TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade de Custo

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 4

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

5ª SEMESTRE

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Contabilidade de Custos

Professor: Jairo Cerrasqueiro

CAMPINAS

2015

RESUMO

 Todos os membros do grupo colaboram durante o bimestre para a conclusão deste trabalho, que tem como objetivo estimular a construção de conceitos contábeis, estudo e pesquisa de assuntos aplicados à contabilidade de custos, tais como, despesas, custos, mão de obra, custos indiretos de fabricação, métodos de rateio, entre outros.

Palavras-Chave: Contabilidade de Custos, Rateio Despesas, Mão de obra Direta.

SUMÁRIO

Introdução ................................................................................................................ 04

Etapa 01 – Aula Tema: Terminologia e Classificação de Custos ...................... 05

 Passo 01, 02 e 03 – Resumos................................................................................. 05

 Passo 04 – Classificação dos itens ......................................................................... 09

Etapa 02 – Aula Tema: Aplicação dos materiais diretos, mão deobra direta e custos indiretos de produção................................................................................ 13

Passo 02 – Parte I– Classificação gastos folha de pagamento .............................. 13

Passo 02 – Parte II – Cálculos por hora trabalhada ................................................. 14

Passo 03 – Parte I - Valores totais de custos e despesas........................................ 14

Passo 03 – Parte II - Valor unitário de cada produto ................................................ 16

Conclusão ................................................................................................................. 17

Referências Bibliográficas ........................................................................................ 18

INTRODUÇÃO

Essa Atividade Prática Supervisionada (ATPS) tem como finalidade abordar e esclarecer alguns temas e conceitos tantos teóricos quanto práticos, através do estudo do caso da organização fictícia, sorveteria “Sabor Tropical”.

O desafio consiste num Roteiro de Estudos práticos sobre como calcular o custo de produção direto ou indireto de dois produtos distintos fabricados dentro de uma mesma empresa.

Iremos abordar o processo de fabricação de  picolés a base de água e picolés a base de leite, para que assim através dos cálculos elaborados no decorrer da atividade venhamos avaliar a rentabilidade, lucro e até mesmo prejuízo dos produtos dentro do ciclo de produção, o que poderá trazer aperfeiçoamento e até mesmo outras mudanças na forma de produção dos produtos.

  • Etapa 01 –Aula Tema: Terminologia e Classificação de Custos.

Passos 01, 02 e 03

Após a leitura apresentada no passo 01, apresentaremos abaixo o resumo com a compreensão de cada um dos integrantes do grupo:

Fabiane Paixão M. Nascimento

Na contabilidade são dados vários nomes para uma mesma palavra como: gastos,despesas ou custos, as três palavras têm o mesmo significado: é a compra de um produto ou serviço que gera uma despesa financeira.

Segue abaixo o significado dos termos usados na contabilidade de Custos:

  • Desembolso: pagamento gerado pela aquisição de um bem ou serviço.
  • Investimento: compra feita para geração de lucros ou receitas futuras.
  • Custo: gasto usado diretamente na produção de um produto
  • Despesa: gasto que não é usado diretamente na produção, mas que reduzem o Patrimônio Líquido e terá uma receita futura.
  • Perda: quando um bem ou serviço não é executado de forma correta involuntariamente pela mão de obra ou por maquinários e se perde.

Quando for classificar se é custo ou despesa tem que se atentar ao ramo de atividade da empresa e se é usado realmente na fabricação de um bem ou serviço.

Custo direto- são os custos que pertencem diretamente ao produto, eles não necessitam ser rateado ao objeto custeado. Ex: matéria-prima, mão-de-obra direta, embalagens.

Custos Indiretos – são aqueles que não podem apropriar diretamente ao valor final do produto. Para poder apropriá-lo é através de rateio. São os itens que não estão diretamente ligados ao produto. Ex: salários de gerentes de produção, depreciação de máquinas e equipamentos, graxas e lubrificantes, controle de qualidade, prestações de serviço, etc.

Gasto –é o valor de desembolso que a empresa tem para honrar o desempenho de seus compromissos de entrega de bens ou serviço. Eles são todos os bens e serviços recebidos, que depois do seu processo final acabará se tornando custo ou despesa. Ex: aquisição de matéria-prima, gastos com pessoal.

Custo -o gasto relativo utilizado na fabricação de bem ou serviço. Ele só é considerado custo no momento de sua utilização. Ex: matéria-prima, energia elétrica da produção.

Despesa -são os gastos de bens ou serviços no processo de geração de receita das empresas. Ex: despesas financeiras e comerciais.

Desembolso – é o pagamento na aquisição de um bem ou serviço. Ex: compra de matéria-prima á vista, pagamento de empréstimos.

Perda – bem ou serviço consumido de forma involuntária e anormal.

Investimento – são os gastos com bens e serviços que irão ajudar a empresa futuramente. Ex: máquinas e equipamentos.

Desperdício – é um consumo intencional de custos e despesas que não foram eficazes. Se não controlável provoca prejuízo, uma vez que não pode ser repassado ao seu preço final.

A Contabilidade de Custo possui um amplo conceito de suas terminologias uma delas são as palavras: Gastos, Custos e Despesas, pois as mesmas por sua vez acabam sendo confundidas, porém possuem significados totalmente diferentes.

Gastos: Nada mais é do que um sacrifício financeiro, ou seja, a comprar de serviço ou até mesmo produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com