TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE DE CUSTO

Por:   •  6/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

1. TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA

As palavras GASTOS, CUSTOS, DESEMBOLSAM E INVESTIMENTO, não são as mesmas coisas, ambos têm definições diferentes e tem aplicações diferentes entre si na gestão de uma empresa.

Gastos – são como uma totalidade é um conceito extremamente amplo. É tudo que a empresa usou pra conseguir atingir seus objetivos.

Há gasto com compras de matéria- prima, gastos com mão de obra, tanto na produção, como honorários administrativos.

Tudo o que a empresa gastou pra realizar seus objetivos se enquadra com gastos. Porém tem alguns subgrupos e a definições diferentes para cada uma delas.

Custos – são esforços monetários que estão ligados direta ou indiretamente na produção de seus produtos ou serviços prestados. Matéria- prima é um gasto mais também é um investimento, só assim ficou durante o tempo de estocagem, no momento de sua utilização essa matéria-prima se torna custo para a empresa.

Tudo que a empresa usou para a produção final é considerada custo.

Despesas – são esforços monetários que a empresa realizou em um determinado período, mais não está ligada diretamente a execução final da produção do produto. Comissão do vendedor é um gasto que se torna imediatamente uma despesa.

O pagamento de salários dos funcionários da administração tem uma parcela reconhecida como despesa.

Desembolso – são os pagamentos que saem do caixa ou banco. Pode ocorrer antes, durante ou após, a entrada da utilidade comprada. Pagamento de computadores para a administração.

Investimento – são todas as aquisições de bens ou serviços que são estocados no ATIVO. Compra de matéria- prima é um investimento que irá se tornar um custo quando assim for solicitado pela linha de produção mediante as requisições ao almoxarifado.

As aquisições de material de embalagem antes de ser usado pela produção também é um investimento.

Perda – são bens ou serviços consumidos de forma normal ou anormal. Uma perda de algum tipo de material usado na manufaturarão de um determinado na linha de produção é considerado uma perda normal, pois esse tipo de perda já está agregado ao custo desse produto que fora produzido.

Porém a ocorrência de uma inundação devido a uma forte chuva com que fez com que se perdesse uma boa parte da produção é considerada uma perda anormal pois não pode se prevê a uma inundação.

2. CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS

Custos Diretos podem ser diretamente ligados a cada produto no momento da sua produção e está ligado diretamente a um tipo de bem ou função de custo. Dispensando rateios, aqueles que estão incluídos no cálculo dos produtos.

O custo direto pode ser calculado de maneira clara e objetiva.

Toda matéria-prima, mão de obra que é alocada diretamente ao produto em sua produção é determinado como custo direto.

Para se souber qual é o consumo de matérias usado para a fabricação direta de um produto ou serviço basta a empresa manter um sistema de requisições eficientes para se souber bem qual os matérias que são utilizados pela linha de produção retirados do almoxarifado.

Quanto menor o custo direto que a empresa tenha na produção melhor será o desempenho monetário. Nas empresas de serviços se faz o acompanhamento da ordem de serviço sempre ligando (anotando) tudo como: mão de obra, matérias – primas, serviços subcontratados e etc.

Custos indiretos são gastos de uma empresa, mais eles não estão diretamente ligados a produção de um produto necessita a utilização de alguns critérios de rateio para se fazer tais verificações. Os custos indiretos dependem de cálculos, esses parâmetros são chamados de critério de rateio.

Tais como a energia elétrica a água que sãos utilizados no processo de produção passam por esses rateios para se alocar seus custos aos produtos pela empresa produzida. Todo serviço prestado como o óleo trocado nos equipamentos da linha de produção gera um custo indiretos.

Custos fixos são gastos que permanece constante independente do volume da produção.

Havendo uma variação na produção para mais ou para menos não consistem nos valores desses custos. O aluguel de um imóvel da indústria é o mesmo em cada período isso independe do volume produzido pela empresa.

Mas é importante ressaltar que os custos fixos não são eternamente fixos , podendo haver variações em grandes oscilações no volume de produção.

Custos variáveis são custos que aumentam ou diminuem proporcionalmente quando a essa variação na produção, o mesmo acontece em uma empresa de prestadora de serviços o custo variam conforme a produção. De tal maneira que os custos variáveis crescem a maneira que as atividades aumentam e tem um redução a medida que haja uma queda na produção ou serviços prestados.

O valor é constante por unidade independente da quantidade produzida.

A alocação aos produtos é feitas de forma direta sem as necessidades de critérios de rateios.

3. QUESTIONÁRIO

Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos (I),Custos (C), Despesa (D) ou Perda (P), seguindo a terminologia contábil:

(I) Compra de Matéria- prima

(C) Consumo de energia elétrica

(C) Utilização de mão de obra

(D) Consumo de combustível

(D) Gostos com pessoal de faturamento (salário)

(I) Aquisição de máquinas

(C) Depreciação das máquinas

(C) Comissões proporcionais às vendas

( D) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral ( salário)

( C) Depreciação do prédio da Empresa

( C ) Consumo de matéria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com