TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Gestão de Preços e Custos

Seminário: ATPS: Gestão de Preços e Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  4.896 Palavras (20 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 20

Gestão de Preços e Custos

Professor Tutor a Distância

Prof. Me. Jefferson Dias

Tutor Presencial

Michael Mollon

Leandro Mendes Martinez – RA 6575301703 – Tecnologia em Gestão Comercial

Fernanda Binotto de Araujo – RA 6577313772 – Tecnologia em Gestão Comercial

Deise Antunes – RA 6577313752 – Tecnologia em Gestão Comercial

Luana Soares –RA 6951499315 – Tecnologia em Gestão Comercial

Gestão Comercial

Caxias do Sul, junho de 2014

Sumário

Sumário ______________________________________________________2

Introdução________________________________________3

Etapa 1 __________________________________________ 5

2.2 Definição e Classificação Gastos,Custos e Despesas____6

2.4 Explicar a diferença entre Tipos e Métodos de Custeio__________7

3.0 ETAPA 2________________________________________________8

3.2 UEPS¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____________________________________________________9

3.3 Custo Médio¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________________________________________10

3.4 Em uma economia de aumento de preço, por que o método de avaliação de estoque UEPS não é aceito pela legislação fiscal?¬¬¬¬¬¬¬______________________12

4.0 ETAPA 3 __________________________________________________14

4.2 No custo variável qual sua importância na tomada de decisão sobre o Mix de Produtos? ________________________________________________________15

5.0 ETAPA 4 ¬¬____________________________________________________16

6.0 CONCLUSÃO________________________________________________19

7.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ___________________________20

1.0 INTRODUÇÃO

Para que uma empresa tenha sucesso, nesse mercado altamente competitivo em que vivemos, é extremamente importante que ela esteja cercada de informações financeiras para uma tomada de decisão correta e consequentemente consiga ter a sustentação e crescimento do seu negócio.

As empresas podem dispor de muitos relatórios e controles financeiros que as ajudam nesse sentido. Mas, dentre todos os controles financeiros, sem sombra de dúvidas, o controle da operação e do sistema de custos é um dos mais importantes para se manter o negócio saudável.

Um bom sistema de gestão de custos tem como objetivo obter e estudar o custo em cada nível de gerenciamento, buscar o entendimento de quais custos são controláveis (incluindo seus responsáveis) e quais componentes do custo contribuem para um aumento ou diminuição das despesas.

Também prepara relatórios comparativos de custos entre períodos distintos, faz análises específicas das variações dos gastos, variações de preços de matérias-primas e elabora orçamentos. Ou seja, uma boa gestão da estrutura de custos e seus impactos financeiros, a qual as empresas devem buscar excelência, deve suprir a empresa de informações necessárias para uma maior agilidade e qualidade das decisões.

Nenhuma empresa consegue sobreviver e manter sua operação sem um controle de custos eficiente. Afinal, toda empresa vive de seus lucros, por isso, se ela não souber quanto custa sua operação e/ou seus produtos, não saberá se está perdendo ou ganhando, ficando vulnerável à concorrência com sérios riscos financeiros.

Muitas vezes a empresa não consegue impor o preço de seus produtos ao mercado de uma forma a maximizar seus lucros, pois, geralmente está limitada ao preço da concorrência (busca ganhar mais espaço nas gôndolas e participação de mercado) e ao preço que o mercado determina.

Assim, para manter os preços cada vez mais em níveis competitivos, que permitam que os consumidores comprem mais produtos, necessariamente as empresas precisam manter seus custos iguais ou abaixo da concorrência. Reduzindo os seus custos, a empresa diminui seu preço de venda e aumenta seu faturamento através do aumento volume e ao mesmo tempo mantém um preço competitivo para seus produtos.

Dessa forma, cria-se um círculo vicioso positivo onde aumentando o volume de venda, aumenta-se também a produção e isso faz com que se possa ter a apropriação dos custos fixos entre uma quantidade maior de produto, aumentando a margem de contribuição dos mesmos e consequentemente o lucro.

Ainda existem outros benefícios de uma boa gestão de custos que podemos citar, como o ganho de qualidade que gera confiança dos clientes, a diminuição de perdas ocorridas durante o processo produtivo, a melhora da eficiência, a procura por investimento em novos equipamentos e a busca contínua por produtividades.

O mundo ideal é o controle da eficiência de das plantas e do processo produtivo através de acompanhamento mensal de indicadores de performance e revisão dos orçamentos. Assim, a boa gestão da estrutura de custos, se faz necessária para termos o aumento do lucro através da redução dos custos de produção e finalmente aumentando e valorizando o preço das ações da companhia.

2.0 ETAPA 1

2.1 Quais os objetivo da gestão de custos?

a) Fornecer informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da empresa;

b) Auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento das operações;

c) Fornecer informações para a tomada de decisões.

Basicamente temos dois tipos de custos:

- Custo Fixo: É a soma de todas as despesas mensais de uma empresa que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com