TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE TRIBUTARIA

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

 

 

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                                                                                   

 

Robson Zamarion de Godoi 

RA: 1299937226

 

GUARULHOS

2014

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Robson Zamarion de Godoi 

RA: 1299937226

 

 

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                                                                                   

 

Trabalho de Atividade Práticas Supervisionadas apresentado à disciplina de Contabilidade Tributária da Faculdade Anhanguera Educacional, sob a orientação do professor José de Paula.

GUARULHOS

2014

SUMÁRIO

  1. ETAPA 1...........................................................................................................

 1   Passo 1...............................................................................................................

              1.1 Contabilidade nas Empresas............................................................

1.2 Passo 2.............................................................................................................

          1.2.1 Classificação dos Tributos...............................................................

1.3 Passo 3...............................................................................................................

             1.3.1 Criação do Produto...........................................................................

  1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...................................................................

  1. ETAPA 1

Aula-tema: Principais Funções e Atividades da Contabilidade Tributária; Principais Funções do Planejamento Financeiro/Tributário.

  1. Passo 1

1.1.1 Contabilidade nas Empresas        

De acordo com o texto, seu objetivo é levar o leitor ao conhecimento de que as organizações devem ter diante aos impactos da carga tributária para a customização de seus produtos, assim como os incentivos que podem diminuí-los. De imediato, o texto dá ênfase à questão para o momento frágil que passam as empresas brasileiras na qual se refere à obrigação tributária, onde o fato causador é o aquecimento da economia interna. Contudo, torna-se frágil por causa das adequações internacionais inseridas na contabilidade brasileira e novas tecnologias tributárias, onde exige maior transparência e controle interno das empresas, visando à redução da informalidade e sonegação fiscal.

Devido à maior exigência de conhecimento técnico e específico, os empresários estão começando a sentir tais mudanças, nas quais possam trazer certa minoria em seus riscos. O autor, por sua vez ressalta a falta de informações entre a maioria das empresas quando se trata do real impacto, onde desconhecem os incentivos que podem diminuí-los, e assim acabam optando por nada comerciais e passíveis de riscos. Portanto, as empresas devem ter um Diagnóstico Empresarial, para que assim elas possam identificar seus pontos fortes e pontos fracos, na qual o autor cita no texto a pesquisa de mercado, o controle de estoques, o controle dos custos e despesas e entre vários outros pontos que venha a contribuir com a empresa.

Segundo o autor, Contabilidade Tributária identifica, trata, e gerencia os tributos que são inseridos nos fatos e atos contábeis que tem tendência a viabilizar o patrimônio da empresa. Contudo, torna-se necessário ter informação e bastante conhecimento dos tributos para essa contabilidade, assim como conhecimentos dos regulamentos, normativos, e portarias, e suas atualizações para que o exercício tenha bons resultados.

Os Empresários estão de certa forma inquietos por não terem uma preparação adequada para a adequação internacional na contabilidade brasileira na adoção dos princípios internacionais e com as inovações tributárias, onde  esse despreparo poderá acarretar em grandes consequências.

Para o autor, o que lhe atrai a atenção é a exigência dos ajustes monetários, na qual não está nutrida na contabilização dos fatos e gerará tributos a recolher. Por sua vez explica o que é o PES - Planejamento Estratégico Sustentável, onde é um dos maiores e melhores instrumentos que as empresas devem utilizar, ou seja, é muito mais do que um mecanismo que foi criado para orientar investidores, onde retrata melhor a realidade efetiva da empresa para se tomar decisões estratégicas. Todos tentam ir atrás de uma visão mais ampla do desempenho de tudo o que administram, querendo assim entender se o resultado alcançado é sustentável, e se também se encontra alinhado à estratégia e se favorece o desenvolvimento das pessoas, como cidadãos e funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com