TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Conceito de Contabilidade

Seminário: ATPS: Conceito de Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  4.919 Palavras (20 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PESENCIAL – SÃO LUIS/MA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MACEDO 407090

DARCY MACIEL SILVEIRA FILHA 436620

FLAVIO HENRICK PESSOA DOS SANTOS 405551

JORGIANE DA SILVA MOREIRA 425277

MARIA CLAUDENICE SILVA CONCEIÇÃO 409856

ALDIMAR MARTINS BOTTENTUIT

São Luís, 2014

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PESENCIAL – SÃO LUIS/MA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MACEDO 407090

DARCY MACIEL SILVEIRA FILHA 436620

FLAVIO HENRICK PESSOA DOS SANTOS 405551

JORGIANE DA SILVA MOREIRA 425277

MARIA CLAUDENICE SILVA CONCEIÇÃO 409856

Atividade Prática Supervisionada: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito para Avaliação, obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa apresentado à Disciplina de Contabilidade Básica.

SUMÁRIO

1 ETAPA 1

1.1 Conceito de Contabilidade 04

1.2 Os Objetivos da Contabilidade 05

1.3 Os Usuários da Contabilidade 05

1.4 A Importância da Contabilidade para as Empresas 06

1.5 Relatório Pacial 07

2 ETAPA 2

2.1 Sistema de Acumulação de Custos e Controle de Estoque 09

2.2 Resenha ( Principais Conceitos de Contabilidade) 10

2.3 Relatório Pacial 12

3 ETAPA 3

3.1 Balanço Patrimonial 13

3.2 Relatório Pacial 14

4 ETAPA 4

4.1 Demonstração do Resultado do Exercício - DRE 15

4.2 Separação e Classificação das Contas com os respectivos saldos 16

4.3 DRE Apuração do Lucro ou Prejuízo 17

4.4 Relatório Final 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

1. ETAPA 1

CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE

PASSO 2

1.1 Conceito de Contabilidade

É a Ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio da empresa, utilizando métodos desenvolvidos para coletar, registrar e analisar todos os fatos que afetam o patrimônio da entidade, objetivando representá-lo graficamente, seu fenômeno e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade) a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. Onde, serve para estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e serve como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

Segundo Francisco D’Áuria Apud Padoveze (2000, p. 49), a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Para Eldon S. Hendriksen apud Padoveze (2000, p. 49), a “contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

Podemos afirmar então que, a finalidade fundamental da Contabilidade é a orientação da administração das empresas no exercício de suas funções, cabendo à Contabilidade o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômica.

Controle porque a administração através das informações contábeis e de relatórios pode certificar-se se a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.

Planejamento porque a informação contábil é de grande valia no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.

1.2 Os Objetivos da Contabilidade

Na Contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. E o objetivo da Contabilidade é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionam mutações ao patrimônio, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir aos usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas e suas mutações. Já sob a ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma entidade particularizada busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da entidade e suas mutações. O objetivo “econômico”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com