TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTRUTURA E ANALISE

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.658 Palavras (19 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 19

Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

Ciências Contábeis

ATPS de Estrutura e Análise de Demonstrações Financeiras

Fernanda Pezzini – RA 7533602982

GiovaniaUchoas – RA 6942011630

Maria das Graças de Queiroz – RA 6791398853

Patrícia Pezzini – RA 6788422530

titulo

Prof. Wagner Luiz Vilalva

Tutor presencial: Denis Nunes

Indaiatuba, 01 Abril de 2015.

Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

ATPS de Estrutura e Analise de Demonstrações Financeiras

Titulo

Prof.

Tutor presencial: Denis Nunes

Indaiatuba, 01 de Abril de 2015.

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 5

Análise Vertical e Análise Horizontal 5

3. FUNÇÃO OS INDICES ECONÔMICOS E FINACEIROS 10

Estrutura de Capital 11

Liquidez 12

Rentabilidade 13

Dependência Bancária 14

4. ANÁLISE PELO METODO DUPONT E TEMOMETRO DE INSOLVÊNCIA 22

Rentabilidade do Ativo pelo Método Dupont 22

Termômetro de Insolvência pelo Modelo de Stephen Kanitz 23

Quadrante Comparativo 24

5. CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA 26

6. RELATÓRIO FINAL 30

7. CONCLUSÃO 32

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33

1. INTRODUÇÃO

ATPS – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras, tem como objetivo apresentar a estrutura e a análise das demonstrações financeiras das empresas de modo que possamos compreender a necessidade de apresentar um diagnóstico bem estruturado da situação Patrimonial, possibilitando seus gestores comparar resultados com empresa do mesmo seguimento, servindo de parâmetro para credores e investidores mostrando os caminhos a serem seguidos.

Discorreremos a seguir como a Análise Vertical e Horizontal auxilia na tomada de decisão, identificando e interpretando todas as variações encontradas levando-se em conta que a base dessas análises é a comparação de períodos.

Sobre os indicadores da situação patrimonial,os chamados índices de Estrutura, que demonstrarão como está o patrimônio, seu endividamento diante dos sócios, qual a composição do endividamento se a curto ou a longo prazo; o quanto o Patrimônio Líquido está imobilizado,dentre outros. No Índice liquidez veremos a capacidade de pagamento da entidade ; bem como será medida ainda a rentabilidade diante do investimento dos sócios, das vendas, sobre o patrimônio total e outros.

Quando se aprofunda os conhecimentos sobre o método Dupont e o Termômetro e Insolvência ocorrem à elaboração de projetos de viabilidade econômica para as empresas, bem como prever possíveis falências ou tendências da empresa.

Para melhor gestão do Capital de Giro, entende a importância de rotação dos Ativos. E por fim assimilar os conceitos básicos para preparação do Fluxo de Caixa e as tendências gerenciais do demonstrativo.

2. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Análise Vertical e Análise Horizontal

Para analisar as demonstrações financeiras, as usadas duas técnicas básicas: analise vertical e analise horizontal.

Segundo Azevedo, as principais características da Análise Vertical e Análise Horizontal são a comparação ou valores de um determinado período com os valores apresentados em períodos anteriores e o relacionado entre eles, podemos afirmar a base dessas analises é a comparação entre períodos.

A Análise Vertical, segundo Azevedo, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e a representatividade de cada conta e relação ao total do Ativo e Passivo, e também das contas do DRE em relação ao lucro ou prejuízo acumulado. Os valores de cada conta ou grupo de conta são representados em percentuais em relação ao valor base: no Balanço Patrimonial, valores base, total do ativo e total do Passivo; na DRE, o total da receita líquida.

Na Análise Horizontal a comparação é entre as mesmas contas ou grupos de contas de períodos diferentes para evidenciar se houve evolução das mesmas no período, verificando assim, a evolução do Balanço Patrimonial e da DRE.

Para apurar os percentuais de evolução podemos tomar com base um exercício ou simplesmente o ano anterior. Tendo um exercício como base, podemos apurar vários períodos em relação a ele, ou do ano anterior, para ver a evolução de um ano para outro.

Abaixo vamos calcular a Análise Vertical e Análise Horizontal do Balanço Patrimonial e da DRE da empresa Indústria Romi S.A. nos anos de 2007 e 2008 e em seguida, faremos algumas análises.

Analise Vertical do Ativo da empresa Indústria Romi S.A.

ATIVO

2007

AV

2008

AV

CIRCULANTE

 

 

 

 

Caixa e equivalentes de caixa

189.010

14,09%

135.224

8,13%

Títulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com