TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade de Custos

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A pesquisa a seguir, é apresentada em forma de relatório, e destaca o tema: Identificação de uma oportunidade.

O mesmo trata de questões relevantes ao empreendedor, que deve ter qualidades como: iniciativa, perseverança, coragem, capacidade de planejamento, eficiência, rede de contatos e principalmente liderança.

Passo 1 (Individual)   

Pesquisar na Internet e outros materiais disponíveis na biblioteca sobre o tema Identificação de uma oportunidade, realizando o fichamento das ideias centrais de cada material pesquisado. Não esquecer de que o material utilizado no decorrer do trabalho deverá ser devidamente referenciado.   

 

 

IDENTIFICAÇÃO DE UMA OPORTUNIDADE 

 

DORNELAS, José Carlos de Assis. EMPREENDEDORISMO – Transformado idéias em negócios 

3ª. Ed. revista e atualizada – Elsevier Editora Ltda. 

 

Palavras-chave 

Citações 

Reflexões 

Mercado 

“Deve-se atentar ainda para a estrutura desse mercado, mais especificamente para as seguintes características: o número de competidores; o alcance (capilaridade) dos canais de distribuição desses mesmos competidores; os tipos de produtos e serviços que se encontram no mercado; o potencial de compradores (número de clientes potenciais e quanto consomem, com que periodicidade, onde costumam comprar, quando e como); as políticas de preços dos concorrentes etc.” (DORNELAS, 2008, p. 46). 

Muitas vezes, o empreendedor abre um tipo de negócio, onde já há vários outros competidores na mesma localidade. É muito importante que seja feita uma análise de mercado, e que o empreendimento tenha um diferencial em relação a outros competidores.

Análise econômica 

“É importante que se faça uma  criteriosa análise das reais possibilidades de retorno econômico do empreendimento, pois não adianta simplesmente ser líder de mercado se o retorno financeiro não compensar  o esforço empreendido”. (DORNELAS, 2008, p. 46). 

Nenhum empreendedor deseja que seu negócio não tenha lucratividade. É importante que se invista em um negócio que garanta um retorno financeiro. Para isso é importante ainda (para que não ocorra imprevistos) saber o prazo de retorno do seu investimento.

Vantagens competitivas 

“(...) Estão necessariamente ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor. Isso pode ocorrer por meio de um custo menor de produção, de estruturas enxutas, de criatividade no processo de obtenção do produto, que ao final levam a um produto ou serviço de menor custo e, consequentemente, de menor preço final. Nesse caso, o diferencial está sendo o menor custo.” (DORNELAS, 2008, p. 48). 

 Nos dias de hoje, o diferencial tem sido o segredo de empreendimentos de sucesso. Não basta imitar, é necessário criar. Existe público que prefere um bom preço, outro que opta por pagar mais e ter um serviço de nível superior. É importante que um empreendedor esteja antenado no público e nas diversidades que há no mercado.

Equipe gerencial 

“De nada adianta identificar uma oportunidade, criar um protótipo de um produto, o mercado ser espetacular e promissor, o empreendedor ter desenvolvido um bom plano de negócios, se ele e sua equipe não estiverem à altura do negócio que está sendo criado.” (DORNELAS, 2008, p. 49). 

O grande segredo de empresas de sucesso, é a satisfação de seus colaboradores. Além da satisfação, é primordial que os mesmos sejam preparados, treinados para passar por diversas situações, principalmente em relação a atendimento ao público.

Critérios pessoais 

“Procure identificar-se com a idéia e a oportunidade de negócio. Algumas perguntas cabem nesse caso: você está disposto a largar o emprego atual para encarar o desafio, mesmo sabendo que pode ficar anos sem receber uma remuneração compatível com a que recebia antes, os mesmos benefícios e regalias? Essa é a oportunidade da sua vida? Você se vê trabalhando nesse ramo de negócios e explorando essa oportunidade daqui a cinco, dez, ou 15 anos?.” (DORNELAS, 2008, p. 49).    

 Raramente no mundo dos negócios, vemos sucesso sem sacrifícios. Como também é raro que um empreendedor tenha sucesso se não gostar do que faz. É importante identificar as boas idéias, acreditar nelas e sacrificar-se para que os objetivos sejam alcançados.

 

Passo 2 (Equipe)   

 

Reunir com o grupo e discutir quais os questionamentos a serem realizados para a identificação de uma oportunidade de negócio quanto ao desafio apresentado, o desenvolvimento de um Plano de Negócios de uma sorveteria.    

Algumas questões essenciais são abordadas por Dornelas (2012) no capítulo 03 do PLT da disciplina, sendo que podem ser utilizadas:   

  1. Qual mercado ela atende?   
  1. Qual o retorno econômico que ela proporcionará?   
  1. Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?   
  1. Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?   
  1. Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?   

 

 

 

Questionamentos que devem ser realizados para a identificação de uma oportunidade de negócio:

  1. Qual mercado a sorveteria atenderá?
  2. Qual será o porte da sorveteria?
  3. Já foi feita pesquisa de mercado com outras empresas e com o     consumidor?
  4. Quais benefícios ela trará para o cliente?
  5. O mercado consumidor é amplo?
  6. Qual o comportamento dos clientes nas diferentes estações do ano?
  7. Qual será o diferencial da sorveteria?
  8. Qual retorno econômico ela proporcionará?
  9. Em quanto tempo ocorrerá esse retorno econômico?
  10. Quanto o empreendedor está comprometido com o negócio?
  11. Qual o investimento que o empreendedor fará para preparar sua equipe?
  12. Como será o plano de marketing da sorveteria?

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 4 (Equipe)   

 

Apresentar todos os passos em forma de um relatório já com o nome da sorveteria escolhido pela equipe ao professor da disciplina na data por ele estipulada, com as seguintes informações:   

 

  1. Nome fantasia da sorveteria  
  2. Breve histórico da empresa    
  1. Segmento a ser atendido pela sorveteira.   
  2. Possíveis vantagens competitivas a serem desenvolvidas pela sorveteria    

  • Nome fantasia da sorveteria: Sorveteria Sabores Divinos
  • Breve histórico da empresa: A idéia de abrir a sorveteria surgiu da necessidade que o público tem de ter um produto diferenciado, aliado a um atendimento de qualidade, mais intimista.
  • Segmento a ser atendido pela sorveteria: Público em geral
  • Possíveis vantagens competitivas a serem desenvolvidas pela Sorveteria: A sorveteria disponibiliza de chapas congeladas, onde o cliente é atendido pelo sorveteiro que fará o sorvete com produtos naturais e frescos, na hora, na frente do cliente, e em poucos minutos.

 

Conclusão

Não é somente uma boa idéia que garantirá o sucesso de um negócio.

O empreendedor deve estar atento para diversos fatores internos e externos para que seu negócio dê certo.

A idéia principal é que o negócio atenda as necessidades do consumidor, e tenha um diferencial. Isto, aliado a um bom plano de negócio, bastante trabalho e competência, garantirá um negócio de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com