TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE DE CUSTOS

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.179 Palavras (25 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        .......3

2. CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO – EMPORIO LTDA        4

3. CAPÍTULO 02 – ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE        6

4. CAPÍTULO 03 – MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS        13

5. CAPÍTULO 04 – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS        16

6. CAPÍTULO 05 - O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO .............................17

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.        19

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        20

9. ANEXO I        21


  1. INTRODUÇÃO

        Os investimentos são necessários tanto para a economia do país, na medida em que aumenta o PIB a longo prazo, quanto para as empresas que poderão expandir seu negócio ou repor seu capital. As organizações podem investir na compra de títulos financeiros ou valores imobiliários ou no financiamento de capital (inversão de ativos vinculados a um processo produtivo).

        Atualmente é muito comum ouvir falar sobre “Investimento”. As pessoas relacionam esse termo com diferentes assuntos, desde ingressar em um curso até a compra de uma casa ou a aplicação de dinheiro na caderneta de poupança.

        Desse modo, o mercado atual apresenta diversas oportunidades de investimento e o investidor deve analisar qual será mais viável, qual lhe trará um melhor retorno, levando em consideração as características econômicas, financeiras e do ambiente empresarial.

        Entendendo, então, a importância da análise dos investimentos para o sucesso da organização. Além de conceitos e importância, entre outras informações relevantes sobre o fluxo de caixa relevante, métodos de análise de investimentos, efeito da inflação na análise de investimentos, bem como do imposto de renda e da depreciação.

        


  1. CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO – EMPORIO S/A

        Este capítulo tem por objetivo apresentar as características do projeto de investimento da loja de empório s/a  localizada na Avenida Bernardo vieira de melo s/n município de Jaboatão dos Guararapes /PE.

A empresa terá como foco a comercialização de material de limpeza, decoração, presentes e festas e infantis. A estrutura da empresa será moderna. Um diferencial utilizado pela loja é o cantinho destinado às crianças. A intenção da criação deste espaço é proporcionar muita diversão e lazer para as crianças e ao mesmo tempo tranquilizar os pais na hora das compras.

Os clientes alvos da EMPORIO LTDA serão os condomínios de maneira geral, que, conforme pesquisas mercadológicas são as maiores consumidores de  material de limpeza em virtude de não apenas adquirirem mercadorias para si como também para toda a família. Contudo, os profissionais da loja estarão preparados para atender a todos os públicos, também visamos oferecer produtos sofisticados e  de qualidades  estando sempre atentas as tendências e a necessidade dos clientes ou das administradoras dessas condomínios  , mas não deixando de se preocupar em ter em seu estabelecimento com espaços para novas mudanças.

2.1. Competência dos responsáveis

A Empório s/a será administrada pela proprietária OLIMPIA PEREEIRA, bacharel em Ciências Contábeis, a qual será responsável por todas as operações da loja. Para auxilia-la no atendimento ao cliente, organização de estoque e logística que  contará com a colaboração de 03 funcionária qualificada e preparados para o atendimentos dos clientes.

2.2. Investimento:

Por meio deste estudo, verificou-se que o investimento total previsto da EMPORIO LTDA é de R$ 63.506,58, sendo que 17,5% referem-se a investimentos fixos, 74% capital de giro necessário para que a empresa, o qual se refere ao estoque inicial e caixa mínimo necessário para que a empresa financie suas operações iniciais e 8,5% referente aos investimentos pré-operacionais, dentre estes: despesas de legalização reforma divulgação, dentre outras.

2.3. Concorrentes e Fornecedores:

Com base nas informações adquiridas por meio da pesquisa mercadológica pela empresa AC Nielsen, a qual foi aplicada nas redondezas  de Jaboatão dos Guararapes e circo vizinhas, verificou-se que os futuros concorrentes da loja são os comércios de material de limpeza de pequeno porte do nosso município.

         

2.4. Publicidade e Promoção:

A empresa terá como diferencial as promoções, que serão realizadas ao início e final do ano.  Além de promoções em datas especiais como dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados, oferecendo ótimos descontos para pagamento à vista. O meio de divulgação utilizado será divulgação na rádio do município.

2.5. Plano Financeiro:

O plano financeiro da EMPORIO LTDA abrange a estimativa dos investimentos fixos, capital de giro, gastos pré-operacionais, investimento total, a estimativa do faturamento mensal da empresa, estimativa do custo de comercialização, apuração do custo da mercadoria vendida – CMV, custos com mão-de-obra, depreciação, custos fixos mensais, demonstrativos do resultado – DRE, bem como os indicadores de viabilidade (ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e o prazo de retorno do investimento, entre outros).

2.6. Estimativa Capital de Giro:

A estimativa de capital de giro está relacionada aos recursos necessários para o normal funcionamento da loja. Obtendo os resultados deve-se somá-los para saber o valor necessário de capital de giro. Para encontrar o valor de caixa mínimo da empresa, estimou-se o prazo médio de recebimento das vendas bem como o prazo médio de pagamento a fornecedores. Deste modo, para calcular o prazo médio de recebimento das vendas, obteve-se como base a pesquisa mercadológica realizada, a qual apresentou que 45% dos respondentes efetuam suas compras a prazo, 40% à vista e 15% cartão de crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (375.2 Kb)   docx (117.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com