TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, e a demonstração dos fluxos de caixa

Seminário: ATPS: Balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, e a demonstração dos fluxos de caixa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  5.847 Palavras (24 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

Introdução

1- definição de ativo, passivo, patrimônio liquido, receitas , despesas ,perdas e ganhos.

1.1 Resumo conceituando o ativo e enfatizando o ativo intangível.

1.2 resumo conceituando o passivo, patrimônio liquido e enfatizando as contas de reservas

1.3 texto conceituando receitas, despesas, perdas e ganhos

1.4 relatório com os resumos realizados

2- Balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, e a demonstração dos fluxos de caixa.

2.1 A importância do balanço patrimonial

2.2 A importância e as principais características do DRE

2.3- Quadro comparativo

3- As normas do conselho de contabilidade sobre escrituração contábil , sociedades e considerações sobre as mudanças nas demonstração financeiras

3.1- resumo com as principais atribuições impostas pelas normas brasileiras de contabilidade

3.2Quadro comparativo

3.3 As principais alterações que a lei trouxe para os princípios básicos da contabilidade

3.4 boletim contábil

4- Considerações finais

5- Conclusão

6- bibliografia

INTRODUÇÃO

O presente trabalho enfatiza a importância da contabilidade para as entidades então

A gestão passou a ser peça fundamental em todo tipo de negócio, e na contabilidade apresenta-se como ferramenta de sucesso para o avanço das empresas, utilizando-se de seu conhecimento técnico e teórico para direcionar a tomada de decisão no contexto empresarial.

Contadores, administradores e os responsáveis pela gestão das empresas vêm tendo dificuldades na sua área de atuação, na medida em que as informações fazem-se necessárias para tomada de decisões e o sucesso da gestão.

A contabilidade gerencial planeja, analisa e organiza os dados da empresa, de forma a interpretá-los e indicar as deliberações que contribuam para o sucesso do empreendimento.

Conceituando o ativo e enfatizando o ativo intangível.

Conceito de ativo: O conceito clássico - O ativo será sempre classificação ou grupo, contudo, é necessário o entendimento da sua natureza e características gerais.

O FASB oferece o seguinte conceito de ativos: “Ativos são prováveis benefícios econômicos futuros obtidos por uma entidade em particular como resultado de transações ou eventos passados”.

Prováveis benefícios econômicos futuros: Os benefícios econômicos futuros são prováveis porque se referem ao futuro e, desta forma, podem apenas ser razoavelmente esperados, pois o negócio e a atividade ocorrem em um ambiente caracterizado por incerteza, no qual nem todo resultado pode ser definido.

Uma aplicação em ações, com sua utilização através do tempo, como ativo de uma empresa, provavelmente gerará o benefício econômico futuro da receita financeira, assim como a escola publica como ativo do estado, com sua utilização, provavelmente tornará a população mais produtiva, tendo como consequência o benefício econômico futuro através do incremento da receita para o Estado. Consequentemente este componente da definição é suficientemente amplo, podendo ser aplicado aos vários tipos de entidades, incluindo a organização sem fim lucrativo.

Obtidos e controlados por uma mesma entidade em particular: Existem muitos ativos no mundo, porém para ser de uma entidade é necessário que seus benefícios sejam vinculados a essa entidade. Na aquisição de um bem através do Instituto de Alienação Fiduciária – LEASING, sua característica é a da posse com o financiado e a propriedade com o agente financeiro. Em contabilidade, porém, o bem é um ativo do financiado, que tem o direito de controlar e obter o serviço fornecido pelo bem, portanto o elemento principal, para bens contábeis, foi caracterizado pelo controle, desta forma tornando irrelevante a posse ou propriedade do bem. O objetivo da contabilidade não é alcançado quando se vincula somente à precisão de conceitos legais, torna-se necessário se concentrar na substância econômica da operação e do evento que afetado desempenho operacional e as finanças da entidade. Visto desta forma, a contabilidade evidencia como ativo o objeto econômico, que tem como atributo o “controle” por parte da entidade.

Resultado de transações ou eventos passados: A inclusão desta qualificação, na definição de ativo é parar assegurar que o ativo contingente seja excluído. Por exemplo, um bem já adquirido por uma entidade é um ativo, porém um bem a ser adquirido, de acordo com o orçamento, não é um ativo, pois a operação ainda não se concretizou.

A assinatura de um contrato é um evento. Contudo, um contrato para execução do futuro, por determinado preço, não é qualificado para registro como ativo. Isto é justificado pelo ponto de vista comum na Contabilidade de que as promessas são compensadas entre di e nada precisa ser registrado até que haja desempenho dentro do contrato.

Avaliação do ativo: Em função do Princípio da Continuidade, os ativos são normalmente avaliados por algum tipo de valor de custo (valor de entrada), considerados mais adequados do que valores de saída como base geral de avaliação.

São três basicamente os métodos empregados para a avaliação de bens intangíveis, podendo ser utilizados combinadamente entre si ou de forma isolada:

1. Valor de mercado: É o valor alcançado pelo bem a ser avaliado que depende do interesse do mercado, na base da lei da oferta e da procura. Em termos práticos, o valor de mercado é o valor real de um bem qualquer, já que o mesmo se encontra sujeito à disponibilidade, ou não, dos valores efetivos para as transações de compra e venda no mercado no momento de concluir-se a operação comercial.

2. Custo: É o valor proveniente do resultado numa avaliação onde são consideradas as variáveis que envolveram o investimento necessário para um bem intangível alcançar determinada performance. O custo de investimento poderá considerar ou não valores subjetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com