TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: O conceito de avaliação de ações e títulos

Seminário: ATPS: O conceito de avaliação de ações e títulos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Seminário  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1 - Fazer um breve resumo do capítulo 5 do Livro Texto, comentando de forma clara e sucinta o conceito de avaliação de ações e títulos (reservar para introdução dessa etapa).

Método de Avaliação - O valor de um ativo, tal como uma ação ordinária, ou um titulo, é influenciado por três fatores principais: Fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento e risco ou incerteza do fluxo de caixa. Para entender e conceituarmos fluxo de caixa como ação ordinária ou ação preferencial e mensurado pelos seus dividendos anuais e pelas alterações nas cotações de seus preços assim conceituamos que: Fluxo de caixa é um titulo de obrigações de dividas em longo prazo, emitido por um tomador de empréstimos e também é uma quantia de juros recebida pelo detentor do titulo em um ano acrescido de alteração em seu preço. Assim para detectar os lucros de um ativo e seu risco é necessárias condições desejáveis para um crescimento continuo que são:

 O ativo deve produzir fluxo de caixa continuamente;

 O fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva (isto é, o fluxo deve crescer com passar do tempo);

 O risco deve ser controlado.

Entre os fatores mencionados o calculo de risco é o de tarefa mais difícil, pois faz a avaliação de um ativo e deve receber maior atenção quanto aos períodos da economia forem incertos. Para obter o calculo do valor presente dos fluxos de caixas (futuros) e seus retornos deve se somar uma série de rendas depreciações liquidas calculada para anos futuros. Esses fluxos de caixas são então ajustados aos riscos para determinar seu valor presente.

Avaliação Dos Títulos - Para se entender os métodos de avaliação de títulos segue conceitos Básicos:

De capital próprio e de terceiros - Capital próprio: representa os fundos de longo prazo proporcionados por proprietários da empresa, ou seja, seus acionistas. Pode se obter os seguintes tipos de capital próprio: Internamente retendo lucro em lugar de distribuí-los como dividendos de seus acionistas

Capital externamente vendido ações ordinárias ou preferências. Capital de terceiros: inclui todos os empréstimos de longo prazo contraídos pela empresa incluindo as obrigações emitidas.

Ações ordinárias e Ações Preferenciais - Para uma empresa conseguir capital próprio vendem-se ações ordinárias ou preferenciais primeiramente emitem ações ordinárias para levantar capital próprio e algumas mais tarde emitem ações ordinárias ou preferenciais no intuito de levantarem mais capitais próprios a empresa.

Ações Ordinárias - Classificam como os verdadeiros proprietários de uma empresa em alguns casos são denominados residuais porque recebem o que sobram das empresas após todos os atendimentos sobre os resultados e os ativos das empresas.

Esse tipo de acionista a prospecção de que pode perder mais do que investiu na empresa e desse modo sua posição geralmente incerta esperam ser recompensados com os dividendos adequados, e em ultima analise, com os ganhos de capital.

O capital de uma empresa pode ser fechado quando pertence a um único individuo ou a um pequeno grupo de investidores Ex: (casa de família ou aberto, quando pertence a um grupo amplo de acionista individual ou institucional não relacionado entre si).

Ações Preferenciais - Através de uma ação preferencial o titular tem certos privilégios que lhe tornam superior a acionistas ordinários, para eles há promessa de dividendos periódicos que definem em termos percentuais ou Dolores por unidade. A ação preferencial com valor nominal: possui valor de face declarado e seu dividendo anual e definição como porcentagem desse valor. A ação preferencial sem valor nominal, não possui valor de face declarado, mas de seu dividendo anual é expresso em dólares por ações e mais frequentemente imitados por empresa concessionária de serviços de utilidade pública, na aquisição de empresas, e por empresas que estão tendo prejuízo e precisam de financiamento adicional.

Diretos básicos dos acionistas preferenciais - Desfrutam preferência na liquidação de ativos de uma empresa no processo falência. Tem preferência no dividendo estipulado omitido, ou seja, quando deve ser pago pelo conselho administrativo, provendo o pagamento de dividendo aos acionistas ordinários. Estão expostos a menos riscos, pois como acionistas preferências têm direitos fixos sobre os resultados da empresa.

Características de Ação Preferencial - Valor nominal da ação, valor de pagamento de dividendos, escrituras e emissão de obrigação, clausula restritivas, acumulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com