TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Características da análise vertical e horizontal

Seminário: ATPS: Características da análise vertical e horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 3

Temos por base que a Análise das Demonstrações é um importante instrumento que os administradores utilizem o aperfeiçoamento dos resultados e criar novas situações para a empresa.Todas as demonstrações podem ser analisadas, entre as principais destacam-se: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (ou mutações do Patrimônio Líquido), Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício são as principais demonstrações e são elas que serão destacadas nessa pesquisa pela forma que as mesmas são evidenciadas.

Análise Vertical e Horizontal

Essas análises são técnicas para analisar as demonstrações financeiras. As características da analise vertical e horizontal é comparar valores de certo período, com valores do período anterior para mostrar a relevância, crescimento ou decrescimento.

A análise vertical nos ajuda na avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e nos fornece de forma detalhada a evolução de cada conta em relação ao total do ativo, passivo, patrimônio líquido e DRE.

A análise horizontal nos fornece informações que nos permite verificar a evolução dos elementos do BD e da DRE e um determinado período. Chamamos de numero índice a relação existente entre o valor de uma conta em uma determinada data e o valor obtido na data-base ou ano-base.

Às vezes uma conta pode ter um grande crescimento, mas sua representatividade no balanço é pequena, então o crescimento talvez não afete muito na empresa. Por isso, as duas análises devem ser utilizadas, porque as duas se completam.

* Tipo de balanço

A Legislação societária é o tipo mais comum, usado por todas as empresas LTDA. e S.A. de Capital Fechado. As empresas apresentam seus Balanços com valores nominais de cada período do balanço. As empresas de capital aberto(S.A) devem publicar seus balanços atualizando os valores para moeda da data do ultimo balanço. Qualquer variação será real.

* Capital Próprio e Capital de terceiros

O capital próprio é representado pelo patrimônio liquido, recursos dos sócios, mas estão sendo usados na empresa. Quanto maior os recursos próprios, menor será a precisão de depender do capital de terceiros. Recursos de terceiros são as dívidas de curtos e longos prazos mostradas no Passivo (Circulante Exigível). Têm duas formas: Recursos Naturais (Naturais da atividade normal e operacional da empresa) e Recursos Não Operacionais (Recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas, uma vez que suas fontes naturais não foram suficientes).

Técnicas de Análise por Índices e Indicadores de Gestão

Os indicadores de gestão são os critérios de medida de qualidade, custo ou tempo e tem como objetivo sintetizar as informações relevantes para que a empresa possa tomar decisões de forma rápida e segura, valorizando cada detalhe.

Os índices representam a situação atual da empresa, por isso não devem ser analisados isoladamente, mas sim em conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com