TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Contabilidade de Custos

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

        

Nome

CONTABILIDADE DE CUSTOS

SÃO CAETANO DO SUL

2015

Nome:  RA:

CONTABILIDADE DE CUSTOS

        Trabalho de aproveitamento da Disciplina de Contabilidade de Custos do curso de Ciências Contábeis, sob a orientação do Prof. Me. Luiz André Alves

SÃO CAETANO DO SUL

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS - APURAÇÃO        5
  1. Custos Diretos        5
  2. Apropriação dos Custos Diretos        5
  3. Custos Indiretos        6
  4. Classificação dos Custos        6
  1. CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)        9
  1. ABC – Activity Based Costin        9
  2. Como Iniciar o Método ABC        10
  3. Como a Metodologia ABC se integra com o método UEP?        11
  1. CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


1. INTRODUÇÃO

A contabilidade de custo nada mais é do que a parte da Contabilidade que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos, para que se consiga, um bem de vendas ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço. Outro conceito simples e ao mesmo tempo bem objetivo é considerar a Contabilidade de Custo como “Qualquer sistema de contas que mostra os elementos de custo que incidem na produção”.

O presente trabalho apresenta os conceitos, nos auxilia a classificar os custos (diretos e indiretos) e como alocá-los aos processos da empresa utilizando a metodologia ABC.

        


2. CUSTOS DIRETOS E INIRETOS - APURAÇÃO

2.1 Custos Diretos

É aquele que está vinculado diretamente a atividade fim da empresa, a cada tipo de bem ou função de custo. Os custos diretos são fáceis de identificar, pois estão relacionados com a produção do produto (bem ou serviço). Não precisa de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos: matéria-prima usada na fabricação do produto, embalagens, materiais de consumo, mão de obra, serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços. O material direto (MD) é todo material que pode ser adicionado diretamente à unidade do produto fabricado e que sai da fábrica incorporado ao produto, por exemplo, embalagem, matéria-prima. Já a mão de obra direta (MOD) é mensurada e identificada de forma direta, como por exemplo, os salários dos colaboradores que trabalham diretamente no produto, cujo tempo pode ser identificado com a unidade produzida.

De maneira objetiva, os custos diretos tem a propriedade de serem perfeitamente mensuráveis. Um mero ato de medição é necessário para determiná-los.

2.2 Apropriação dos Custos Diretos

A apropriação de custo tem por objetivo obter o custo real do produto fabricado ou da execução de um serviço.

A empresa deve manter um sistema de requisições, de modo que possa saber para qual produto o material retirado do almoxarifado foi utilizado, conhecendo assim, o consumo de materiais.

Em questão do conhecimento do consumo da mão de obra, é preciso manter um sistema onde verifica- se quais os operários que trabalham em cada produto, no período e por quanto tempo.

Geralmente nas empresas de serviços, é feito o acompanhamento da ordem de serviço, anotando os custos alocados diretamente (mão de obra, materiais aplicados e serviços subcontratados).

2.3 Custos Indiretos

Os custos indiretos não podem ser incorporados diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência, ou seja, necessitam de algum tipo de critério de rateio. Eles podem ser apropriados mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como horas/extras da mão de obra, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas.

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. Ou ainda, pode ser entendida, como aquele custo que não pode ser atribuído diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Por isso, ele é rateado ou alocado com base em algum critério.

Exemplos:

 - Mão de obra indireta: é representada pelo trabalho dos departamentos de apoio nas indústrias ou prestadores de serviços, que não incidem diretamente da produção do produto ou na prestação do serviço. Exemplos: supervisores, controle de qualidade, etc.

 - Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares da produção. Exemplo: graxas e lubrificantes, lixas, etc.

 - Outros custos indiretos: são custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou da prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.

Classificação dos Custos

  • Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ), Custo ( C ), Despesa ( D ) ou Perda ( P ), seguindo a terminologia contábil:

(C ) Compra de matéria-prima

( D ou C ) Consumo de energia elétrica

( C ou D ) Utilização de mão-de-obra

( D ) Consumo de combustível

( D ) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

( I ) Aquisição de máquinas

( C ) Depreciação das máquinas

( D ) Comissões proporcionais às vendas

( D ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

( D ) Depreciação do prédio da Empresa

( C ) Consumo de matéria -prima

( C ) Aquisição de embalagens

( P ) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

( P ) Remuneração do tempo do pessoal em greve

( C ) Geração de sucata no processo produtivo

( P ) Estrago acidental e imprevisível de lote de material

( D ) Reconhecimento de duplicata como não recebível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com