessoas a serem seus próprios patrões. Com essa tendência, a idéia de administração participativa ganha mais espaço no mercado, pois dessa forma será preciso educar e treinar seus operacionais para se tornarem seus gerentes.

2.1. Teoria Cientifica

Surgiu durante a Revolução Industrial e teve como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário. Acreditava-se que quanto maior a gratificação salarial maior a produção, observou-se também à influência do ambiente no aumento da produção, como a melhora da ventilação e iluminação. Com a especialização do trabalhador também surgiu à especialização do elemento supervisor, na qual o operário passa a reportar a diferentes supervisores as diferentes tarefas.

Dentre as críticas a essa teoria há o fato de não levar em consideração as relações humanas, de forma a tratar o ser humano como parte da engrenagem, pesquisas posteriores comprovaram que a especialização do trabalhador não é compatível com o aumento da produção.

A abordagem básica da Escola da Administração Científica se baseia na ênfase colocada nas tarefas.

O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração. A Escola da Administração Científica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com